Tocantins, 10 de dezembro de 2019 - Mira Jornal - 00:00

Estado

Comemorações do Senhor do Bonfim reúnem fé, tradição e fomentam o turismo do Tocantins

06/08/2019 19h55

Thiago Sá/Governo do Tocantins Ponto alto do evento é a Romaria do Senhor do Bonfim
Festejo e Romaria do Senhor do Bonfim são comemorados em municípios do Tocantins Manifestações ajudam a manter viva a identidade cultural e religiosa, além de fomentar o turismo, gerando mais empregos e renda

As comemorações em homenagem ao Senhor do Bonfim reúnem todos os anos, no mês de agosto, milhares de fiéis que, movidos pela fé, buscam agradecer as graças alcançadas ou vão em busca de conforto e na esperança de receber milagres. No estado, as comemorações dos festejos e romarias acontecem nos municípios de Natividade, Araguacema, Silvanópolis e Tabocão. As programações iniciam nesta terça-feira, 6, e se estendem até ao dia 17 de agosto.

Durante as celebrações ocorrem várias missas durante a semana, mas o ponto alto do evento é a Romaria do Senhor do Bonfim, onde os romeiros, movidos pela força da fé e devoção ao santo, percorrem a pé longas distâncias até o santuário.

De acordo com o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, os festejos e as romarias do Senhor do Bonfim são de fundamental importância para se preservar as tradições culturais e religiosas do estado, além de atrair turistas que ajudam a movimentar a economia dos municípios. “O Governo do Estado é um grande apoiador desses eventos por entender que essas manifestações ajudam a manter viva a identidade cultural e religiosa do nosso povo, além de fomentar o turismo, gerando mais empregos e renda”, ressalta Tom Lyra.

Cultura e religiosidade popular

O Senhor do Bonfim é o "santo" que povoa o catolicismo popular, as manifestações religiosas, a igreja cristã, a cultura popular e é fortemente venerado em várias partes do país. A história da devoção ao Senhor do Bonfim – ou Cristo Crucificado, como ficou conhecido por muitos – começou em Setúbal, a 32 km de Lisboa, Portugal, em 1669. No Brasil, a devoção ao santo nasce no século XVIII, em 1745. No Tocantins, a devoção ao santo ocorre a mais de dois séculos.
(Da Secom TO/ Wladimir Machado)

   

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Enquete

NESTE DIA 30 DE NOVEMBRO COMPLETARAM-SE UM ANO E TRÊS MESES QUE MOISÉS 'DA SERCON' COSTA FOI ASSASSINADO E A POLICIA CIVIL AINDA NÃO CONSEGUIU ANUNCIAR ELUCIDAÇÃO DO CRIME COM CARACTERÍSTICAS DE MOTIVAÇÃO POLITICA. VOCÊ AINDA ACREDITA NA POLÍCIA DO TOCANTINS ?

Mais vídeosVideo Mira

Disciplinas Eletivas - Escola Jovem em Ação

Nas Escolas Jovem em Ação na rede estadual de ensino, as disciplinas eletivas
são trabalhadas de forma dinâmica em aulas práticas 

Comente

  • José Professor
    10/12/19 10h02
    Estou começando a acreditar que as coisas vão seguir outro caminho nas eleições para "alcaide e edis" em...
  • Aílton Ferreira Araújo
    08/12/19 13h53
    Miracema, não vai muda nunca. 1 capital provisória 2 linhão norte e sul 3 ferrovia norte e sul 4 hidrelétrica...
  • Herveto Martins Arruda
    07/12/19 23h53
    Bela reportagem do dia 7 de dezembro, miracema Capital por um dia, caro editor. Aliás os fatos informado neste...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.