Tocantins, 23 de julho de 2019 - Mira Jornal - 00:00

Estado

Ministério Público deverá exigir instalação de um sistema de alerta na barragem da Usina Luís Eduardo Magalhães

25/06/2019 07h58

[Foto: Usina de Lajeado] O inquérito civil público foi instaurado no início deste ano
O inquérito civil público foi instaurado no início deste ano ; Foi agendada uma reunião para o próximo dia 08 de julho

Em cumprimento às regras nacionais e internacionais de segurança em barragens, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) estuda a possibilidade de exigir da Investco, companhia responsável pela operacionalização da Usina Luís Eduardo Magalhães (UHE LEM), a instalação de um sistema de alerta com sirenes, bem como a estruturação de um plano de evacuação eficaz para o caso de rompimento ou outra falha estrutural na barragem da Usina.

[Foto: Usina de Lajeado]

(à esquerda) Lajeado......./.(à direita) Miracema do Tocantins..............................................................................

Usina Hidrelética Luiz Eduardo Magalhães (Usina de Lajeado)


No último dia 29 de janeiro deste ano, o promotor de Justiça de Tocantínia, João Edson de Souza, instaurou Inquérito Civil Público (ICP) para verificar se a empresa cumpria as medidas de segurança exigidas. Notificada, a Investco apresentou como resposta o Plano de Ação de Emergência (PAE), que abrange os municípios de Lajeado e Tocantínia.

Foi agendada uma reunião para o próximo dia 08 de julho, onde serão convocados representantes da Investco e da Defesa Civil do Estado para discutir as medidas a serem efetivadas e os fatos ocorridos na madrugada desta segunda-feira, quando boatos sobre abalo estrutural da Usina de Lajeado deixaram moradores em pânico.

A tramitação do Inquérito Civil Público 0843/2019 pode ser acompanhada no site do Ministério Público, por meio do link https://mpto.mp.br/cidadao/ejud-search.

ALARME FALSO

Mensagens falsas divulgadas pelas redes sociais no final da noite deste domingo, 23, deixaram os moradores de Tocantínia e Miracema do Tocantins, apavorados. As mensagens fake anunciavam um rompinento da barragem da Usina Hidrelétrica LEM, conhecida por Usina de Lajeado, no rio Tocantins, construída entre os municipios de Lajeado e Miracema do Tocantins, e que o 'estouro' estaria provocando alagamento da região.

Em Tocantinia moradores evacuaram a cidade e refugiamdo-se na a zona rural do município, com a posssibilidade de uma inundação.
A emissora de rádio Comunitária local foi bastante acionada por populares para saber a veracidade das mensagens, mas serm sucesso porque a Rádio Nova FM funciona via on line na madrugada.  "A jovem Thayohhana Costa, 24 anos contou que  "a gente ficou desesperada. Só deu tempo de pegar as crianças, peguei meu filho, chamei alguns vizinhos e fui avisar minha mãe. Foi um tumulto na estrada: crianças pedindo ajuda, gente correndo de a pé, de bicicleta de moto".

Foto: Divulgação


Moradores de Tocantínia fugiram para a zona rural da cidade 


Miracema - Também parte da comunidade da primeira capital do Estado ficou bastante assustada com as mensagens falsas. Dezenas de veículos chegaram a se concentrarem na parte alta da cidade, na saída para Miranorte, com familias apavoradas com o suposto estouro da barragem e cosequente alagamento da cidade baixa.

Policia - A Polícia Civil abriu uma investigação para apurar a origem do boato.  A informação falsa provocou bastante confusão. A Delegacia de Crimes Cibernéticos deverá abrir inquerito para apurar autoria e repasses das mensagens fake.

Conforme teria informado o delegado de Tocantínia, Pedro Henrique, a Polícia Militar foi ao local para averiguar a usina e os agentes de polícia estão recolhendo testemunhos e indícios dessa fake news. "Pode ser que tenha relação com outros crimes, que isso será apurado também, e abriremos inquérito policial em Tocantínia e possivelmente em Lajeado também".

O delegado Pedro Henrique ainda ressaltou que crimes registrados durante e após a confusão serão investigados. "A fake news geralmente vem associada a algum crime ou para encobrir outros crimes, como um assalto, algum roubo ou furto que possa ter ocorrido na cidade. A cidade ficou muito movimentada na parte de procedimentos criminais, teve homicídios e teve assalto a um posto de combustível. Pode ser que esteja associado ao boato para desviar a atenção", explicou.

Usina - A Usina Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães (UHE LEM), conhecida por Usina de Lajeado,  fica no rio Tocantins, entre as cidades de Lajeado, e Miracema do Tocantins, região central do Estado. Abaixo do reservatório ficam os municípios de Miracema do Tocantins, com 19,05. mil habitantes, e Tocantínia, com 7,4 mil, oncluindo a reserva imdígena Xerente.

Investco - O gerente de operação e manutenção da Investco, Edson Caldeira, garantiu que a barragem está em perfeito funcionamento e a empresa trabalha junto com a Defesa Civil, informando todos os dias a situação da usina. Ele teria informado à imprensa que "Estamos sempre em contato com a Defesa Civil, com as prefeituras, de forma muito tranquila. Se ocorrer alguma mudança na usina que a gente tenha que fazer, a gente informa a Defesa civil com muita antecedência. Diariamente a gente mantém um link e manda e-mails, onde é colocada a produção de energia que a gente vai ter e a quantidade de água que vai passar para baixo da usina".

A Investco, empresa responsável pela UHE LEM, informou que todas as recentes informações veiculadas sobre a barragem da UHE Lajeado são fake news. "A Companhia realiza todas as inspeções exigidas pela legislação por meio de empresas independentes, e a usina está operando em total normalidade", diz nota enviada.
(Da Redação/MIRA-Com informaçõres do MPE)



   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Mais vídeosVideo Mira

Roberto Carlos e Erasmo Carlos no Maracanã: Amigo (11/07/2009)

20 de Julho - Dia Internacional do Amigo - Dia da Amizade



Comente

  • Aílton Ferreira Araújo
    19/07/19 09h57
    A morte do Moisés, até hoje nada, a polícia sabe, a polícia não e besta só está esperando provas concretas. Ssp vamos...
  • AILTON FERREIRA ARAUJO
    19/07/19 09h52
    Manoela cruz, isso e verdade o povo falsos e esses vereador de Miracema, 2020 está chegando todos querem novamente...
  • Manuela Cruz
    16/07/19 11h59
    Certos políticos, quando querem ser eleitos,ser bem sucedidos na política,usam artimanhas, irão nas suas casas fazer...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.