Tocantins, 23 de abril de 2019 - Mira Jornal - 00:00

Rural

Fábrica de Touros Senepol ganha representação em Iacanga (SP) e Santa Rosa do Tocantins (TO)

07/02/2019 14h08

Essa é a primeira franquia de genética bovina do País, que nasceu de uma parceria entre a holding SMZTO e a Senepol Nova Vida.

O produto escolhido foi o touro da raça Senepol, trazido para os pastos brasileiros no ano 2000. O franqueado Flavius Rubira, que é pecuarista e médico-veterinário, projeta grande sucesso da Fábrica de Touros Senepol, a primeira franquia de genética do País, lançada pela holding SMZTO e a Senepol Nova Vida, detentora do maior acervo genético da raça no mundo.

O Senepol é extremamente precoce, dócil e adaptado às necessidades da pecuária nacional. Nosso foco será o mercado de touros do Tocantins, com a oferta de uma genética consolidada, afirma Flavius Rubira, dono de fazendas em Iacanga (SP) e Santa Rosa do Tocantins (TO).

Já são 25 anos de atuação no agronegócio, com ampla experiência na produção de cana-de-açúcar, laranja, caprinos, bovinos leiteiros, gado de corte e plantio de madeira nobre. Com o novo investimento na franquia, a venda de touros Senepol pode vir a ser um de seus negócios mais rentáveis, ao menos essa é sua expectativa.

Investir na Fábrica de Touros Senepol é meio caminho andado. Desenvolver a própria marca demandaria tempo e com a franquia tenho acesso a genética pioneira selecionada pela Senepol Nova vida, que foi responsável pelas primeiras importações de animais Senepol, há 18 anos. Traz know-how e gera credibilidade, complementa o pecuarista.

Fábrica de Touros Senepol é semente para projeto de integração

Nesta fase inicial, o criador está produzindo 140 touros Senepol com a aquisição de duas franquias, uma para cada propriedade. Ao participar, ele precisou apenas reservar as matrizes que foram enxertadas pelos técnicos da franquia com embriões sexados de machos. Vamos aumentar a produção de acordo com a demanda. Ao mesmo tempo, apresentaremos o que esses touros são capazes de produzir. Compramos antecipadamente dez reprodutores da Nova Vida e cobrimos parte de nossa vacada Nelore para que os clientes vejam in loco o desenvolvimento precoce dos bezerros, explica. Animais F1 Senepol costumam apresentar desempenho 30% superior, chegando a [email protected] aos 20 meses em regime de pasto, com suplementação mineral.

Aproveitando a estrutura e os recursos sazonais disponíveis em suas fazendas, o pecuarista deve lançar, nos próximos anos, um projeto de integração com outros pecuaristas para fornecer à indústria frigorífica carne de Senepol padronizada com regularidade. A ideia é fornecer genética de touros melhoradores para que os participantes cubram a vacada comercial. Receberão assistência técnica e garantia de compra a preços mais atraentes.

Senepol em números

Uma das principais características do Senepol é a produção de carne macia, entretanto, provas de ultrassonografia identificaram linhagens capazes de transferir marmoreio, aquela gordura entremeada que confere características gourmets aos cortes.

Quanto mais produtores experimentam essas vantagens, mais o Senepol avança, contabilizando atualmente quase 900 criadores e 100 mil animais registrados em mais de 17 Estados. Cerca de 300 mil doses de sêmen de touros Senepol foram vendidas apenas no ano passado, segundo a Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA).

Os plantéis mais consistentes estão em Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás. O Centro-Oeste é maior consumidor de touros e um novo mercado está se abrindo ao Norte, apontado como uma das mais novas fronteiras pecuárias do País, complementa Flavius.

O crescimento anual do rebanho Senepol gira em torno de 20% ao ano e deve expandir ainda mais após o surgimento de projetos como a Fábrica de Touros Senepol. Em decorrência dos ganhos gerados pelo choque de sangue nos cruzamentos, o Senepol consegue elevar a rentabilidade do pecuarista comum acima de 30%.

Os touros Senepol cobrem uma média maior de vacas e são ativos por até dez anos. O índice de prenhez da vacada com touro Senepol é superior a 90%. Outro importante diferencial de quem usa touro Senepol para cruza é a obtenção de 100% de heterose.

"A Fábrica de Touros é um projeto muito importante, dada a pujança do Senepol no Brasil. É uma iniciativa alinhada com as estratégias e diretrizes estabelecidas pela ABCB Senepol. São ações como essa que têm levado ao crescimento sustentável do Senepol", observa Pedro Crosara, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol).

Senepol Nova Vida e SMZTO, marcas líderes

Foi no ano 2000 que a Senepol Nova Vida importou os primeiros animais vivos da raça Senepol, produzindo mais de 2.000 bezerros puros de origem em apenas um ano, com o auxílio da tecnologia de FIV Fertilização In Vitro, quase desconhecida na época. Genética melhoradora rapidamente difundida e que hoje está presente em praticamente todos os plantéis de Senepol do Brasil.

Pioneirismo, tradição e domínio de tecnologias, além do know-how construído pela Nova Vida nos 18 anos do Senepol no Brasil, foi o que mais chamou a atenção do empresário José Carlos Semenzato, referência no mundo do franchising, sócio fundador de marcas consagradas, como a Casa X e ou Instituto Embelleze.

Após um estudo aprofundado sobre as oportunidades do agronegócio, a equipe de analistas do empresário identificou a pecuária de corte como um investimento sólido, com retorno a médio prazo, sendo o touro Senepol a opção mais rentável por sua adaptação ao clima tropical e capacidade de produzir carne de qualidade em sistema de pasto, sem regalias. E assim nasce a Fábrica de Touros Senepol, a primeira franquia de genética bovina, cuja meta é produzir 20.000 touros Senepol PO/ano.   
(Da Pec Press)

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Mais vídeosVideo Mira

Paixão de Cristo de Nova Jerusalém 2018

Íntegra do espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém 2018, ocorrido em cidade-teatro situada no interior do estado brasileiro de Pernambuco.

Na peça, Renato Góes interpretou Jesus Cristo. Os atores Tonico Pereira (Anás), Rita Guedes (Madalena), Kadu Moliterno (Pilatos), Nicole Bahls (Herodíades) e Victor Fasano (Herodes) também fizeram parte do elenco.

O especial da Rede Globo Nordeste foi apresentado pelo Padre Marcelo Rossi.

Comente

  • José Professor
    12/04/19 09h31
    Pelo andar da carruagem, quase parando, as ações e serviços da Prefeitura novamente vão eleger um "salvador da...
  • José Professor
    09/04/19 17h03
    Só agora o TCE vai tomar providências? Este fato é uma notícia alarmante: "TCE vai apurar, em tomada de contas,...
  • José Professor
    06/04/19 17h12
    Com "nome sujo" 98% dos municípios têm veto para receber recursos federais. O percentual de municípios...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.