Tocantins, 17 de julho de 2018 - Mira Jornal - 00:00

Estado

STF julga inconstitucional artigos da legislação estadual e tira competência da AL de cassar governador

07/10/2017 11h46

Segundo a decisão do ministro Celso Mello, a atribuição de legislar sobre crimes de responsabilidade e a determinação de seu processo e julgamento é da União

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello julgou procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4.804 ao declarar inconstitucional alguns artigos da Constituição Estadual do Tocantins que condicionam a cassação de um governador à avaliação da Assembleia Legislativa. Com a decisão, a Casa deve ficar impedida de dar continuidade ao processo de impeachment do governador Marcelo Miranda (PMDB), que está em tramitação.

Celso Mello fundamentou sua decisão na Sumula Vinculante nº 46 do STF. Ela aponta que a atribuição de legislar sobre crimes de responsabilidade e a determinação de seu processo e julgamento é da esfera Federal. “A definição dos crimes de responsabilidade e o estabelecimento das respectivas normas de processo e julgamento são da competência legislativa privativa da União”, cita o magistrado.

Artigos inconstitucionais
A ADI, proposta pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) questionou o artigo 19, inciso XII; e o artigo 41, parágrafo 1º, da Constituição do Estado do Tocantins.

O artigo 19 da Constituição Estadual estabelece que é de competência da Assembleia Legislativa processar e julgar o governador e o vice-governador, nos crimes de responsabilidade, e os secretários de Estado, nos crimes da mesma natureza conexos com aqueles.

O parágrafo 1° do artigo 41 da legislação do Tocantins prevê que, admitida a acusação do governador por dois terços do órgão legislativo, ele será submetido a julgamento pelo Superior Tribunal de Justiça, nas infrações penais comuns e, pela Assembleia Legislativa, nos crimes de responsabilidade. A decisão de Mello ainda deve passar pelo trânsito em julgado.

A Assembleia Legislativa foi comunicada da decisão no dia 8 de agosto. Contudo, o processo de impeachment que se encontrava na Procuradoria Geral da Casa desde março "para análise" da admissibilidade, recebeu parecer favorável nesta quarta-feira, 4.

Relembre
Protocolado no ano passado, o pedido havia sido engavetado pelo ex-presidente da Casa, Osires Damaso (PSC) às vésperas do final de sua gestão no Legislativo, em janeiro. No final de março deste ano o atual presidente Mauro Carlesse (PHS) desarquivou o processo.

Marcelo é acusado de vários crimes de responsabilidade, entre eles o descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal por meio da contratação indiscriminada de servidores comissionados e contratos temporários; Apropriação indébita em relação as consignações realizadas nos contracheques dos servidores, relativo a mensalidades sindicais dos sindicatos e associações; e apropriação indébita previdenciária do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev).

Nos bastidores sempre houve a informação de que o pedido era usado como carta na manga dos deputados contra o Palácio. Havia pressão para que o governo liberasse as emendas dos parlamentares. Ainda segundo informações de bastidores, o Legislativo resolveu engrossar o discurso na medida em que o governador também foi perdendo a paciência com a AL. Na sexta-feira, 29, por exemplo, os indicados do deputado Ricardo Ayres (PSB) foram exonerados do cargo, com a expectativa de que outros parlamentares também sejam atingidos.

Além disso, o governador mudou o cronograma de sua viagem ao Japão e da vice-governadora Cláudia Lelis (PV) à Indonésia, no final de setembro, o que impediu que Carlesse assumisse o governo por uma semana, como esperava. Aliados do presidente do Legislativo veem nessa manobra clara intenção de impedir que Carlesse tivesse a oportunidade de comandar o Palácio no período.
(Do CT TO)

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Mais vídeosVideo Mira

Para o Olhos, Ouvidos e Alma

VEM AÍ ...

MIRACEMA, 70 ANOS ! 

 
01=GHEORGHE ZAMFIR =The Lonely Shepherd
02=INSTRUMENTAL=Volvere
03=MARGRETHE THOMSEN=Sound of silence
04=FERNANDO LOPEZ=Concerto para um Verão
05=INSTRUMENTAL=Soleado
06=ECUADOR ANDES= Pastor Solitario
07=RICHARD CLAYDERMAN= A song for Anna
08=EDUARDO GARCIA= The Winner Take it All
09=AL KORVIN =Tema de Lara
10=TRUMPET SOLO=Il Silenzio
11=GHEORGHE ZAMFIR = My heart will go on
12=INSTRUMENTAL= La Sombra del Amor
13=INSTRUMENTAL=El Tren Que Nos Separa
14=GHEORGHE ZAMFIR =El Condor Pasa
15=GHEORGHE ZAMFIR =TheGodfather
16=GHEORGHE ZAMFIR =The Rose
17=GHEORGHE ZAMFIR =Love story
18=GHEORGHE ZAMFIR - The Sound Of Silence
19=ARANJUES =Mon Amour


(Cortesia MIRA Jornal)  

Comente

  • Miracemense
    16/06/18 10h37
    Bom dia! Gostaria de saber cadê as duas ambulâncias que o Deputado Junior Evangelista prometeu para o Hospital de...
  • jose maciel gomes
    09/06/18 23h27
    aqui em bernardo sayao um vereador pedro dos santos esta vendendo gasolina clandestina no valor de 10,00 litro
  • Antonio Ferreira Neto
    27/05/18 13h16
    Parabens pelas reportagens detalhadas, principalmente no caso do assalto da tic tac. Sou amigo do Bipo e gostaria de...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.