Tocantins, 17 de dezembro de 2017 - Mira Jornal - 00:00

Estado

Testemunho da corrida para manter a saúde

01/12/2017 12h20

Foto Iris Silva
"Casa, trabalho, estudos dentre outras atribuições do dia a dia não são desculpas para eu deixar de correr, não importa o tempo ou local, o importante é eu não deixar de praticar exercício físico que adotei para minha vida. Com ele mensuro meu condicionamento físico, além de os trechos que percorro servirem de inspiração para eu escrever outros capítulos da minha história". Foi assim que Assessora de Comunicação da AASJN destacou a importância de praticar atividade física.

Ela que não perde oportunidade de correr pelas ruas da capital, sempre que pode participa de alguma corrida de rua. A prova disso foram os 4,5 km percorridos no final de semana na Corrida dos 18 anos da Criação da Católica do Tocantins. Percurso realizado dentro do tempo estipulado.

A Assessora que em 2014 venceu a primeira edição dessa corrida, na época denominada Corrida do Conhecimento, no final da edição realizada no dia 25 deste mês destacou a importância de praticar o exercício que virou hobby para muitos.



Incentivos

"Cruzar a linha de chagada não tem preço, afinal eu corro não é para ganhar dinheiro, mas para ganhar saúde, e assim prolongar meus dias de vida. Essa atividade me proporciona um bem-estar e mais disposição para desenvolver as atividades diárias. Para isso, adotei critérios como: treinamento nas ruas da cidade, academias das praças públicas e a esteira da academia, afinal, nessa correria às vezes não consigo correr o ideal, então otimizo o meu tempo e não arrumo desculpas para ficar parada. ". Disse a Assessora.

Apesar de ter adotado há anos a corrida, Iris Silva, ressalva que o treinamento ficou mais intenso com o incentivo do projeto Eu Faço Esporte desenvolvido pela Associação Ação Social Jesus de Nazaré - AASJN, e coordenado pelo Educador Físico, Jocel Santiago de Araújo.

Outro aspecto importante que destacou foi alimentação. Segundo ela, há anos aboliu carne vermelha e refrigerante do cardápio, inserindo verduras e frutas.

Atividades

Iris destacou algumas corridas que participou, as quais sempre estipulou um tempo para serem cumpridas e realizá-las com tranqüilidade: Meia Maratona do Tocantins, Corrida do Conhecimento, Corrida dos 18 anos da Criação da Católica do Tocantins, Enduro a Pé, Pedalando com AASJN, Caminhada Ecológica, além de treinamentos nas praças da cidade de Palmas, Praia das Arnos, Miracema do Tocantins e em qualquer cidade que permanecer por mais de um dia. Normalmente corre de 10 a 12 quilômetros.

Eu Faço Esporte

O projeto proporciona atividades físicas aos colaboradores da entidade e pessoas interessadas na prática esportiva. Sendo que, em 2017, além de corridas o projeto proporcionou integração entre a comunidade por meio de jogos, torneios, aulas rítmicas e brincadeiras.

Os incentivos aos colaboradores da AASJN são realizados, em reuniões, assembleias e eventos, o que segundo Jocel Santiago, é uma forma de promover a saúde não só da equipe, mas das pessoas que desejam sair do sedentarismo. "É importante lembrar que para sair do sedentarismo a pessoa tem que iniciar devagar, com orientação de um profissional, escolher um exercício prazeroso, traçar metas possíveis e persistir nos novos hábitos, assim, tende a ser mais fácil a nova vida". Destaca.

Benefícios

De acordo com especialistas, exercício ou atividade física deve ser realizada diariamente pelo menos 30 minutos, assim como a rotina que a pessoa tem para comer, dormir, levantar, pois corrida, pedalada, caminhada, pula corda, levantamento de peso, entre outras, proporcionam a pessoa melhorar o condicionamento vascular, aumenta energia e disposição para realizar tarefas diárias, combate doenças crônicas, previne gripes e resfriados, além de elevar o humor e ajudar manter o peso.
(Da Ascom AASJN)

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Mais vídeosVideo Mira

PRAIA DO PAREDÃO EM MIRACEMA DO TOCANTINS - BELEZAS DO TOCANTINS

Comente

  • Dr.Cicero
    10/09/17 16h28
    Gostaria de aqui neste meio púbico homenagear um amigo que acaba de falecer.Gilberto da padaria,Gilberto do salgado,...
  • Miguel Ângelo Costa Lacerda
    29/08/17 17h23
    Além, bem antes e depois de mim há essa cidade com suas ruas e nomes sugestivos Rua Bela Vista, Rua Maranhão (que...
  • AOS MENSAGEIROS
    04/06/17 16h05
    ESTAMOS REDEFININDO O QUADRO 'BOCA NO TROMBONE'. TODAS AS MENSAGENS SERÃO PUBLICADAS, MAS SOMENTE APÓS O...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.