Tocantins, 18 de novembro de 2018 - Mira Jornal - 00:00

Municípios

Comunidade Santo Antônio de Miracema festeja Santo Casamenteiro

08/06/2018 10h10

Fotos e texto: Íris Silva
Nesta sexta-feira, 8, a Comunidade Santo Antônio do Setor Mustafá Bucar, em Miracema do Tocantins, a 78 km da Capital, inicia a parte social de uma das festividades mais tradicionais da Comunidade Católica.




VEJA PROGRAMAÇÃO:

Nos dias 8, 9 e 10, os fieis poderão assistir apresentações de quadrilha junina, participar de leiloes, de oração, venda de comidas típicas e assim, festejarem o Santo Casamenteiro, também conhecido como padroeiro dos humildes.

A festividade na Comunidade iniciou sexta-feira, 01, com a procissão e levante do mastro e finaliza na quarta-feira, 13, dia em que comemora o Santo Casamenteiro, data também, que ocorre a derrubada do mastro.

De acordo com a Rainha da Festa, Ambrosina Rodrigues da Silva, a comunidade mostra a unidade ao juntar forças em prol de uma das comemorações mais tradicionais da Igreja Católica. "Aqui unimos forças para realizar nosso festejo, e cada pessoa colabora da forma que pode, na hora acontece tudo bem". Disse a rainha.



Santo Antônio

O Santo Casamenteiro, também conhecido como Santo dos humildes, devido distribuír alimentos aos menos favorecidos, daí surgiu o "pão dos pobres", popular Pãozinho de Santo Antônio.

Tradicionalmente, no dia 13 de junho, as igrejas distribuem os pães, os quais devem ser guardados dentro de potes de farinha ou na despensa para que nunca falte comida na casa.

Programação

Todos os dias têm terço e celebração de missa, às 19h;

09/06 – Curso pais e padrinhos, 15h, Centro Catequético;

10/06 – Batizado, 9h, Comunidade Santo Antônio;

De 8 a 10/06 - parte social com leilões, quadrilha e animação com Banda Os Bom do Xote 
(Colabou Íris Silva)

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Mais vídeosVideo Mira

ONU Brasil lança documentário sobre o Dia da Consciência Negra

Considerado o maior herói negro nacional, Zumbi dos Palmares é figura presente na história do Brasil. O dia 20 de novembro, feriado nacional, é um convite para relembrar a luta pela libertação dos escravos e para refletir sobre os avanços e desafios da população negra no Brasil. Confira neste documentário, parte da Década Internacional de Afrodescendentes da ONU.

Comente

  • José Oliveira Martins
    17/10/18 09h17
    Não sei se cabe aqui minha pergunta. Outrossim vou perguntar: "Como se encontram as investigações do assassinato...
  • Dona Zilma
    08/09/18 18h40
    poise ze carlo moisés em pouco tempo fez muto por miracema, a policia p´recisa logo descobrir quem fez isso, o senhor...
  • Joel da Silva
    12/08/18 10h02
    Parabéns prefeito moisés, por não dar a desculpa q não faz nada porque tava arrumando a casa. Foi lá e fez
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.