Tocantins, 10 de dezembro de 2019 - Mira Jornal - 00:00

Educação

Escola Estadual Onesina Bandeira implementa oficina com metodologias ativas

03/08/2019 08h18

Seduc / Governo do Tocantins Atividades diversificadas com os estudantes na Escola Onesina Bandeira Atividades diversificadas com os estudantes na Escola Onesina Bandeira
A Escola Estadual Onesina Bandeira do município de Miracema iniciou o 2º semestre de maneira bem dinâmica. A Equipe Escolar promoveu, nos dia 31 de julho e primeiro de agosto, atividades diferenciadas como oficinas de jogos matemáticos, cinema, artes e leitura.

Os espaços foram adaptados para receber os alunos e professores em conformidade com cada especificidade. Durante os dois dias de formação que fomentaram em toda a equipe escolar inovações para uma prática pedagógica mais consistente, com diversas temáticas, a temática “metodologias ativas” foi a parte que mais despertou a participação dos docentes.



As Metodologias Ativas são práticas de ensino que visam desenvolver a autonomia e a participação dos alunos de uma forma mais integral, facilitando assim a aquisição da aprendizagem.

Segundo Rosana Ruiz, gestora da escola, as metodologias ativas tornam o estudante protagonista. “Essa dinâmica de aprendizado leva o aluno a ser o protagonista e transformador do processo de ensino, enquanto que o educador assume o papel de um orientador, abrindo espaço para a interação e participação dos estudantes na construção do conhecimento”, pontuou.

Conforme Tarcisio Ribeiro de Melo Maciel, estudante do 7º ano, “o primeiro dia foi ótimo. As atividades foram bem diferenciadas e isso me motivou muito quanto ao retorno do 2º semestre, poderia ser assim todos os dias”, sugeriu.

Para Gevânia Belizário, coordenadora pedagógica, é preciso que cada unidade escolar faça análise de sua realidade. “A equipe escolar aceitou todas as sugestões. É importante analisar cada realidade, com o objetivo de buscar novas metodologias mais adequadas para cada situação de aprendizagem. A atualização de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem contribui para as mudanças e transformações necessárias à educação”, ponderou.

Os Professores Ronaldo Reis, Tania Mara e Maria do Socorro gostaram da formação. Para Ronaldo Reis, “a oficina de jogos promove diversidade de experiência quanto ao ensino. O ponto principal dessa metodologia é fazer com que os alunos entrem em uma competição saudável, estimulando o pensamento, a motivação e a dedicação para o estudo”, finalizou.
(Da Seduc TO/ Abrão de Sousa)

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Enquete

NESTE DIA 30 DE NOVEMBRO COMPLETARAM-SE UM ANO E TRÊS MESES QUE MOISÉS 'DA SERCON' COSTA FOI ASSASSINADO E A POLICIA CIVIL AINDA NÃO CONSEGUIU ANUNCIAR ELUCIDAÇÃO DO CRIME COM CARACTERÍSTICAS DE MOTIVAÇÃO POLITICA. VOCÊ AINDA ACREDITA NA POLÍCIA DO TOCANTINS ?

Mais vídeosVideo Mira

Disciplinas Eletivas - Escola Jovem em Ação

Nas Escolas Jovem em Ação na rede estadual de ensino, as disciplinas eletivas
são trabalhadas de forma dinâmica em aulas práticas 

Comente

  • José Professor
    10/12/19 10h02
    Estou começando a acreditar que as coisas vão seguir outro caminho nas eleições para "alcaide e edis" em...
  • Aílton Ferreira Araújo
    08/12/19 13h53
    Miracema, não vai muda nunca. 1 capital provisória 2 linhão norte e sul 3 ferrovia norte e sul 4 hidrelétrica...
  • Herveto Martins Arruda
    07/12/19 23h53
    Bela reportagem do dia 7 de dezembro, miracema Capital por um dia, caro editor. Aliás os fatos informado neste...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.