Tocantins, 20 de outubro de 2018 - Mira Jornal - 00:00

Municípios

APA da Serra de Lajeado se destaca em encontro de arte e cultura

28/11/2017 22h26

Fotos – APASL / Governo do Tocantins Naturatins e parceiros compõem a mesa diretora do encontro
 Naturatins e parceiros compõem a mesa diretora do encontro Naturatins e parceiros compõem a mesa diretora do encontro O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) por meio da supervisão da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra de Lajeado, juntamente com seus parceiros promoveram durante os dias 23, 24 e 25, o III Encontro de Arte e Cultura do município de Lajeado.

O encontro teve como finalidade discutir o potencial de Lajeado, incentivando as boas práticas no uso dos recursos naturais para o turismo, Além da produção de arte e cultura local.



III Encontro de Arte e Cultura de Lajeado recebe população e visitantes

O objetivo também foi chamar a atenção dos moradores e visitantes sobre a importância da biodiversidade da região para as atividades desenvolvidas pela comunidade, além de apresentar os talentos locais relativos à música, dança, poesia, dentre outras atividades.

A programação contou com apresentações musicais de escolas, lançamento de CD, demonstrações artísticas como quadrilha junina e dança indígena, exposição de artesanatos locais diversos, a exemplo das cerâmicas de Lajeado, oficinas de bonecos, decoupagem com material reciclável, cosméticos e produção de produtos de limpeza com aromas do cerrado, pintura facial para crianças, visitação ao primeiro casarão de Lajeado, ao museu de arqueologia, zoologia e taxidermia, a Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães. E diversas palestras dentre elas sobre empreendedorismo.

A APA Serra do Lajeado foi apresentada aos adultos por sua supervisora, Camilla Oliveira Muniz, que ministrou palestra com o tema "Conhecendo a APA Serra de Lajeado" e, para as crianças, através de oficina lúdica de contação da história da Unidade de Conservação, ministrada pelas pedagogas Rutiléia Pinho e Aurélia Sousa. Nas exposições foram destacados os cuidados com o meio ambiente, principais desafios da Unidade de Conservação e a importância de respeitar o zoneamento ecológico da área.

Outro destaque da programação foi a participação na Mesa Redonda "Turismo Sustentável Ecológico e Arqueológico de Lajeado, composta por representantes do Iphan/TO, Universidade do Tocantins (Unitins), Naturatins, AMAE e Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente. Para discutir o assunto, estiveram presentes vereadores, professores, alunos, empresários, dentre outros seguimentos.

"Com a apoio dos vereadores e do executivo municipal foi firmado o compromisso das autoridades em elaborar a Politica Municipal de Meio Ambiente e votar o mais breve possível. O vereador Edilson Mascarenhas já tem um Projeto de Lei sobre a regulação do patrimônio arqueológico e ambiental do município que está tramitando na Câmara", detalhou a gestora da UC.

Atrativos

Na abertura do evento ocorrida na noite do dia 23, o superintendente de Gestão Ambiental do Naturatins, Natal César Alves de Castro, destacou a parceria com a Associação das Mulheres Artesãs e Empreendedoras do Município de Lajeado (AMAE), além dos demais parceiros. Para ele o encontro foi muito bem organizado.

"Na ocasião parabenizamos a presidente da AMAE, senhora Maria das Graças Gomes Monteiro, que a cada ano tem dado uma dimensão maior ao Encontro. Também destacamos os atrativos turísticos da região, com suas belezas cênicas e naturais. Esse encontro vem valorizar ainda mais o turismo e atrair os visitantes e turistas, pela localização de Lajeado, já que está bem próxima a Palmas e é um ponto turístico de relevância da região central do Tocantins", frisou.

Na oportunidade o superintendente destacou o esforço e dedicação da gestora da APA Camilla Muniz na organização do evento e ainda a parceira no sentido de valorizar o apoio dos órgãos parceiros.

Também esteve presente ao Encontro, o representante da patrocinadora EDP/Investco, executivo municipal, Sebrae, comunidade local, além de escolas de Porto Nacional, Miracema, Tocantínia, Palmas, entre outros municípios.
(DA ASCOM NATURATIINS/Tânia Caldas)
 

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Enquete

QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE O CIDADÃO - COMPROVADAMENTE DE BEM - PODER POSSUIR UMA ARMA EM SUA EMPRESA E/OU RESIDÊNCIA ?

Mais vídeosVideo Mira

Carlos Heleno no "Programa de Família" - TV Gênesis

Carlos Heleno no programa de familia da TV Gênesis.

Carlos Heleno ministra as canções: Tudo o que Jesus conquistou na cruz da Ludmila Ferber, Te agradeço do Diante do Trono e sua canção Preciso mais de Ti.

Comente

  • José Oliveira Martins
    17/10/18 09h17
    Não sei se cabe aqui minha pergunta. Outrossim vou perguntar: "Como se encontram as investigações do assassinato...
  • Dona Zilma
    08/09/18 18h40
    poise ze carlo moisés em pouco tempo fez muto por miracema, a policia p´recisa logo descobrir quem fez isso, o senhor...
  • Joel da Silva
    12/08/18 10h02
    Parabéns prefeito moisés, por não dar a desculpa q não faz nada porque tava arrumando a casa. Foi lá e fez
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.