Tocantins, 21 de agosto de 2019 - Mira Jornal - 00:00

Estado

Mesmo após temporada de férias, praias de Palmas continuam com águas próprias para banho

05/08/2019 16h30

Boa qualidade da água foi atestada pelo último boletim de balneabilidade emitido no início do mês

As condições sanitárias das praias de Palmas permanecem adequadas para contato primário mesmo após o final da temporada de férias. A boa qualidade da água foi atestada pelo último boletim de balneabilidade emitido no início do mês.

O monitoramento, realizado entre os dias 18, 23, 25, 29 e 30 de julho comprovaram que as cinco praias: Arnos, Graciosa, Prata, Buriti e Caju mantêm condições próprias para recreação e demais atividades de contato primário.

O acompanhamento da qualidade das praias obedece ao disposto na Resolução 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) que determina que as águas doces destinadas à balneabilidade tenham sua condição avaliada nas categorias próprias e impróprias.

As águas próprias para banho podem ser divididas em excelente; quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas houver, no máximo, 200 Escherichia coli (E. coli) por l00 mililitros.

As águas serão muito boas quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras houver, no máximo, 400 E. coli por 100 mililitros. Serão satisfatórias quando houver no máximo 800 E. coli por 100 mililitros.

Já a água imprópria e a que o valor obtido na última amostragem for superior a 2000 E. coli ou quando existirem ocorrências que possam ocasionar risco à saúde do banhista.

Na classificação imprópria é recomendável que o banhista evite contato com a água quando for verificada incidência elevada ou anormal, na região, de enfermidades transmissíveis por vias hídricas, indicadas pelas autoridades sanitárias.

Também deve ser evitado o contato quando for verificada a presença de resíduos ou despejos, sólidos ou líquidos, inclusive esgotos sanitários, óleos, graxas, ou outras substâncias, capazes de oferecer risco à saúde.

Outras situações em que as praias devem ser consideradas impróprias são quando verificadas floração de algas ou outros organismos, até que comprove que não oferecem risco à saúde.

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Enquete

QUAL O MELHOR CAMINHO PARA ELUCIDAR O CRIME QUE MATOU MOISÉS COSTA ?

Mais vídeosVideo Mira

MIRACEMA DO TOCANTINS, 71 ANOS !

No próximo dia 25 de agosto, a primeira capital do Tocantins
completa 71 anos de emancipação politica.

Miracema do Tocantins conquistou sua independencia de Santa Maria do Araguaia, atual Araguacema, em 25 de agosto de 1.948.

PARABÉNS MIRACEMA !


Inusitada Produções
O projeto "Miracema em 4K" tem como objetivo fazer diversos registros da primeira capital do Tocantins sob uma nova ótica, através de novas tecnologias de captação audiovisual.
Apoio Cultural
MIRA Jornal

Comente

  • Maria Pereira
    20/08/19 18h53
    Tem políticos que estar se achando com pesquisas fracas, dizendo que estão bem colocados, caíam nessa vai achando que...
  • José Professor
    16/08/19 11h31
    Pouco saio de casa.Após as 19 h então é quase impossível.Aliás, "veio, moco e troncho" tem mais é que ficar...
  • José Professor
    16/08/19 09h55
    Vi, li, escrito em uma ambulância municipal:"Todos juntos por uma Miracema melhor." Fiquei surpreso visto...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.