Tocantins, 21 de agosto de 2019 - Mira Jornal - 00:00

Política

Justiça determina afastamento de quatro secretários de Natividade que são parentes da prefeita

09/08/2019 11h35

Foto: Reprodução/Facebook Martinha Rodrigues Neto é prefeita de Natividade —
Prefeita empregou irmãos, cunhado e sobrinha. Decisão aponta que eles não têm qualificação e estão ocupando metade das secretarias do município.

Uma decisão judicial publicada nesta sexta-feira (9) determinou o afastamento de quatro secretários da Prefeitura de Natividade, na região sudeste do Tocantins. O afastamento foi pedido pelo Ministério Público Estadual porque os secretários são parentes da prefeita. Consta na decisão que os quatro estavam ocupando metade das secretarias do município.

O G1 entrou em contato com a prefeitura, por telefone, mas a informação é de que não havia ninguém para comentar o caso. Uma solicitação também foi enviada ao município por e-mail.

O caso foi denunciado à Justiça no final do mês de julho. De acordo com o MPE, a prefeita nomeou quatro irmãos, um cunhado e uma sobrinha como secretários municipais da cidade desde que assumiu o cargo, em 2017. Atualmente, dois irmãos, o cunhado e a sobrinha ainda estão na administração pública.

Segundo a promotoria, apenas duas destas pessoas que ainda estão na prefeitura possuem curso superior e somente uma delas exerce atividade que tem alguma relação com o diploma.

Devem ser afastados:

Pascoalina Rodrigues Neto (Irmã da prefeita): do cargo de Secretária Municipal de Agricultura, Abastecimento e Reforma Agrária;

Silvana de Jesus Rodrigues Neto (Irmã da prefeita): dos cargos/função de Secretária Municipal de Assistência Social Juventude, Secretária Municipal de Esporte e Juventude e gestora do Fundo Municipal de Assistência Social;

Luana Rodrigues Botelho Neto (Sobrinha da prefeita): dos cargos/função de Secretária Municipal de Viação, Obras, Limpeza Urbana, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Secretária Municipal de Saúde e gestora do Fundo Municipal de Saúde;

Dirsomar Viana da Silva (Cunhado da prefeita): do cargo de Secretário Municipal de Finanças.

Para a juíza Edssandra Barbosa da Silva Lourenço, a simples existência de parentesco não é suficiente para configurar o nepotismo, exigindo-se também ausência de qualificação técnica para o cargo.

Por isso, ela analisa cada caso e aponta: "[...] os nomeados não possuem a qualificação técnica necessária para o desempenho eficiente dos cargos que ocupam e, além disso, não se constatou que têm qualquer experiência mínima na administração pública que pudesse justificar suas nomeações", diz trecho da decisão.

A juíza aponta ainda que verificou durante consulta ao site da Prefeitura de Natividade que a administração municipal dispõe de 12 secretarias, sendo que seis delas são ocupadas pelos parentes da prefeita.

"Ainda que possuíssem a qualificação necessária, o espantoso percentual de parentes da Prefeita ocupando cargos do primeiro escalão na administração pública municipal, por si só, caracteriza inegável abuso e permite inferir que a Prefeita Municipal de Natividade pretendeu transformar a Prefeitura numa verdadeira empresa familiar com o único intuito de atender ao seu próprio interesse particular e ao de seus familiares", afirma a decisão.

Diante dos fatos, a juíza determinou o afastamento imediato dos secretários. Além disso, determinou uma multa diária de R$ 5 mil em caso descumprimento.
(Com informações do G1TO)

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Enquete

QUAL O MELHOR CAMINHO PARA ELUCIDAR O CRIME QUE MATOU MOISÉS COSTA ?

Mais vídeosVideo Mira

MIRACEMA DO TOCANTINS, 71 ANOS !

No próximo dia 25 de agosto, a primeira capital do Tocantins
completa 71 anos de emancipação politica.

Miracema do Tocantins conquistou sua independencia de Santa Maria do Araguaia, atual Araguacema, em 25 de agosto de 1.948.

PARABÉNS MIRACEMA !


Inusitada Produções
O projeto "Miracema em 4K" tem como objetivo fazer diversos registros da primeira capital do Tocantins sob uma nova ótica, através de novas tecnologias de captação audiovisual.
Apoio Cultural
MIRA Jornal

Comente

  • Maria Pereira
    20/08/19 18h53
    Tem políticos que estar se achando com pesquisas fracas, dizendo que estão bem colocados, caíam nessa vai achando que...
  • José Professor
    16/08/19 11h31
    Pouco saio de casa.Após as 19 h então é quase impossível.Aliás, "veio, moco e troncho" tem mais é que ficar...
  • José Professor
    16/08/19 09h55
    Vi, li, escrito em uma ambulância municipal:"Todos juntos por uma Miracema melhor." Fiquei surpreso visto...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.