Tocantins, 11 de dezembro de 2018 - Mira Jornal - 00:00

Municípios

Parlamentares da primeira capital aprovam doação de área para instalação do Corpo de Bombeiros e requerimentos que beneficiam o município

04/12/2018 07h05

Fotos: Osterno Parrião Sessão da Câmara Municipal no Palácio Prefeito Moisés Costa da Silva
Ainda foi discutida a participação da viúva Camila Fernandes num programa da rádio comunitária local.

O presidente da Câmara Municipal Edilson Tavares/MDB promoveu a realização de três sessões ordinárias na noite desta segunda-feira, 3, no Palácio Prefeito Moisés Costa da Silva, quando foi aprovado o PL nº 037 que doa uma área para construção de uma unidade do Corpo de Bombeiros em Miracema do Tocantins.



Mesa Diretora da Câmara Municipal de Miracema do Tocantins

Os vereadores ainda aprovaram, também por unanimidade, alguns requerimentos, de autoria diversas, com proposituras que beneficiam as comunidades urbana e rural do município. (ver abaixo)

Executivo Municipal - Projeto de Lei nº 037 que autoriza o Poder Executivo a alienar, mediante doação do Estado do Tocantins, imóvel urbano necessário à construção da unidade operacional do Corpo de Bombeiros Militar, nesta cidade.

REQUERMENTOS


Dr. Ricardo/PSD – Requer ao Executivo que viabilize a construção de uma Ciclovia que liga o Campus II da UFT (Universidade do Tocantins) ao Posto Via Norte.



Cirilo Douglas/PRP – O vereador líder da oposição na Câmara teve três requerimentos aprovados: Ajuda de custo para o paciente recém infartado Aldo Matos Rodrigues, de um salário mínimo durante seis meses para custeio de tratamento de saúde; Requer o encascalhamento do final da Rua Alameda, atrás da Escola Municipal Francisco Martins Noleto, no setor Universitário; Requer ainda o encascalhamento e raspagem da Rua José Mariano Coelho, no trecho que compreende da Stellar Forro até a Rua Alameda.


Núbio Gomes/PSD requereu um quebra-molas na Rua Severino Pinheiro, no setor Vila Verde, entre os clubes Água Viva e Acácias (Maçonaria); Requereu ainda a iluminação daquela rua no trecho próximo ao Cemitério, saída para o PA Brejinho.


Pedro da Farmácia/PRB – O líder do prefeito na Câmara requereu do Executivo que viabilize a cobrança a empresa BRK Ambiental para realizar reparos da manta asfaltica no setor Santa Filomena e demais locais que forem necessários.


Branquinho do Araras/PT requereu ao Executivo que viabilize um estudo referente à realização de um Concurso Público no município em 2019; Requereu também a realização de Audiência Pública para esclarecimento sobre Orçamento do Município de Miracema do Tocantins.

GRANDE EXPEDIENTE

   

Devidamente acompanhado pelo site mirajornal.com, os parlamentares miracemenses debateram alguns temas e fizeram pronunciamentos em seus acentos nas próprias bancadas, exceto o vereador Núbio Gomes, que chegou já no final da última sessão, utilizou o púlpito para elogiar e criticar algumas ações do Executivo. Agradeceu o tratamento solicitado na Praça Diogo Jardim, mas criticou o estado dos canteiros e jardins do setor Correntinho, como também a estrada que dá acesso à Ilha da Ema, a região dos pilões e destacando a área próxima a Fazenda Kaburé, onde teria presenciado um caminhão atolado.

Em seguida o vice-presidente Irmão Didan/PSB, embora concordando com o colega, justificou a situação devido ao período chuvoso. Didan disse inclusive que máquinas estão na região aguardando uma trégua da chuva para fazer os tratamentos necessários.

Na oportunidade o vereador Adilson do Correntinho/PV, parabenizou o colega Núbio Gomes, “pela preocupação” e informou que teria conversado com o prefeito sobre a podagem das árvores e tratamento dos canteiros.

