Tocantins, 21 de agosto de 2019 - Mira Jornal - 00:00

Educação

Escola Estadual Onesina Bandeira implementa oficina com metodologias ativas

03/08/2019 08h18

Seduc / Governo do Tocantins Atividades diversificadas com os estudantes na Escola Onesina Bandeira Atividades diversificadas com os estudantes na Escola Onesina Bandeira
A Escola Estadual Onesina Bandeira do município de Miracema iniciou o 2º semestre de maneira bem dinâmica. A Equipe Escolar promoveu, nos dia 31 de julho e primeiro de agosto, atividades diferenciadas como oficinas de jogos matemáticos, cinema, artes e leitura.

Os espaços foram adaptados para receber os alunos e professores em conformidade com cada especificidade. Durante os dois dias de formação que fomentaram em toda a equipe escolar inovações para uma prática pedagógica mais consistente, com diversas temáticas, a temática “metodologias ativas” foi a parte que mais despertou a participação dos docentes.



As Metodologias Ativas são práticas de ensino que visam desenvolver a autonomia e a participação dos alunos de uma forma mais integral, facilitando assim a aquisição da aprendizagem.

Segundo Rosana Ruiz, gestora da escola, as metodologias ativas tornam o estudante protagonista. “Essa dinâmica de aprendizado leva o aluno a ser o protagonista e transformador do processo de ensino, enquanto que o educador assume o papel de um orientador, abrindo espaço para a interação e participação dos estudantes na construção do conhecimento”, pontuou.

Conforme Tarcisio Ribeiro de Melo Maciel, estudante do 7º ano, “o primeiro dia foi ótimo. As atividades foram bem diferenciadas e isso me motivou muito quanto ao retorno do 2º semestre, poderia ser assim todos os dias”, sugeriu.

Para Gevânia Belizário, coordenadora pedagógica, é preciso que cada unidade escolar faça análise de sua realidade. “A equipe escolar aceitou todas as sugestões. É importante analisar cada realidade, com o objetivo de buscar novas metodologias mais adequadas para cada situação de aprendizagem. A atualização de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem contribui para as mudanças e transformações necessárias à educação”, ponderou.

Os Professores Ronaldo Reis, Tania Mara e Maria do Socorro gostaram da formação. Para Ronaldo Reis, “a oficina de jogos promove diversidade de experiência quanto ao ensino. O ponto principal dessa metodologia é fazer com que os alunos entrem em uma competição saudável, estimulando o pensamento, a motivação e a dedicação para o estudo”, finalizou.
(Da Seduc TO/ Abrão de Sousa)

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Enquete

QUAL O MELHOR CAMINHO PARA ELUCIDAR O CRIME QUE MATOU MOISÉS COSTA ?

Mais vídeosVideo Mira

MIRACEMA DO TOCANTINS, 71 ANOS !

No próximo dia 25 de agosto, a primeira capital do Tocantins
completa 71 anos de emancipação politica.

Miracema do Tocantins conquistou sua independencia de Santa Maria do Araguaia, atual Araguacema, em 25 de agosto de 1.948.

PARABÉNS MIRACEMA !


Inusitada Produções
O projeto "Miracema em 4K" tem como objetivo fazer diversos registros da primeira capital do Tocantins sob uma nova ótica, através de novas tecnologias de captação audiovisual.
Apoio Cultural
MIRA Jornal

Comente

  • Maria Pereira
    20/08/19 18h53
    Tem políticos que estar se achando com pesquisas fracas, dizendo que estão bem colocados, caíam nessa vai achando que...
  • José Professor
    16/08/19 11h31
    Pouco saio de casa.Após as 19 h então é quase impossível.Aliás, "veio, moco e troncho" tem mais é que ficar...
  • José Professor
    16/08/19 09h55
    Vi, li, escrito em uma ambulância municipal:"Todos juntos por uma Miracema melhor." Fiquei surpreso visto...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.