Tocantins, 21 de setembro de 2017 - Mira Jornal - 00:00

Estado

Investco e Prefeitura de Miracema discutem água para PA Novo Mundo

12/07/2017 11h46

Fotos: Osterno Parrião
Moisés reúne em seu gabinete representantes da Investco e do Assentamento Novo Mundo para discutir abastecimento de água

O prefeito de Miracema do Tocantins, Moisés Costa, recebeu em seu gabinete, na manhã desta terça-feira, 11, representantes da Investco - empresa que administra a Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães - e do Projeto de Assentamento (PA) Novo Mundo, localizado a cerca de 15 km da cidade, para discutir a falta d’água que vem afetando as 19 famílias que residem na área próxima à subestação da Eletronorte.



Além do prefeito, participaram da reunião o presidente da Câmara Municipal, Edilson Tavares e os vereadores Adilson do Correntinho, Pedro da Farmácia e Branquinho do Araras. O assessor jurídico, Raul Pereira Borges e os diretores Joel Parizi e Neusa Hackenhaar, ambos da Investco. Maria dos Santos, líder daquela comunidade, representou os assentados.

A discussão principal foi sobre as medidas a serem tomadas para suprir a escassez de água no assentamento. De acordo com Maria dos Santos, as famílias estão sofrendo muito com a falta d’água e sem condições de comprar o líquido até para beber.

Moisés questionou a Investco sobre o abandono que promove aquelas famílias que ela mesma transferiu para aquele local e cobrou solução imediata.

Na oportunidade, Joel Parizi lembrou que em Porto Nacional houve uma situação parecida, culminando com um acordo entre o então gestor Othoniel Andrade e a Investco, quando o município assumiu as responsabilidades do abastecimento d’água dos projetos de assentamentos. No acordo, segundo ainda o diretor, a empresa disponibilizou cerca de R$ 10 mil mensais por um período de oito meses até que a prefeitura concluísse a negociação com a concessionária de água.

Na oportunidade Moisés questionou ainda o tratamento da água e sugeriu a ampliação do prazo para melhor negociar com a BRK Ambiental a transferência na negociação da obrigação do fornecimento de água para o assentamento.
Moisés estabeleceu a quantia de R$ 12 mil pelo período de doze meses, para que a prefeitura possa promover o abastecimento enquanto negocia com a concessionária.

Segundo Parizi, por não ter independência financeira, irá levar a proposta para a vice-presidência da Investco e aproveitou para sugerir ajuda emergencial com uma bomba e sistema de abastecimento, já prevendo o retorno das aulas em agosto.



Nível do Rio Tocantins – Na reunião ainda foi abordado o nível de água do Rio Tocantins, considerado bem abaixo do previsto para a época, demonstrando a escassez de recursos hídricos nas zonas urbana e rural.
Os diretores da Investco explicaram que a razão do problema é devida o déficit hídrico e que a geração de energia é estipulada pelo operador nacional do sistema.
O nível da água estará baixo na região da Praia Mirassol, sem perigo de elevar o nível até pelo menos meados de agosto.
(Da Redação/MIRA Jornal)
 

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Mais vídeosVideo Mira

Assembleia Legislativa do Tocantins, Miracema do Tocantins

Comente

  • Dr.Cicero
    10/09/17 16h28
    Gostaria de aqui neste meio púbico homenagear um amigo que acaba de falecer.Gilberto da padaria,Gilberto do salgado,...
  • Miguel Ângelo Costa Lacerda
    29/08/17 17h23
    Além, bem antes e depois de mim há essa cidade com suas ruas e nomes sugestivos Rua Bela Vista, Rua Maranhão (que...
  • AOS MENSAGEIROS
    04/06/17 16h05
    ESTAMOS REDEFININDO O QUADRO 'BOCA NO TROMBONE'. TODAS AS MENSAGENS SERÃO PUBLICADAS, MAS SOMENTE APÓS O...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.