Tocantins, 19 de setembro de 2018 - Mira Jornal - 00:00

Municípios

Vereadores sabatinam secretário de Saúde de Miracema

12/06/2018 10h04

Fotos: Osterno Parrião
Presidente da associação afirma que prefeito cumpre compromisso com estudantes universitários.

Numa sessão, quando a oposição nomeou sua liderança na Casa, os vereadores da primeira capital do Tocantins
promoveram debate acirrado, mas foram homenageados no final da sessão desta segunda-feira, 11, por suas esposas em comemoração ao Dia dos Namorados.



O ‘tom’ da sessão foi dado pelo vereador Cirilo Douglas/PRP, quando pediu para que fosse lida, na íntegra, a Ata da sessão anterior. O presidente Edilson Tavares/MDB colocou o pedido em votação, que foi rejeitado pela maioria dos parlamentares. Na oportunidade o vereador, líder do prefeito na Casa, Natan Fontes/MDB, lembrou que, ainda na sexta-feira a cópia da Ata foi entregue, de forma costumeira, no gabinete de cada vereador.



Clima tenso: presidente Edilson mostrou por que tem o respeito e admiração dos colegas

Antes da apresentação da ‘ordem do dia’ o secretário da Mesa, Branquinho do Araras/PT leu o oficio assinado pelos vereadores, Nasci da Ótica/PSD, Maria Bala/PSL e Cirilo Douglas/PRP, que designava este último como novo presidente da bancada de oposição na Câmara. Douglas substitui Núbio Gomes que, seguido posteriormente pelo colega Dr. Ricardo, ambos do PSD, integraram a bancada situacionista.

EXECUTIVO
Foram aprovados, em caráter de urgência, três Projetos de Lei do Executivo Municipal, que concedem ajuda custo para tratamento de saúde à munícipes carentes.

LEGISLATIVO
Ainda cinco Requerimentos e uma Moção de Aplausos de autorias dos parlamentares municipais foram discutidos e aprovados pelos parlamentares:



Cirilo foi nomeado líder da Bancada de Oposição

Cirilo Douglas – Em parceria com a colega Maria Bala, o líder da oposição requereu a criação da Casa do Estudante de Miracema; com o presidente Edilson Tavares, requereu a implantação de uma unidade do Procon no município; e com Nasci da Ótica, pediu, com urgência, a revitalização da Orla na Beira do Rio Tocantins.

Maria Bala requereu informações sobre a suspensão dos atendimentos dos especialistas que estavam atendendo na Policlínica. Bala ainda é autora da Moção de Aplausos para a Comissão Organizadora do 1º Leilão Direito de Viver de Miracema, realizado no último sábado, 9, no Parque de Exposição Capitão Vaqueiro. Em sua justificativa a vereadora estendeu os aplausos para cidadãos e cidadãs voluntários que colaboraram com a realização do evento, assim como, de empresários, Aciam, Tiro de Guerra, Loja Maçônica e lideranças locais.

TRIBUNA LIVRE

Participaram da Tribuna Livre o presidente da Associação dos Estudantes Universitários de Miracema em Palmas /AEUMP, Lucas Batista e o secretário municipal interino da Saúde, Jonair Oliveira de Souza.



Presidente da associação afirma que prefeito cumpre compromisso com estudantes universitários.

Estudantes - O presidente Lucas Batista fez um relato sobre as atividades da AEUMP que soma 170 associados, assegurando que a prefeitura vem cumprindo o compromisso firmado, desmentindo informações contrárias de desafetos da gestão e até de alguns estudantes desinformados, conforme observou o vereador Natan Fontes.

O presidente explicou que o contrato expirado em 31 de dezembro foi devidamente recebido mensalmente pelos estudantes, “que por sua vez demoravam a assinar os recibos necessários para prestação de contas”, disse, informando que a prestação de contas era a exigência necessária para pagamentos posteriores.

Por fim Batista lembrou que o processo de eleição da nova diretoria vem atrasando a celebração do contrato deste ano, mas que “é um problema nosso e estamos resolvendo”, justificou, isentando a prefeitura de qualquer responsabilidade, “o prefeito tem sido parceiro e só depende de nós”. Assegurando que a associação estará apta para celebrar o contrato ainda neste mês de junho, o presidente informou que a associação está construindo um site e agradeceu o prefeito Moisés por ter cedido a antiga sala de inclusão digital, na Praça Mãe Domingas, para sediar a entidade.



