Tocantins, 05 de junho de 2020 - Mira Jornal - 00:00

Saúde

COVIC-19-PALMAS/ Boletim coronavírus de 1º de abril: CSCs e hospitais privados são as principais unidades notificadoras de síndromes gripais em Palmas

01/03/2020 23h42

Foto: Divulgação Os dados são do Boletim Epidemiológico, publicado diariamente pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde
Unidades hospitalares da rede privada também estão notificando os casos de síndromes gripais, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde

O mês de abril de 2020 se iniciou em Palmas sem novas confirmações de Covid-19. Segundo o Boletim Epidemiológico de 1° de abril, publicado diariamente pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Palmas Covid-19), o monitoramento diário mostra que permanecem confirmados nove casos da Covid-19 na Capital, tendo sido descartados, até esta data, 130 casos e notificados 580. Não há óbitos relacionados ao Coronavírus em Palmas.

As notificações registradas dizem respeito, conforme atualização de protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde, a todos os casos de síndrome gripais que tenham recebido atendimento em unidade de saúde. Através dessas notificações, é possível o sistema de saúde monitorá-los.

Mas por onde esses casos foram atendidos? Segundo o boletim, os Centros Comunitários de Saúde (CSC) da Capital foram as unidades que mais registraram notificações de síndromes gripais em Palmas. Os CSCs foram o primeiro atendimento a 48,1% dos casos notificados até esta quarta-feira, 1° de abril de 2020.

Unidades hospitalares da rede privada também estão notificando os casos de síndromes gripais, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde. As unidades privadas são a origem de 32,8% das notificações e as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da Capital por 15,4% das notificações. Confira a íntegra do boletim do dia clicando aqui.

Acompanhamento de confirmados

Acerca dos casos confirmados, dos nove casos, quatro foram infectados em outros estados brasileiros e os outros cinco após contato com os casos confirmados em residentes na Capital. Apenas dois deles estão internados, em unidade hospitalar da rede privada. Tratam-se de duas mulheres com histórico de doença prévia (hipertensão arterial). Uma delas tem quadro estável e se encontra em apartamento e a outra em estado grave em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). As outras sete pessoas apresentam sintomas mais leves e se recuperam em isolamento domiciliar.

Disque Zap Coronavírus

Para garantir acesso da população a esclarecimentos da Covid-19, atendimento da rede municipal e outras dúvidas, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou o Disque Zap Coronavírus Palmas. Os atendimentos são feitos tanto por ligação telefônica como por mensagens de WhatsApp pelos números (63) 3218-5643 e 3218-5458. Os telefones 3218-5457 e 3218-5446 também estão disponíveis para consulta da comunidade. 

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Mais vídeosVideo Mira

ÍNTEGRA DA REUNIÃO MINISTERIAL: VÍDEO COMPLETO

Comente

  • José Professor
    02/06/20 08h40
    Incrível e inacreditável o que está a acontecer com a "saúde" no município. Ninguém se pronuncia. As...
  • ELISIO FERREIRA
    29/05/20 12h19
    tenham paciencia com a maioria desses grupos de sap. Só nada a ver com o objetivo, Só abobrinha e pior são os...
  • Zilda D. Rodrigues
    27/05/20 19h12
    Gosto muito desse site, Morei ai de 95 a 99, quando passei pro concurso aqui. Sigo sempre o nosso mirajornal. as...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.