Tocantins, 11 de novembro de 2019 - Mira Jornal - 00:00

Educação

Criação da UFNT é sancionada pelo presidente Bolsonaro

08/07/2019 22h56

Foto: Isac Nóbrega/Planalto O presidente assina projeto que cria a Universidade Federal do Norte do Tocantins, a primeira de seu governo
A UFT segue funcionando normalmente em Palmas e nas cidades de Gurupi, Arraias, Miracema e Porto Nacional.

O projeto de criação da nova universidade foi encaminhado pelo próprio governo federal e tramitava há três anos. A ideia é dar mais autonomia para a gestão de recursos da universidade e atrair estudantes da região norte do estado.

O presidente Jair Bolsonaro assinou na noite dessa segunda-feira (8) a lei que cria a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UGTN), com sede em Araguaína, por desmembramento de campus da Fundação Universidade Federal do Tocantins. Com a nova lei, cursos, alunos e cargos dos campi de Araguaína e Tocantinópolis vão ser automaticamente transferidos para a UFNT. Também serão criadas as unidades de Xambioá e Guaraí.

“É a primeira [universidade] do nosso governo e será uma forma diferente, mas diferente no bom sentido, de encarar o ensino público no nosso país. O Tocantins merece”, disse o presidente pelas redes sociais.

A criação da universidade foi aprovada no Congresso Nacional no dia 12 de junho deste ano. A publicação está no Diário Oficial da União. A lei que criou a UFNT ainda abriu 316 cargos de direção, de funções comissionadas, assim como de funções gratificadas. Também foram abertos 175 cargos efetivos para a UFNT.

Na ocasião da aprovação no plenário, a relatora na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), a senadora Kátia Abreu (PDT-TO), agradeceu a aprovação do projeto, afirmando que a universidade ia fazer a diferença não só para os jovens de Tocantins, mas também para os jovens do sul do Maranhão, do sul do Piauí e do sul do Pará.

A UFTN tem cerca de 20 mil alunos, com cerca de 50 cursos presenciais de graduação, entre licenciaturas, bacharelados e cursos tecnológicos.
(Da Redação MIRA/Com informações da Ag.Br.)

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Mais vídeosVideo Mira

Começou em todo o mundo mais uma edição da campanha Novembro Azul

O objetivo é chamar a atenção para o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

APOIO: MIRA Jornal

Comente

  • José Professor
    07/11/19 10h14
    Desde criança gosto de ler. Virou mania. Hoje me lembrei de um texto escrito por Rui Barbosa o "Águia de...
  • José Professor
    06/11/19 08h46
    Agora de manhã tive um entrevero onde afirmei,e continuo afirmando doa onde doer, que as coisas politicamente falando...
  • José Professor
    04/11/19 16h39
    Neste instante passou por minha porta um carro de propagandas. Está a convidar a população para "sessões da...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.