Tocantins, 27 de abril de 2018 - Mira Jornal - 00:00

Estado

Assembleia aprova projeto de lei que torna chambari patrimônio cultural do Tocantins

10/07/2017 22h19

O projeto ainda precisa ser sancionado pelo governador Marcelo Miranda. O prato é um dos mais populares do Tocantins.

A Assembleia Legislativa aprovou um projeto de lei que torna o chambari patrimônio cultural e gastronômico do estado.
O prato é um dos mais populares do Tocantins, mas o projeto ainda precisa ser sancionado pelo governador Marcelo Miranda
.

Além de ser um prato muito apreciado pelos tocantinenses, a comida se tornou também o principal sustento de muitas famílias.
A comerciante Silvany Alves é de uma família tradicional, o chambari sempre esteve no cardápio e agora ela ganha a vida com esse prato. "De criança a gente já comia, apredeu a gostar e a medida que o tempo foi passando a gente foi trabalhando, aperfeiçoando, melhorando e hoje o chambari é conhecido."

O segredo do sabor que atrai tanta gente, segundo ela, é tempero. "Saber temperar, saber fazer com amor porque a comida quando é feita assim, o povo vem, come e volta."

"Tem muitos que falam que Araguaína é a capital do chambari. Quando eu tinha 12 anos, pegava emprestado um carrinho de mão para poder fazer frete na feira e o pouco dinheiro que eu ganhava era para ir à barraca de chambari", lembra o motorista Claudio Melo.

O prato é famoso principalmente no norte e nordeste do país. Em outras regiões pode ser conhecido como ossobuco. A comida faz parte da alimentação do tocantinense. Na família do técnico de enfermagem Sanicler Oilveira todo mundo adora. "Aqui é do grande ao pequeno", afirma.

O chambari mudou a vida da comerciante Mariusa Gomes. "Antes era a minha mãe e agora eu assumi. Me trouxe muitas coisas: reformei minha casa, ganhei meu transporte, ajudo meus filhos."
O projeto de lei foi proposto pela deputada estadual Luana Ribeiro e aprovado pela Assembleia Legislativa no último dia 7.

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Mais vídeosVideo Mira

Dona Ivone Lara canta Acreditar e Sonho Meu no SR Brasil

cantora Dona Ivone Lara, de 97 anos, morreu na noite desta segunda-feira (16), no Rio de Janeiro, por conta de um quadro de insuficiência cardiorrespiratória. Ela estava internada desde sexta-feira (13), data em que completou 97 anos, no Centro de Tratamento e Terapia Intensiva (CTI) da Coordenação de Emergência Regional (CER), no Leblon, na Zona Sul da cidade.

Comente

  • Fernando Damaceno.
    26/04/18 03h08
    Tem um grande nível é bastante referência no município e no estado vem fazendo lindos trabalhos em benefício da...
  • Jonas Abreu
    19/04/18 23h06
    Não ativamos propaganda política extemporânea
  • Dadinha
    13/04/18 14h11
    Os créditos pela idealização do projeto, sem dúvidas e do nosso amigo thaller, agora não se pode negar de forma...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.