Tocantins, 27 de maio de 2018 - Mira Jornal - 00:00

Política

Câmara de Miracema aprova lei que obriga rede bancária instalar guarda volumes

15/05/2018 09h23

Fotos: Osterno Parrião Câmara recebeu grande público nesta segunda, 14.
Projeto estabelece que as agências bancárias do município instalem serviços gratuitos de guarda-volume, a fim de evitar constrangimento dos usuários e aumentar a segurança da instituição.

O Projeto de Lei (PL) Nº 004/2018, aprovado por unanimidade em caráter de urgência, dispõe sobre a obrigatoriedade de as instituições financeiras do município de Miracema do Tocantins, instalar guarda volumes em suas agências bancárias.



Participaram da Tribuna Especial, como convidados ilustres, a psicóloga Miriam Cristina (recebida pelos vereadores Dr. Ricardo e Pedro da Farmácia) e o presidente da Associação dos Chacareiros da Serra do Lago, Lelo Gás
(recebido pelos vereadores Nasci da Ótica e Núbio Gomes).


Observando que PL não fere a legislação do sistema financeiro nacional, com referencia a Lei nº 4.595/1964, “tendo em vista que não trata de finanças, economia ou de organização das instituições bancárias”, os autores da propositura, vereador Edilson Tavares/MDB (presidente da Câmara) e vereador Núbio Gomes/PSD, justificam a necessidade de instalação de guarda volumes, para proporcionar maior conforto aos usuários dos serviços bancários, portadores de volumes, como bolsas, sacolas, entre outros, já que os receptáculos utilizados para depósito de pequenos objetos metálicos – para impedir a entrada de algum tipo de arma - não comportam tais volumes, fazendo com que os usuários sejam obrigados a abrir seus volumes para serem revistados pelos seguranças, provocando incômodo e constrangimento por ter invadido sua privacidade.

Os autores concluem, ressaltando que “a instalação do guarda volume teria o mérito de oferecer maior conforto ao usuário e, adicionalmente, aumentar a segurança das agências bancárias, além de poupar os próprios vigilantes do sempre constrangedor serviço de revista de bolsa, sacolas e outros”.

REQUERIMENTOS



Branquinho do Araras/PT – Requer a pintura geral e aplicação de forro em nove salas de aula da Escola Municipal Vilmar Vasconcelos.
De acordo com o vereador secretário da Mesa Diretora, a escola está com estrutura precária, necessitando de reforma há algum tempo e observa que a necessidade do forro é justificada também porque nas salas encontram-se alguns pássaros, como pombos, que trazem bastante lixo para o recinto, tiram a atenção dos alunos e podem transmitir doenças.
 

                                                                                          
Edilson Tavares e Núbio Gomes – Requerem do Executivo, em regime de urgência, a recuperação das estradas vicinais que ligam o Setor Correntinho à Região do Landí e Barro Alto. Os edis justificam a urgência do serviço para atendimento imediato aos moradores que utilizam as estradas. A propositura teve ainda a subscrição do vereador Adilson do Correntinho/PV, que lembrou que já teria feito, há algum tempo, o mesmo requerimento.



Natan Fontes/MDB – O líder do prefeito na Câmara requereu a recuperação ou substituição dos aparelhos de ginástica da Academia de Saúde, na Praça Adriano Milhomem. O vereador justifica seu requerimento, ressaltando que os aparelhos existentes estão deveras desgastados, alguns, inclusive, praticamente irrecuperáveis e que tem sido procurado assiduamente por frequentadores para intervir junto ao Executivo Municipal.

PARECER

As Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e de Finanças e Orçamento deliberaram Parecer Favorável ao PL nº 011/2018, que formaliza oTermo de Cooperação Técnica com a AASJN (Associação de Ação Social Jesus de Nazaré) para execução do Projeto de Ação Social Dom João José Burke.



Agraciados com Moção de Aplausos, Kadja e Felipe, foram recebidos na Tribuna Especial pelo vereadores
Natan Fonte com Pedro da farmácia e Dr. Ricardo com Nasci da Ótica. Manin Tendas não compareceu.



MOÇÕES

Receberam Moção de Aplausos, de autoria dos vereadores Edilson Tavares e Núbio Gomes: Felipe Ferreira Chaves Neto (Pica Pau); Jailson Lopes dos Santos (Manin Tendas); e Kadja Luanna Pereira Fernandes.

O subsecretário da Secretaria da Juventude (Sejuve) e Cultura, Felipe Ferreira Chaves Neto, conhecido por Felipe Pica Pau, cursa engenharia Civil, na Unopar, é presidente do PHS no município e suplente de vereador. A Moção de Aplausos foi justificada pelo “brilhante trabalho e comprometimento a frente da Subsecretaria da Juventude e Cultura, na realização de diversos eventos como Miracaxi, Praia Mirassol, entre outros realizados nos bairros da cidade.

Com a mesma justificativa, receberam também Moções de Aplausos o coordenador da Sejuve e Cultura, Jaílson Lopes dos Santos (Manin Tendas), suplente de vereador é ex-presidente do Centro Acadêmico da UFT/Miracema e atual presidente do PPL de Miracema; e a secretária de gabinete da Sejuve e Cultura, Kadja Luanna Pereira Fernandes, acadêmica em Pedagogia.

As Moções foram subscritas pelos pares Irmão Didan/PSB e Natan Fontes.

TRIBUNA LIVRE

Os convidados para a Tribuna Livre na sessão desta segunda-feira, 14, secretária municipal de Educação e a diretora da Creche Maracaípe, assim como o gerente da empresa Investco, não compareceram, limitando-se a enviar oficio justificando as ausências e respondendo as questões levantadas que deram provimento para convocação.

A seguir estaremos publicando as informações dos ofícios e os questionamentos dos vereadores durante o Grande Expediente da sessão desta segunda (14).
(Da Redação/MIRA)
 

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Enquete

QUAL É A CHANCE DO GOVERNADOR ELEITO NA ELEIÇÃO SUPLEMENTAR DE JUNHO CONSEGUIR SE REELEGER NAS ELEIÇÕES DE OUTUBRO ?

Mais vídeosVideo Mira

O Coral do Reino surpreende o mundo no casamento do príncipe Harry e Meghan Markle

John Lennon (The Beatles) - Stand by me 

Comente

  • Carlos henrique
    21/05/18 16h06
    Engraçado essas mensagens de admiração AO thaller... parece coisa combinada!
  • Julio César
    21/05/18 11h00
    Mesma situação do e-mail anterior. Estamos com um técnico verificando o IP do equipamento de onde foi enviado e a...
  • Maria dos Santos
    20/05/18 11h50
    Maria dos Santos E-mail inexistente. Veja o que acontece. Teste e reenvie. Fizemos contato com Hotmail e foi...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.