Tocantins, 20 de outubro de 2017 - Mira Jornal - 00:00

Estado

Parlamentares relembram aniversário da criação do Tocantins

05/10/2017 08h44

Foto: Koró Rocha Eduardo destacou a liderança de Siqueira Campos
Os 29 anos da criação do Estado do Tocantins, comemorados nesta quinta-feira, 5, foram lembrados na sessão vespertina desta quarta-feira, 4, pelo deputado Eduardo Siqueira Campos (DEM). Ele recordou a destacada liderança do ex-governador José Wilson Siqueira Campos no processo, primeiro como deputado federal constituinte, depois como governador do Estado por quatro mandatos.

Sobre o futuro do Tocantins, Eduardo observou que, mais importante do que discutir pessoas, é debater ideias. “Nomes temos vários, mas precisamos é de um projeto que nos una”, disse, em alusão à eleição do ano que vem. O deputado lamentou ainda que há anos o Estado não dispõe de uma bancada federal unida para defender seus interesses em Brasília.

Contra o desprestígio da classe política, o deputado José Augusto (sem partido) recordou que Palmas foi fundada por políticos. Já o parlamentar Osires Damaso (PSC) elogiou a decisão de Siqueira Campos de construir uma nova capital na margem direita do rio Tocantins. “Foi para tirar essa região do abandono, pois estas terras não tinham valor”, comentou.

O deputado Paulo Mourão (PT), porém, foi mais crítico. “A eficiência diminuiu e a boa gestão sumiu. O Estado da livre iniciativa e da justiça social virou isso?”, questionou, em alusão ao slogan de um dos mandatos de Siqueira Campos. Depois de citar números do desequilíbrio fiscal do Tocantins, Mourão defendeu a necessidade de uma “correção de rumos” e de uma “sacudida no Estado”.

Otimista, a líder do Governo, deputada Valderez Castelo Branco (PP), afirmou que devemos comemorar a data com orgulho. “O Tocantins cresceu em todos os índices. Passamos a ter bens e serviços antes só disponíveis nos grandes centros. A renda per capta cresceu sete vezes e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) passou de 0,611 para 0,699. Cabe a nós reconhecer o trabalho”, concluiu Valderez. (Glauber Barros)

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Enquete

O Horário de Verão 2017/2018 teve início neste domingo, dia 15 de outubro, quando os relógios foram adiantados em uma hora nos estados: RS, SC, PR, SP, RJ, ES, MG, GO, MG, MS e DF. VOCÊ GOSTARIA QUE O TOCANTINS PARTICIPASSE DO HORÁRIO DE VERÃO ?

Mais vídeosVideo Mira

15 DE OUTUBRO DIA DOS PROFESSORES - Ao mestre com carinho - Homenagem para os Professores.

Comente

  • Dr.Cicero
    10/09/17 16h28
    Gostaria de aqui neste meio púbico homenagear um amigo que acaba de falecer.Gilberto da padaria,Gilberto do salgado,...
  • Miguel Ângelo Costa Lacerda
    29/08/17 17h23
    Além, bem antes e depois de mim há essa cidade com suas ruas e nomes sugestivos Rua Bela Vista, Rua Maranhão (que...
  • AOS MENSAGEIROS
    04/06/17 16h05
    ESTAMOS REDEFININDO O QUADRO 'BOCA NO TROMBONE'. TODAS AS MENSAGENS SERÃO PUBLICADAS, MAS SOMENTE APÓS O...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.