Tocantins, 26 de junho de 2019 - Mira Jornal - 00:00

Municípios

Em Miracema, equipe do Justiça Cidadã realiza palestras com programação especial para servidores e magistrados

10/06/2019 18h37

Fotos: Rondinelli Ribeiro
Após o evento de abertura da segunda edição do projeto Justiça Cidadã, na manhã desta segunda-feira (10/6), no Fórum de Miracema, o presidente do TJTO, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, abriu a programação da tarde com um bate-papo exclusivo para os servidores e magistrados da Comarca, a fim de ouvir sugestões e demandas que possam melhorar as rotinas de trabalho.
O tom da conversa foi bastante descontraído e os servidores se sentiram à vontade para fazer perguntas e reivindicações.



Dentre as principais questões levantadas pelos servidores, falou-se sobre a necessidade de mais capacitação para utilização do Sistema Eletrônico de Execução Unificada (SEEU), implantado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Outra solicitação foi a abertura de novas vagas para estagiários e servidores voluntários, que contribuem de forma significativa com a força de trabalho do Judiciário. Em resposta, o presidente e o diretor geral do TJ, Jonas Demóstene Ramos, garantiram que as questões serão analisadas para atender às solicitações com a maior brevidade possível.

“Nosso objetivo é aprimorar o Judiciário a fim de prestar um serviço cada vez mais eficiente ao cidadão. Para isso é importante ter humildade e ouvir quem de fato realiza esse trabalho, dando a oportunidade para que os magistrados e servidores façam suas sugestões, pedidos e até mesmo críticas. É dessa forma que vamos ajustar o que precisa ser ajustado”, afirmou o desembargador Helvécio Maia Neto, que saiu em seguida para cumprir a programação da tarde na Escola de Tempo Integral Dona Filomena Moreira de Paula.

A programação de palestras voltadas para os servidores da Comarca teve início com o diretor Jonas Ramos, que falou sobre a importância do trabalho dos servidores do Judiciário na prestação de uma justiça cada vez mais cidadã. O ponto alto da apresentação foi a discussão sobre o Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça, que está sendo construído de maneira participativa, coletando, por meio de um formulário, a opinião de magistrados, servidores e integrantes do sistema de justiça. A aplicação do questionário foi feita pelo chefe da Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Projetos (Coges), Wallson Brito da Silva, e pelo servidor João Ornato Benigno Brito, responsáveis pela primeira fase da elaboração do Planejamento Estratégico 2021-2026, que irá nortear as ações do Tribunal para os próximos cinco anos.

Para Jonas Ramos, a força de trabalho do Poder Judiciário é a grande responsável pelos resultados positivos já alcançados. “Somos um dos tribunais mais modernos do país, com um processo eletrônico em constante aprimoramento e números que melhoram a cada ano. Mas a nossa ferramenta de trabalho mais importante é o ser humano e sua capacidade infinita de evolução. Essa palestra tem o intuito de valorizar o nosso servidor e convidá-lo a participar efetivamente da gestão”, afirmou o diretor.

Mais palestras

As palestras seguintes trataram sobre sustentabilidade, saúde laboral, previdência social e segurança institucional. A coordenadora do Núcleo de Gestão Ambiental (Nuges), Leila Jardim, pediu o engajamento dos servidores nas ações desenvolvidas pelo núcleo com o objetivo de estimular práticas sustentáveis, como a utilização racional dos recursos econômicos e ambientais. “As ações de sustentabilidade promovidas pelo Tribunal de Justiça atendem aos indicadores apresentados pelo CNJ, que demandam a participação efetiva dos nossos servidores para alcançar os resultados esperados. Essa palestra visa ao engajamento de todos nas práticas sustentáveis que podemos realizar no dia a dia”, afirmou.



Já a médica Elaine Ferreira, coordenadora do Espaço Saúde, falou sobre a importância dos cuidados com a saúde física e mental para ter um bom rendimento no ambiente de trabalho e, principalmente, na vida pessoal. “Cuidados simples, como fazer atividade física regular e ter uma alimentação saudável, podem fazer uma grande diferença na nossa saúde, possibilitando mais qualidade de vida tanto no ambiente de trabalho quanto em casa”, afirmou a cardiologista.

A palestra sobre previdência social e aposentadoria, realizada pelo técnico judiciário Josivan Alves Monteiro, tirou dúvidas dos servidores sobre tempo de serviço, contribuição previdenciária, entre outros temas. Também houve um momento dedicado aos atendimentos individualizados. A última palestra do dia foi sobre segurança institucional, ministrada pelo tenente Fernando, da equipe da Assessoria Militar do Tribunal de Justiça.

Novo Fórum de Miracema

Um verdadeiro presente. Foi assim que muitos servidores receberam a notícia da autorização do início das obras para construção do novo Fórum da Comarca de Miracema do Tocantins, com previsão de inauguração para agosto de 2020. No período da tarde, o juiz e diretor do foro da Comarca de Miracema, Marcello Rodrigues de Ataídes, acompanhou o presidente do TJTO e equipe em uma visita às obras do novo fórum. Acompanharam ainda a visita o prefeito de Miracema, Saulo Milhomem, o presidente da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP), Luciano Casaroti, e os juízes Luciana Aglantzakis, Jordan Jardim e Julianne Freire Marques, presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto).

“Nós estamos felizes e radiantes com a construção do novo Fórum de Miracema, que será o primeiro fórum sustentável do Judiciário tocantinense. Nossos magistrados e servidores estão agradecidos, porque isso é uma verdadeira demonstração, por parte do desembargador Helvécio, de respeito ao servidor e também a toda a comunidade da Comarca de Miracema”, afirmou o juiz Marcello Ataídes.

A nova sede será construída no Setor Santa Filomena, com área total de 4 mil m², área construída de 1.355,27 m², e deverá ser o primeiro prédio do Poder Judiciário construído para funcionar de forma sustentável. A obra conta com sistema de geração de energia elétrica por células fotovoltaicas, sistema de reaproveitamento de águas pluviais e os drenos dos aparelhos de ar condicionado para reuso em jardim e limpeza de áreas externas.
(Da Ascom TJTO/Abelson Ribeiro)

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Mais vídeosVideo Mira

A Magia das Festas Juninas do Tocantins

Este documentário se propõe apresentar a força do movimento Junino no Estado do Tocantins.
Os objetos de amostra neste projeto são três Quadrilhas Juninas estilizadas de Palmas /TO.


Roteiro e Direção - Erica Regina F. Ferreira.
Produção - Erica Regina F. Ferreira, Mateus Barbosa e Kézia Noá.
Fotografia - Mateus Barbosa e Rafaela Reis.
Edição - Erica Regina F. Ferreira e Rafael


Apoio Cultural: MIRA Jornal - 27 anos.

Comente

  • José Professor
    24/06/19 11h05
    Vou me transmutar em adivinho e tentar descobrir o que está acontecendo ou por qual motivo Miracema está abandonada...
  • João Carlo
    22/06/19 06h58
    Ingratidão só aqui em Miracema onde o prefeito coloca adversário em sua equipe e os companheiros foram muitos e ficam...
  • José Professor
    13/06/19 10h49
    Pouco saio de casa. Após as 19 h então é quase impossível. Aliás,...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.