Tocantins, 25 de abril de 2018 - Mira Jornal - 00:00

Estado

Motoristas do Tocantins podem solicitar versão digital da CNH

04/01/2018 18h24

(Foto: Vitor Santana/ G1) Nova versão do documento vai poder ser baixada em um aplicativo para celulares
CNH digital substituí a versão comum para fiscalizações e pode ser armazenada no smartphone. Documento não pode ser usado como identificação para embarcar em aeroportos.

Os motoristas do Tocantins já podem solicitar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na versão digital. O Departamento Estadual do Trânsito (Detran) do estado foi certificado pelo Denatran para emissão do documento. Quem quiser fazer a solicitação vai precisar fazer alterações também na versão física da CNH.

Para conseguir se cadastrar no sistema online é necessário ter a versão física do documento com um QR Code. As carteiras emitidas depois que a novidade começou a ser implantada já vêm com o código, mas quem ainda não tem a nova versão vai precisar pedir uma renovação da CNH que custa R$ 85,57 se quiser a versão digital. Os motoristas não são obrigados a aderir ao novo modelo até que a CNH esteja vencida.

O código QR permite que os dados da CNH em questão fiquem disponíveis num sistema que é nacional. Após a nova impressão, o motorista precisa acessar um site do sistema de dados para se cadastrar. Ele vai preencher um formulário e receber um email para criar uma senha. Depois disso, é necessário ir até o balcão de atendimento do Detran com os documentos pessoais e um comprovante de endereço para fazer a liberação.

A CNH digital poderá ser baixada em um aplicativo criado pelo Detran e disponível para os sistemas Android e iOS. Ela pode ser armazenada em um smartphone e apresentada como documento em caso de fiscalizações. A CNH digital não é válida como documento de identificação para embarcar em aeroportos.
(Do G1TO)

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Mais vídeosVideo Mira

Dona Ivone Lara canta Acreditar e Sonho Meu no SR Brasil

cantora Dona Ivone Lara, de 97 anos, morreu na noite desta segunda-feira (16), no Rio de Janeiro, por conta de um quadro de insuficiência cardiorrespiratória. Ela estava internada desde sexta-feira (13), data em que completou 97 anos, no Centro de Tratamento e Terapia Intensiva (CTI) da Coordenação de Emergência Regional (CER), no Leblon, na Zona Sul da cidade.

Comente

  • Jonas Abreu
    19/04/18 23h06
    Não ativamos propaganda política extemporânea
  • Dadinha
    13/04/18 14h11
    Os créditos pela idealização do projeto, sem dúvidas e do nosso amigo thaller, agora não se pode negar de forma...
  • SSP TO
    08/04/18 11h53
    FELIZ DIA DO JORNALISTA! Neste 07 de abril, homenageamos todos os jornalistas por seu compromisso social diuturno...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.