Tocantins, 22 de fevereiro de 2020 - Mira Jornal - 00:00

Estado

TCE + Ação Capacita encerra série de encontros regionais em Miracema

05/10/2019 14h51

Leo Santana O presidente da Corte de Contas, Severiano Costandrade e o presidente da Câmara de Miracema Edilson Tavares conversaram antes do evento.
  TCE + Ação Capacita encerra série de encontros regionais na Câmara Municipal de Miracema do Tocantins

Com o tema “Poder Legislativo: Competências Constitucionais e Controle Externo”, o Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) percorreu todas as regiões do Estado realizando encontros em seis municípios escolhidos estrategicamente, para capacitar vereadores dentro do projeto TCE + Ação Capacita.

Foto: Leo Santana


A série terminou nesta sexta-feira,4, com as realizações de dois eventos, pela manhã em Guaraí e à tarde em Miracema do Tocantins, quando o Palácio Prefeito Moisés Costa, sede do Legislativo Municipal, recebeu representantes de cerca de trinta municípios, inclusive da capital Palmas..

O evento foi realizado pelo TCE em parceria com a União dos Vereadores do Estado do Tocantins (UVET), com o desafio de promover uma gestão inovadora com tecnologia, baseada em um planejamento estratégico. A capacitação orientou sobre a missão constitucional de fiscalizar a aplicação dos recursos públicos, atividade comum entre os legislativos e o Tribunal de Contas, lembrando que cabe aos vereadores julgarem as contas consolidadas dos gestores municipais, após o parecer prévio emitido pelo TCE.

Foto: Leo Santana


O presidente da Corte de Contas, Severiano Costandrade, fez questão de frisar durante suas falas nas palestras desta sexta-feira com os vereadores, que o Tribunal vai punir se precisar, multar ou imputar débito se for necessário, pois está atento às gestões públicas para que façam o seu papel corretamente.

“Não ficaremos atrás da porta esperando os gestores errarem, não fazemos isso e nem faremos. Hoje desenvolvemos uma fiscalização em tempo real para evitar o prejuízo aos cofres públicos. Mas o Tribunal não é só punitivo, é pedagógico também, por isso a importância da realização desta capacitação. Foi uma chance de nos aproximarmos daqueles (vereadores) que vivenciam os problemas diariamente com a sociedade. Plantamos uma semente para que ela germine e dê bons frutos para todos”, destacou Severiano.

Foto: Leo Santana


O diretor geral do Instituto de Contas 5 de Outubro, Júlio Edstron Secundino Santos, reforçou que o Tribunal está à disposição da sociedade para contribuir com sua evolução da melhor forma e corretamente, levando capacitações para a formação de servidores, gestores públicos e sociedade em geral. “Essas ações da Corte só têm a contribuir com a boa aplicação das políticas públicas, para que elas possam trazer reais benefícios à população”, pontuou Santos.

Foto: Leo Santana


Capacitação

Em Miracema do Tocantins, anfitriã, do evento, o presidente da Câmara Municipal, vereador Edilson Tavares, parabenizou o TCE-TO pela realização do projeto que capacita parlamentares municipais e gestores públicos, "sobretudo na boa aplicação dos recursos públicos e cumprimento da lei de responsabilidade fiscal", ressaltou.
O presidente também falou ao mirajornal.com que "a Câmara de Vereadores de Miracema está muito honrada em poder sediar um evento de grande envergadura para o municipio".

Os presidentes das Câmaras de Vereadores de Guaraí e Miracema do Tocantins, José Sabóia Neto e Edilson Tavares, respectivamente, destacaram a importância da aproximação do TCE-TO com os parlamentares municipais para que fosse possível fazer questionamentos e tirar dúvidas. 

Já a prefeita municipal de Guaraí, Líres Teresa Ferneda, que recebeu o evento na parte da manhã, também parabenizou o TCE pelo projeto. “A capacitação é muito importante, pois hoje não se governa como antigamente. Se não respeitar as leis e não tiver responsabilidade na administração dos recursos públicos, os gestores podem ser presos e respondem as sanções pelos seus atos ilícitos. Por isso, é importante ter o compromisso da capacitação”, ressaltou.

O presidente da UVET, Terciliano Gomes, reforçou que nos dias de hoje não existe gestão sem planejamento. “Os vereadores precisam ajudar pensando no bem do povo, no que é melhor para sociedade. Temos uma responsabilidade enorme de aprovar orçamento, por exemplo. Então é necessário que se faça capacitações iguais a essa para que estejamos mais preparados para o nosso dia a dia”, disse. Quem também concordou com a fala do presidente da UVET foi a vereadora de Lajeado, Leidiane Mota, que representou a União durante a capacitação em Miracema do Tocantins.

Foto: Ascom TCETO

(Com informações do TCE) 

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Mais vídeosVideo Mira

Uma hora de Musicas ' do Carnaval de Salão'; as 30 melhores Marchinhas de Carnaval dos bons tempos..

Comente

  • José Professor
    15/02/20 11h39
    É um absurdo a altura dos sons usados para propaganda em Miracema. Perturbam até pessoas que estão com problemas...
  • Rogério Santiago
    14/02/20 21h55
    Agora muitos se dizem solidariedade dizen que ajudam e que são bomzinhos a política estar se aproximando, passam 4...
  • Aílton Ferreira Araújo
    07/02/20 15h27
    Camila,dessa vez vai ser de 99% dos votos válidos. O povo de Miracema esta cansado. Pela injustiça que fez com o...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.