Tocantins, 17 de dezembro de 2017 - Mira Jornal - 00:00

Municípios

CI Lago elege nova diretoria; Miracema integra o Consórcio

02/10/2017 23h07

Em assembleia extraordinária realizada na manhã desta segunda-feira, 2, em Porto Nacional, ao Consórcio Intermunicipal para Gestão Compartilhada da Bacia Hidrográfica do Médio Tocantins, denominado de CI Lago, elegeu nova diretoria, agora sob a presidência do prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia/PV, sucedendo o prefeito Carlos Amastha/PSB que foi indicado como presidente honorário do consórcio.

O prefeito de Miracema do Tocantins, Moisés Costa/PMDB, participou das assembléias, quando apresentou algumas proposituras necessárias que possam resgatar direitos dos municípios impactados que podem estar à deriva.
O CI Lago é composto pelos municípios de Miracema do Tocantins, cujo território está instalado todo o complexo de geração de energia elétrica a partir da barragem da formação do Lago e demais municípios impactados pelo reservatório da Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães, conhecida por Usina do Lajeado, como Tocantínia, Lajeado do Tocantins, Palmas, Brejinho de Nazaré. Ipueiras e Porto Nacional.



De acordo com o prefeito da primeira capital, Moisés Costa, durante o encontro foi assinado o ‘Contrato de Programa e Rateio’ que prevê o estudo para implementação de programas regionais, como por exemplo, a destinação final dos resíduos sólidos, o plano de vigilância e fiscalização do Lago e manutenção de estradas vicinais das cidades que integram o CI Lago.

Na oportunidade ficou estabelecido que o CI Lago realizará ações para diagnosticar situações sobre o andamento dos PBA’s (Planos Básicos Ambientais) em execução pela Investco referente à Usina Hidrelétrica do Lajeado, que administra.

O prefeito Moisés, que demonstrou interesse e zelo com os temas abordados, visando que “o melhor possa ser realizado em prol da região”, informou que o município de Miracema do Tocantins deverá indicar um integrante do Conselho Fiscal do Consórcio. A próxima reunião da equipe está prevista para o mês de novembro.

O CI Lago foi criado em 2015, a partir da constituição de uma Associação dos Municípios Impactados pelo Lago, ainda em 2003.

Gestão intermunicipal
Todos os prefeitos presentes reafirmaram seu papel dentro do consórcio. “Vejo de forma muito positiva o papel desse consórcio, vejo nossos colegas prefeitos muito empenhados e tenho certeza que o consórcio continuará o bom trabalho e que unindo forças vamos continuaremos em busca de soluções aos impactos trazidos pelo lago", pontuou o prefeito de Miracema do Tocantins, Moisés Costa.

Estiveram também presentes o prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino, o prefeito de Ipueiras, Caio Augusto Ribeiro; e a prefeita de Brejinho de Nazaré, Miyuki Hyashida.
(Da Redação-MIRA Jornal/Com informações da Ascom Prefeitura-Amanda Oliveira)
 

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Mais vídeosVideo Mira

PRAIA DO PAREDÃO EM MIRACEMA DO TOCANTINS - BELEZAS DO TOCANTINS

Comente

  • Dr.Cicero
    10/09/17 16h28
    Gostaria de aqui neste meio púbico homenagear um amigo que acaba de falecer.Gilberto da padaria,Gilberto do salgado,...
  • Miguel Ângelo Costa Lacerda
    29/08/17 17h23
    Além, bem antes e depois de mim há essa cidade com suas ruas e nomes sugestivos Rua Bela Vista, Rua Maranhão (que...
  • AOS MENSAGEIROS
    04/06/17 16h05
    ESTAMOS REDEFININDO O QUADRO 'BOCA NO TROMBONE'. TODAS AS MENSAGENS SERÃO PUBLICADAS, MAS SOMENTE APÓS O...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.