Tocantins, 23 de abril de 2019 - Mira Jornal - 00:00

Brasil

Marcha a Brasília: Presidente da ATM apresenta painel sobre ferramenta inovadora de transferências de recursos da União aos Municípios

10/04/2019 20h20

Divulgação Presidente da ATM media painel que apresenta ferramenta inovadora do Governo Federal para acompanhamento das transferências de recursos
Plataforma + Brasil permitirá gestão simples e transparente das transferências, tanto pela União quanto pelos Municípios; Ferramenta poderá ser acessada pelo cidadão

Na condição de vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, mediou o painel “A Plataforma + Brasil e o processo de simplificação e integração para as políticas públicas”, durante a programação da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, nesta quarta-feira, 10, na capital Federal.

Jairo Mariano anunciou aos presentes, juntamente com representantes da União, a Plataforma + Brasil, que consiste num sistema online e informatizado, de âmbito nacional, voltado para a gestão das transferências de recursos da União para os Municípios. Inclusive, a plataforma vem para substituir o Siconv – Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasses.

“A estrutura do Siconv será incorporada e permanecerá em processo de evolução como módulo da Plataforma + Brasil, que acolherá ainda outros sistemas ligados aos recursos e obras públicas, que também serão aperfeiçoados constantemente”, apresentou Mariano. A plataforma deve reunir ainda a Rede + Brasil (transparência e capacitação), Gestão + Brasil (acompanhamento de programas e transferências), Fiscalização + Brasil (monitoramento e fiscalização) e Cidadão + Brasil (controle social).

A plataforma traz ainda como inovação a oferta de indicadores de governança, a possibilidade de prestação de contas automáticas, a análise de contas informatizadas, o acompanhamento georreferenciado de obras e o controle das transferências diretas.

Participação Social

Segundo o Governo Federal, ao integrar o sistema Cidadão + Brasil, a plataforma permitirá a participação dos munícipes, que poderão acompanhar a transparência da gestão municipal e federal, promover o controle social, possibilitar o feedback do cidadão sobre a ação do governo, ampliar o ajuste de políticas públicas e a propor as novas necessidades dos Municípios.

Gestão

A diretora do Departamento de Transferências Voluntárias e secretária de Gestão do Ministério da Economia, Deborah Aroxa, afirmou que se trata de uma ferramenta de gestão. “O que estamos falando aqui é de uma plataforma de gerenciamento de dados e informações que vão colaborar com as tomadas de decisão dos prefeitos. Tudo disponível, simplificado e transparente”.

Simplificação

Por sua vez, a secretária Especial de Assuntos Federativos da Secretária de Governo da Presidência da República, Verônica Sanches, revelou que o atual governo federal prega a simplificação dos processos. “Será um acompanhamento em tempo real tanto da União quanto dos Municípios. A plataforma vem no sentido de facilitar o trabalho dos gestores e das equipes municipais, pois extingue diversos sistemas, integrando todos em um só, de forma célere e intuitiva”, disse.

O lançamento oficial da Plataforma + Brasil ocorrerá às 17h, no palco principal da Marcha e será feita por representantes do Ministério da Economia.--
(Da Ascom ATM)  

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Mais vídeosVideo Mira

Paixão de Cristo de Nova Jerusalém 2018

Íntegra do espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém 2018, ocorrido em cidade-teatro situada no interior do estado brasileiro de Pernambuco.

Na peça, Renato Góes interpretou Jesus Cristo. Os atores Tonico Pereira (Anás), Rita Guedes (Madalena), Kadu Moliterno (Pilatos), Nicole Bahls (Herodíades) e Victor Fasano (Herodes) também fizeram parte do elenco.

O especial da Rede Globo Nordeste foi apresentado pelo Padre Marcelo Rossi.

Comente

  • José Professor
    12/04/19 09h31
    Pelo andar da carruagem, quase parando, as ações e serviços da Prefeitura novamente vão eleger um "salvador da...
  • José Professor
    09/04/19 17h03
    Só agora o TCE vai tomar providências? Este fato é uma notícia alarmante: "TCE vai apurar, em tomada de contas,...
  • José Professor
    06/04/19 17h12
    Com "nome sujo" 98% dos municípios têm veto para receber recursos federais. O percentual de municípios...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.