Tocantins, 21 de março de 2019 - Mira Jornal - 00:00

Estado

Naturatins alerta para o fim do prazo do ICMS Ecológico

10/03/2018 08h53

Fotos – Alvaro Vallim /Governo do Tocantins O prazo para as prefeituras apresentares a documentação exigida pelo Naturatins vai até o dia 15 de março
Das 139 prefeituras municipais do Estado do Tocantins, 27 delas receberam o repasse ao ICMS Ecológico do governo do Estado. Isto é protocolizaram os documentos exigidos no Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) até esta sexta-feira, 9. O prazo para as prefeituras apresentares a documentação exigida pelo Naturatins vai até o dia 15 de março.

No estado, 13% do total arrecadado com o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), é destinado aos municípios na forma de ICMS Ecológico. Para que ocorra esse repasse os gestores têm menos de uma semana para organizar a documentação que comprove a realização de atividades relativas à preservação e conservação do meio ambiente durante o ano de 2017.



Alvaro Vallim 


A criação de Brigadas contra incêndio florestal, é uma das ações previstas que o prefeito poderá incrementar



O ICMS Ecológico é um incentivo às prefeituras para fomentar as atividades econômicas pautadas na legislação de proteção ambiental e no desenvolvimento sustentável dos municípios. A criação de Brigadas Contra Incêndio florestal é uma das ações previstas que o prefeito poderá incrementar. Além do repasse financeiro, o imposto facilita aos gestores desenvolverem ações que garantam o patrimônio natural da região.

Dentre as prefeituras que aderiram ao imposto neste ano, estão Araguaína, Praia Norte, Dianópolis, Rio Sono, Figueirópolis, Dueré, Ananás, Talismã, Peixe, Alvorada, Talismã, Sandolândia, Colméia, Couto Magalhães, Goiatins, Ananás e Abreulândia.

O superintendente de Gestão Ambiental do Naturatins, Natal Cesar Alves confirmou. "Estamos na reta final e eu quero fazer um alerta, um chamamento a todos os prefeitos que ainda não entregaram a documentação ao Naturatins, que o prazo não será prorrogado, haja vista o cumprimento da portaria do Naturatins e a legislação que estipula essa data para 15 de março", reforçou.

O gestor disse que após esse prazo, o órgão estará impedido de receber os documentos e as prefeituras que não entregarem a documentação na sede do Naturatins serão prejudicadas com o repasse, porque darão prejuízos aos municípios. Ele informou ainda que o Naturatins possui uma equipe preparada para analisar os processos e oferecer informações sobre os procedimentos. Mais informações pelo telefone 3218.2693 ou pelo e-mail [email protected]

No ano passado 131 prefeituras entregaram a documentação exigida ao Naturatins até o prazo. Ficaram sem receber os recursos os municípios de Campos Lindos, Chapada da Natividade, Chapada da Areia, Monte Santo, Presidente Kennedy, Santa Fé do Araguaia, Sucupira e Taguatinga.

Legislação

"O Decreto nº 5.264, de 30/06/15, trata do prazo e também anualmente o Naturatins publica portaria que estabelece o prazo final para 15 de março. Esse alerta tem como objetivo fazer um chamamento aos prefeitos para organizarem a documentação e nos entregar até a data estipulada" reforçou o superintendente.
(Da Ascom Naturatins/Tânia Caldas)

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Mais vídeosVideo Mira

ISSO É AMOR - Carlos Heleno || Official Lyric Video


Carlos Heleno

Gravado na frequência de 432hz
• Veja também o Lyric NUVEM DE GLÓRIA: https://youtu.be/Uy1E9tIXXdI
• Inscreva-se no canal: http://bit.ly/2FWyMIe 

Comente

  • Zilma
    20/03/19 10h59
    Acho irresponsáveis as pessoas usarem redes sociais para promover especulação sobre quem matou o ex-prefeito Moisés....
  • José Oliveira Martins
    20/03/19 09h13
    Incrível. Dentro de um reduto do PT. "Estado em que o PT sempre demonstra força, Alagoas não é tão resistente ao...
  • José Oliveira Martins
    18/03/19 18h03
    Vi hoje uma mensagem (18/03/19) avisando para alunos diversos Colégios de Miracema tomarem cuidado com ameaças de...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.