Secretário – O secretário interino da Saúde de Miracema do Tocantins, Jonair Oliveira, de forma voluntaria, falou aos vereadores sobre suas ações na pasta que herdou do ex-secretário demissionário Julimar.

Fez um relato sobre o que chamou de foco principal, a Atenção Básica, lembrando que são oito equipes de PSF (Programa Saúde da Família). Falou sobre cada integrante e respectiva função dos membros da equipe, relacionando as especialidades médicas.
Explicou ainda a importância da Policlínica e sua composição com as Unidades Básicas de Saúde do Município e o RENAME (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais).

Sobre os questionamentos da bancada de oposição sobre a suposta suspensão das especialidades médicas, Jonair informou que o contrato que tinha vigência até dia 31 de maio foi pago integralmente, “não houve atraso de pagamento”, assegurou. Informou que está sendo elaborado outro contrato, de modalidade Pregão, para a partir de 1º de junho, “temos que seguir procedimentos legais exigidos por lei”, observou, anunciando ainda a possibilidade da parceria (convênio) com Palmas na prestação de serviços de especialidades médicas e laboratoriais (exames).

O secretário também informou que as carretas Sesc Saúde da Mulher e OdontoSesc, tiveram os atendimentos prorrogados a pedido do prefeito e confirmou que elas estarão durante o mês de julho no PA irmã Adelaide, e lembrou que, embora cedidas pelo Sesc existe um custo beneficio. Na oportunidade foram anunciados atendimentos na ordem de 1.000 mamografias, 600 citologias e 718 serviços odontológicos.

Sobre a denuncia da oposição sobre motorista da saúde que estaria prevaricando em serviço, Joanir disse que ouviu o acusado e demais servidores da saúde, constatando que os fatos relatados não procedem, “O servidor é muito querido entre os colegas, por sua postura e profissionalismo e que a mulher que tem ido com ele à Palmas é sua esposa que faz tratamento de um câncer e vai devidamente agendada”, justificou.
Jonair ainda anunciou para muito breve a chegada de um micro-ônibus e mais duas ambulâncias para a Saúde do Município.

Satisfeitos com as explicações os vereadores elogiaram o secretário interino. O presidente Edilson Tavares destacou a dedicação e conhecimento do secretário e lamentou o fato acontecido com Dona Sônia (mãe de Jonair), ex-secretária da Saúde por oito anos, que teve bens penhorados pela justiça devido a problemas da gestão do então prefeito Júnior Evangelista/PSC.

Nasci da Ótica parabenizou Joanir e questionou a não feitura do contrato em tempo hábil, para que os atendimentos não fossem interrompidos.

Maria Bala insistiu na reclamação contra o servidor, acrescentando episódios que teria testemunhado.
O medico e vereador Dr. Ricardo disse que, “O senhor foi alto e claro”, ao comentar que não havia nada de errado, acrescentando que o único problema teria sido a oftalmologista que queria ganhar mais do que constava no Pregão.
(Da Redação/MIRA Jornal)

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Mais vídeosVideo Mira

A DESPEDIDA (O ADEUS AO ETERNO PREFEITO MOISÉS DA SERCON)


Inusitada Produções

Cobertura audiovisual do velório e enterro do querido e eterno prefeito de Miracema do Tocantins, Moisés Costa da Silva (Moisés da Sercon), encontrado morto no dia 30 de agosto de 2018.

FOTOGRAFIA e EDIÇÃO
Cássio Renato Cerqueira

ASSISTÊNCIA DE PRODUÇÃO
Kyara Machado Batista  

Comente

  • Dona Zilma
    08/09/18 18h40
    poise ze carlo moisés em pouco tempo fez muto por miracema, a policia p´recisa logo descobrir quem fez isso, o senhor...
  • Joel da Silva
    12/08/18 10h02
    Parabéns prefeito moisés, por não dar a desculpa q não faz nada porque tava arrumando a casa. Foi lá e fez
  • Maria Aparecida da Silva Pereira
    12/08/18 09h59
    Estamos de olho na reforma que estende até sua casa. Tem muito politico de Miracema inelegível. FICA A DICA
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.