Tocantins, 10 de dezembro de 2018 - Mira Jornal - 00:00

Estado

Lideranças indígenas preparam relatório com problemas das aldeias no Tocantins

15/04/2018 08h23

(Foto: Reprodução/TV Anhanguera) Lideranças preparam relatório com situação das aldeias
Estado tem mais de 190 aldeias reconhecidas e catalogadas. Indígenas denunciam desmatamento ilegal, poluição e falta de assistência na área da saúde.

Lideranças indígenas de várias regiões do Tocantins se reuniram em Palmas para conversar sobre problemas que afetam aldeias em todo o estado e preparam um relatório que será entregue nos próximos dias. O documento será encaminhado para o Ibama, O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a Funai e o Ministério Público Federal.

Cerca de 60 indígenas participam do debate. O Tocantins atualmente possui mais de 190 aldeias reconhecidas e catalogadas. As lideranças denunciam desmatamento ilegal, poluição nos rios e falta de assistência na área da saúde, principalmente na questão da entrega de medicamentos e na oferta de pré-natal para as gestantes.

A indígena Isabel Xerente reclamou do uso de agrotóxicos em propriedades rurais da região onde mora. "O progresso que eles estão pegando é para eles, não é para nós. Apenas o que nós estamos pegando é veneno na cara, os meninos doentes, os adultos doentes", conta ela.

"Todas as vezes que chove lá, nós ficamos com a água deste tipo aqui", diz o indígena Evangelista Apinajé, mostrando uma garrafa com água barrenta que ele trouxe da aldeia onde mora. "É a água que nós bebem, porque nós não temos como beber outras águas. E estas águas aqui estão dando doenças, disenteria, vômito e termina indo a óbito", completa ele.

Ainda não foram definidas quais providências serão tomadas, apenas depois que o relatório for preparado os órgãos envolvidos vão montar uma estratégia de auxílio aos indígenas.
(Da  TV Anhanguera)

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Enquete

QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE 'CRIME PERFEITO' ?

Mais vídeosVideo Mira

7 de Dezembro de 2018 - Miracema do Tocantins Capital por Um Dia

Comente

  • Indignado
    28/11/18 11h37
    Acorda povo de Miracema e região. Tirem a bunda do sofá e se mexam. Acordem e olhem em sua volta. É um absurdo o que...
  • José Oliveira Martins
    17/10/18 09h17
    Não sei se cabe aqui minha pergunta. Outrossim vou perguntar: "Como se encontram as investigações do assassinato...
  • Dona Zilma
    08/09/18 18h40
    poise ze carlo moisés em pouco tempo fez muto por miracema, a policia p´recisa logo descobrir quem fez isso, o senhor...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.