O vereador Cirilo Douglas, após cumprimentar nominalmente algumas pessoas da assistência, defendeu seus requerimentos, destacando o que pede ajuda de custo para o munícipe Aldo Matos Rodrigues, vitima de um enfarto. Sua propositura teve subscrição solicitada pelos colegas Edilson, Pedro, Adilson e Maria Bala.

Em sua fala, Pedro da Farmácia justificou sua propositura para que a empresa BRK Ambiental faça serviços de recuperação da malha asfática recém pavimentada, que apresenta defeitos e ainda deformidades deixadas pela empresa quando implantou a rede de água e esgoto, classificando o serviço como “de má qualidade”. Fato ratificado pelo vereador Nasci da Ótica/PSD, que ainda enumerou alguns casos, avaliando que “são muitos irresponsáveis e estão dando prejuízo para a prefeitura de Miracema”.

     

O líder do MDB na Casa de Leis, Natan Fontes, também concordou com os colegas, alertando que os buracos deixados pela empresa podem provocar acidentes que venha a responsabilizar a prefeitura.



Vereadora Maria Bala

O líder do prefeito na Câmara comunicou à Mesa Diretora que tem recebido mensagens via redes sociais, questionando os números apresentados pelo ex-procurador do município, advogado Flavio Suarte, quando teria dito, durante o programa de rádio na manhã do último sábado, 1º, quando acompanhou a viúva do prefeito Moisés Costa, que havia saldo no caixa da prefeitura para realizar pagamentos. Contradizendo, Pedro mostrou um conjunto de relatórios onde comprovariam que não havia dinheiro em caixa para pagamento na época apontada e desafiou o ex-procurador a comprovar o que teria dito, solicitando a Mesa sua convocação.


O presidente Edilson Tavares, em ato imediato, solicitou aos pares que se manifestassem, caso fossem a favor da convocação do ex-procurador. Sem algum aceno positivo, o presidente encerrou a discussão e informou que esteve acompanhando a ex-primeira-dama do município Camila Fernandes, quando ela foi à emissora de rádio falar sobre os feitos de marido brutalmente assassinado um último dia 30 de agosto, sobre a comoção da família e o desejo da elucidação do crime que completava 90 dias de impunidade. “Fui sim, acompanhar Camila, levar minha solidariedade à família e tentar confortar um sofrimento inconfortável”, disse, assegurando que aquele ato, sem conotação política, foi o mínimo que podia fazer como amigo/irmão do saudoso ex-prefeito Moisés Costa.

No final da sessão, Pedro da Farmácia lembrou aos pares sobre o futebol solidário que vai acontecer na cidade, quando serão arrecadados alimentos não perecíveis, para serem distribuídos à população carente após o evento, promovido pelo radialista Paulo Cavalcante e o desportista Manoel Queiroz, no próximo dia 22, no Estádio Castanheirão.

Encerrando a sessão o presidente Edilson Tavares convocou os parlamentares para a próxima sessão que será realizada na segunda-feira, dia 10, quando serão julgadas as contas da gestão municipal de 2014.
(Da Redação/MIRA Jornal)
 

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Enquete

QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE 'CRIME PERFEITO' ?

Mais vídeosVideo Mira

7 de Dezembro de 2018 - Miracema do Tocantins Capital por Um Dia

Comente

  • Indignado
    28/11/18 11h37
    Acorda povo de Miracema e região. Tirem a bunda do sofá e se mexam. Acordem e olhem em sua volta. É um absurdo o que...
  • José Oliveira Martins
    17/10/18 09h17
    Não sei se cabe aqui minha pergunta. Outrossim vou perguntar: "Como se encontram as investigações do assassinato...
  • Dona Zilma
    08/09/18 18h40
    poise ze carlo moisés em pouco tempo fez muto por miracema, a policia p´recisa logo descobrir quem fez isso, o senhor...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.