Tocantins, 23 de abril de 2019 - Mira Jornal - 00:00

Política

Por que o vereador deve ir na Marcha dos Vereadores e Vereadoras?

05/04/2019 06h35

Divulgação Gilson Conzatti, Presidente da UVB
A UVB – União dos Vereadores do Brasil, programou para os dia 23 a 26 de abril de 2019, a XVIII Marcha dos Vereadores e Vereadoras. Um encontro nacional que acontece em Brasília/DF, desde a década de 90.

Escrevo essas linhas, depois que me deparei com colegas vereadores dizendo que na sua câmara, o grupo iria se dividir entre as duas Marchas (Vereadores/Prefeitos).

Vou elencar algumas razões do por que os vereadores e vereadoras devem participar da Marcha dos Vereadores e ao mesmo tempo comparar a presença dos vereadores na Marcha dos Prefeitos. Quero deixar claro que tenho o maior respeito pelos prefeitos (sou filho de um) e pela entidade nacional deles, embora eu vá abordar a questão de forma simples, direta e sem rodeios.

Te pergunto vereador e vereadora, quando a imprensa e setores da comunidade questionam sobre as tuas diárias, teus subsídios e o papel do vereador e da câmara de vereadores, quem é que te defende? Quando demagogos de plantão, batem no Poder Legislativo Municipal e nos vereadores, quem está na linha de frente, que vai pra cima, quem faz a tua defesa ou se posiciona do quão é importante a função do vereador e do Poder Legislativo Municipal?

Quando dizem que as Câmaras gastam demais, que produzem pouco e que deveriam repassar esse dinheiro para as prefeituras. São os prefeitos que te defendem?

Claro que não. Quem te defende é a UVB e as entidade locais de vereadores. A UVB dá a cara a tapa por ti, porque ela te representa.

Nossa força política tem que ser usada para fortalecer o Poder Legislativo e o municipalismo. Somos mais de 57.900 homens e mulheres nas câmaras municipais, temos a obrigação e o direito de andar lado a lado com os prefeitos e não a reboque como os vereadores tem andado na marcha deles.

A participação dos vereadores têm dado vitrine à Marcha dos Prefeitos. Participação essa, que apesar dos vereadores serem o maior número de participantes, não aparecem nos noticiários e capas de jornais, dando a entender que as conquistas municipalistas tem dono (CNM – Confederação Nacional dos Municípios), o que não é verdade. Os vereadores e vereadoras tem muita participação nas conquistas municipalistas.

Precisamos cada vez mais buscar o empoderamento dos vereadores fortalecendo as nossas entidades, o nosso Poder Legislativo, e as nossas ações através da Marcha dos Vereadores e Vereadoras. Temos que deixar de ser massa numérica com a única função de fazer volume e não receber retorno dessa participação e sim ser os protagonistas das mudanças em favor dos municípios.

O Poder Legislativo deve participar da Marcha dos Vereadores e Vereadoras, pois é a nossa Marcha. Com certeza a nossa Marcha não tem glamour e nem os patrocínios que tem os prefeitos, mas é a nossa Marcha que representa e defende o papel fundamental do vereador.

Participar da Marcha dos Vereadores e Vereadoras é mostrar que temos voz e vez na construção de um país melhor. Nós somos a maior força política do país, os prefeitos precisam da nossa parceria e nós, sempre estamos dispostos a andar juntos, desde que a linguagem seja de igual para igual. Não somos massa de manobra e sim agentes de um poder constituído, que deseja discutir, participar e opinar. Somos o Poder Legislativo, um poder independente e autônomo.

Acorda Vereador, “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. Vamos participar da Marcha dos Vereadores e Vereadoras, a nossa Marcha, a Marcha de quem defende e representa os vereadores e vereadoras do Brasil. Quando fores prefeito, aí sim aproveita a marcha deles.

Te faço um convite e um apelo, te programa, divulgue e participe de 23 a 26 de abril em Brasília, da Nossa Marcha – a Marcha dos Vereadores e Vereadoras do Brasil. O Novo começa em Nós, com atitude e exemplo.

Seja a Esperança que Deseja.

Gilson Conzatti
Presidente da UVB

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Mais vídeosVideo Mira

Paixão de Cristo de Nova Jerusalém 2018

Íntegra do espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém 2018, ocorrido em cidade-teatro situada no interior do estado brasileiro de Pernambuco.

Na peça, Renato Góes interpretou Jesus Cristo. Os atores Tonico Pereira (Anás), Rita Guedes (Madalena), Kadu Moliterno (Pilatos), Nicole Bahls (Herodíades) e Victor Fasano (Herodes) também fizeram parte do elenco.

O especial da Rede Globo Nordeste foi apresentado pelo Padre Marcelo Rossi.

Comente

  • José Professor
    12/04/19 09h31
    Pelo andar da carruagem, quase parando, as ações e serviços da Prefeitura novamente vão eleger um "salvador da...
  • José Professor
    09/04/19 17h03
    Só agora o TCE vai tomar providências? Este fato é uma notícia alarmante: "TCE vai apurar, em tomada de contas,...
  • José Professor
    06/04/19 17h12
    Com "nome sujo" 98% dos municípios têm veto para receber recursos federais. O percentual de municípios...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.