Tocantins, 22 de setembro de 2019 - Mira Jornal - 00:00

Estado

Prefeitura de Tocantínia e a Colônia de Pescadores realizam coleta de lixo nas margens do rio Tocantins

06/06/2019 20h05

Sempre buscando contribuir com a preservação do meio ambiente, a Prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e, em parceria com a Colônia de Pescadores Profissionais Artesanal de Miracema do Tocantins e Tocantínia, realizaram ação de coleta lixo sólido nas margens direita e esquerda do Rio Tocantins, realizaram ação de coleta lixo sólido nas margens direita e esquerda do Rio Tocantins, na manhã de quinta-feira (06).

A iniciativa contou também com apoio da Secretaria de Saúde, das escolas da Rede Municipal de Educação e do Colégio Estadual Batista de Tocantínia.

O secretário de Meio Ambiente de Tocantínia, Francisco Nardes, destaque ser importante envolver entidades como a Colônia dos Pescadores nessa ação, vez que os pescadores convivem diariamente com a realidade do rio, de onde retiram o sustento de suas famílias.

Ainda segundo Nardes, já é visível o aumento da poluição do rio a cada ano que passa, com lixo deixado pelos turistas ou até mesmo pelos moradores da região.

O secretário informou que a participação dos pescadores com seus barcos motorizados facilitou a coleta do lixo ao longo do percurso nas margens onde essa ação aconteceu, especialmente, naqueles trechos de costumeira concentração de pessoas.

A presidente da Colônia dos Pescadores, Maria do Socorro Sousa dos Santos, disse que pela própria iniciativa da classe, a coleta de lixo submerso e das margens do rio acontece todo ano, ressaltando que os pescadores já tem consciência da importância da preservação e vem ganhando força a cada ano.

Após a coleta, todos os pescadores envolvidos atravessaram o rio Tocantins de balsa, de Miracema do Tocantins para Tocantínia, onde fizeram uma carreata nas principais ruas da cidade, exibindo a quantidade de lixos retirado do rio. A carreata foi finalizada na Praça Valperino Gomes de Oliveira, no centro da cidade, onde foi descarregado cerca de 300 quilos de lixo recolhido e que ficou exposto até o final do dia com objetivo de chamar atenção dos moradores sobre a poluição do rio.

    

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Mais vídeosVideo Mira

QUEM MATOU MOISÉS? (Um Ano Depois)


No dia 30 de agosto de 2018, o então prefeito de Miracema do Tocantins, Moisés da Sercon, foi encontrado morto dentro de seu carro com um tiro na cabeça.

Inusitada Produções

Comente

  • José Professor
    16/09/19 08h18
    Caro Ailton, você está correto de razão. São perguntas que não querem calar:"Quem matou a vereadora Marielle...
  • José Professo
    12/09/19 09h34
    Incrível como os ditados antigos fazem eco até nos dias atuais. "Os iguais se protegem a todo custo doa onde...
  • Aílton Ferreira Araújo
    10/09/19 08h35
    Um ano sem um grande amigo Moisés, hoje tem a mesma pergunta Quem matou o Moisés? esta difícil de achar o culpado,...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.