Tocantins, 17 de dezembro de 2017 - Mira Jornal - 00:00

Brasil

DEPOIS DE COMPRAR DEPUTADOS, TEMER REDUZ A ZERO BOLSAS CIENTÍFICAS

05/08/2017 16h32

Estudantes de iniciação científica da UFRJ não receberão mais a bolsa de estudos do CNPq a partir do próximo mês; comunicado foi feito nessa quarta-fera, 2, mesmo dia em que Michel Temer recebeu da Câmara uma anistia ao crime de corrupção passiva, à custa da compra de dezenas de deputados; segundo a UFRJ, suspensão é reflexo direto do contingenciamento de mais de 40% do orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; "Avaliamos que há um projeto político em curso, que se concretiza em um ataque e desmonte da Ciência e da universidade pública no Brasil, que acarretará prejuízos inestimáveis para toda a sociedade", disse a universidade

247 - No mesmo dia em que Michel Temer consegui uma anistia da Câmara dos Deputados ao crime de corrupção passiva, à custa da compra de dezenas de parlamentares, estudantes de iniciação científica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) souberam que não receberam a do CNPq já a partir do próximo mês.

Ação é um reflexo direto do contingenciamento de verbas que atinge várias áreas do governo, inclusive o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que sofreu restrição de mais de 40% do montante inicialmente proposto para a pasta.
Em comunicado à imprensa, a UFRJ afirmou que o programa, em vigor de 1951, nunca havia sofrido suspensão de pagamentos. "Avaliamos que há um projeto político em curso, que se concretiza em um ataque e desmonte da Ciência e da universidade pública no Brasil, que acarretará prejuízos inestimáveis para toda a sociedade", disse a universidade.

Leia, abaixo, a nota na íntegra:
O Comitê do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, reunido em sessão de 2 de agosto de 2017, vem a público expressar indignação com as notícias veiculadas em relação aos cortes no orçamento do CNPq e à suspensão do pagamento de bolsas de estudo. O programa de bolsas de iniciação científica e tecnológica é uma iniciativa única no mundo na formação de alunos de graduação, preparando gerações de pesquisadores e contribuindo para a soberania nacional. Os estudantes beneficiários têm a oportunidade de obter treinamento avançado em laboratórios de pesquisa, preparo para carreiras inovadoras, e inserção na Pós-Graduação.

Existente desde a fundação do CNPq, em 1951, o Programa de Iniciação Científica é um patrimônio da comunidade científica e de toda sociedade brasileira. Este Programa nunca sofreu descontinuidade mesmo em momentos mais graves de crise econômica e durante governos de diferentes matizes ideológicas.

Em um momento em que nos deparamos com cortes já concretizados na CAPES, FAPERJ e outros órgãos de fomento, estas notícias causam enorme preocupação em relação à continuidade do PIBIC, uma vez que o CNPq é responsável pela concessão de 50% das bolsas de Iniciação Científica (IC) e Iniciação Tecnológica (IT) na UFRJ.

Avaliamos que há um projeto político em curso, que se concretiza em um ataque e desmonte da Ciência e da universidade pública no Brasil, que acarretará prejuízos inestimáveis para toda a sociedade.

Repudiamos os cortes anunciados no orçamento do CNPq, compreendendo que estes inviabilizam a existência da própria agência e o futuro do país.
 

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Mais vídeosVideo Mira

PRAIA DO PAREDÃO EM MIRACEMA DO TOCANTINS - BELEZAS DO TOCANTINS

Comente

  • Dr.Cicero
    10/09/17 16h28
    Gostaria de aqui neste meio púbico homenagear um amigo que acaba de falecer.Gilberto da padaria,Gilberto do salgado,...
  • Miguel Ângelo Costa Lacerda
    29/08/17 17h23
    Além, bem antes e depois de mim há essa cidade com suas ruas e nomes sugestivos Rua Bela Vista, Rua Maranhão (que...
  • AOS MENSAGEIROS
    04/06/17 16h05
    ESTAMOS REDEFININDO O QUADRO 'BOCA NO TROMBONE'. TODAS AS MENSAGENS SERÃO PUBLICADAS, MAS SOMENTE APÓS O...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.