Tocantins, 20 de outubro de 2018 - Mira Jornal - 00:00

Estado

Multidão prestigia inauguração da nova Praça de Tocantínia; Corrida de rua movimentou Tocantínia na festa de aniversário da cidade

08/10/2018 07h18

Fotos: Zacarias Martins Bolo em homenagem aos 65 anos de Tocantinia
Dentro da programação a prefeitura promoveu uma corrida de rua, que teve como inscrição um quilo de alimento não perecível.

Centenas de pessoas participaram, na sexta-feira (5), da solenidade de inauguração da Praça Valperino Gomes de Oliveira, em Tocantínia. A Praça está localizada na área central da cidade, foi totalmente revitalizada e se transformou num verdadeiro cartão-postal da Princesa do Sertão, como é carinhosamente chamada a cidade.

Foto Zacarias Martins


Manoel Silvino inaugura a praça com um busto em homenagem ao ex-prefeito Valperino Gomes de Oliveira

Durante muitos anos, o local que era conhecido como Praça Brasília, se encontrava em total abandonado. Porém, desde que assumiu a gestão da Prefeitura de Tocantínia, o prefeito Manoel Silvino (SD) tem se empenhado em buscar mecanismos que possibilitem despertar a autoestima dos cidadãos tocantinienses. E a inauguração da Praça Valperino Gomes de Oliveira, trouxe um novo alento à comunidade que, agora, conta com um excelente local de lazer, que pode ser usufruído por todos.

Por iniciativa do vereador João Aberto (PR), que teve Projeto de Lei de sua autoria aprovada a nova denominação da praça pela Câmara de Vereadores e que, agora, passa a se chamar de Praça Foto Zacarias Martins em homenagem ao pioneiro e ex-prefeito de Tocantínia, que, em vida, prestou relevantes serviços ao município.

A nova praça conta com um busto do homenageado, cujo descerramento da placa inaugural contou com a ilustre presença emocionada da viúva, dona Luísa Reis de Oliveira, e demais familiares.

A inauguração da Praça Valperino Gomes de Oliveira fez parte da movimentada programação alusiva às comemorações dos 65 anos de emancipação polícia de Tocantínia e que contou com alvorada festiva, desfile cívicos das escolas, competições esportivas, além de culto ecumênico em ação de graças, e a realização do I TOCASHOW - Festival de Talentos – Canto, Dança, Pintura e Poesia.

Foto Zacarias Martins


Inauguração da Praça Valperino Gomes de Oliveira, em Tocantínia 

Resgate - O prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino, destacou que a obra de construção da nova praça resgatou urbanisticamente o espaço, que ganhou projeto paisagístico, iluminação especial, Academia ao ar livre, bancos, além de um parquinho infantil que está fazendo a alegria da gurizada.

Manoel Silvino anunciou que vários outros projetos estão sendo elaborados pela sua equipe de governo e que, dentro em breve vão beneficiar ainda mais a população de Tocantínia.

Corrida de Rua - Dentro da programação alusiva ao aniversário dos 65 anos de emancipação política de Tocantínia, na sexta-feira (05), a prefeitura da cidade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma corrida de rua, que teve como inscrição um quilo de alimento não perecível. Os alimentos que foram arrecadados nessa prova, serão distribuídos para famílias carentes.

 Provas - Na corrida de 2,5km, destinada às mulheres, o grande destaque foi para a atleta Silvânia Corsino, que durante todo o percurso administrou bem sua performance e conseguiu chegar em primeiro lugar. Rosely Dias ficou com a segunda colocação, seguida por Aline Dias.

Já para no percurso de cinco quilômetros, para o feminino, Patrícia Dantas mostrou que se encontra em boa forma física e chegou na frente, seguida por Lusanete Costa e Karolaine Nunes.

Masculino - Na categoria destinada aos homens, para o percurso de 2,5km, Jonas Vieira levou a melhor e chegou em primeiro lugar. Na segunda posição chegou Lucas Farias e, na terceira, Jonathan Ferreira.

A grande sensação desse evento esportivo foi, sem dúvida, a corrida com percurso de 5km na categoria masculino, onde, por várias vezes, havia alternância na liderança da prova, sendo bastante disputada. Porém, o atleta Mairo Cedete mostrou que estava em boa forma física e conseguiu abocanhar a primeira colocação. Em segundo lugar chegou Danilo Curcino, seguido por Cesar Henrique Vale.

Avaliação - Entusiasta da prática esportiva, o prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino (SD) disse que é fundamental que todos pratiquem atividades físicas, proporcionando mais saúde e bem-estar, e também prevenindo doenças.

Manoel Silvino ainda destacou que desde o início da sua gestão frente à Prefeitura de Tocantínia, vem trabalhando para que os jovens tenham acesso ao esporte, incentivando a prática esportiva

Benefícios - Na aviação do professor de educação física Rodrigo Figueiredo de Melo, que estava na coordenação do evento, a corrida conseguiu atingir plenamente os seus objetivos.

 "Numa atividade física como essa, os benefícios para a saúde são diversos. Existe a melhora da autoestima, melhora a qualidade do sono, além de ativar a circulação sanguínea, diminuindo problemas do coração. A corrida é uma ferramenta importante na prevenção a diversos tipos de doença e, por causa disso, a gente trabalha para que mais pessoas pratiquem a atividade", comentou o professor Rodrigo. 
(Da Ascom/Tocantínia)


   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Enquete

QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE O CIDADÃO - COMPROVADAMENTE DE BEM - PODER POSSUIR UMA ARMA EM SUA EMPRESA E/OU RESIDÊNCIA ?

Mais vídeosVideo Mira

Carlos Heleno no "Programa de Família" - TV Gênesis

Carlos Heleno no programa de familia da TV Gênesis.

Carlos Heleno ministra as canções: Tudo o que Jesus conquistou na cruz da Ludmila Ferber, Te agradeço do Diante do Trono e sua canção Preciso mais de Ti.

Comente

  • José Oliveira Martins
    17/10/18 09h17
    Não sei se cabe aqui minha pergunta. Outrossim vou perguntar: "Como se encontram as investigações do assassinato...
  • Dona Zilma
    08/09/18 18h40
    poise ze carlo moisés em pouco tempo fez muto por miracema, a policia p´recisa logo descobrir quem fez isso, o senhor...
  • Joel da Silva
    12/08/18 10h02
    Parabéns prefeito moisés, por não dar a desculpa q não faz nada porque tava arrumando a casa. Foi lá e fez
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.