Tocantins, 17 de dezembro de 2017 - Mira Jornal - 00:00

Municípios

Vereadores de Miracema são prestigiados por representantes da medicina, politica, militar e governo federal

03/10/2017 12h34

A sessão ordinária desta segunda-feira, 2, foi prestigiada pelo decano médico do HRM (Hospital de Referencia de Miracema), Francisco Francimar Gonçalves Ferreira, ex-vereador de Palmas e ex-presidente do Detran-TO, Evandro Gomes, comandante instrutor do Tiro de Guerra 11008 de Miracema do Tocantins, subtenente Edemilson Bezerra da Silva e o diretor da Eletronorte Carlos Duarte de Andrade, que participou da Tribuna Livre.

Osterno Parrião


Partricipantes da Tribuna Especial: ex-vereador de Palmas, Evandro Gomes; diretor da Eletronorte,
Carlos Duarte; médico do HRM, Dr. Francisco Francimar; comandante do TG Miracema, subtenente Edemilson
.


No chamado ‘grande expediente’, quando o vereador inscrito tem até 10 minutos para pronunciamento, o médico/vereador Dr. Ricardo/PSD, mais uma vez questionou o aluguel de um veículo Van, pago pela Prefeitura para transporte dos pacientes que fazem hemodiálise e tratamentos em Palmas e o valor do aluguel do prédio que serve à secretaria municipal de Educação. O vereador questionou ainda a falta de ventiladores e bebedouros em escolas municipais.

Por sua vez o vereador Nasci da Ótica/PSD, disse que foi informado sobre um abandono da maquina Patrol, que estaria num local da zona rural sem os pneus. Nasci ainda disse ter ouvido falar que cada vereador receberia cerca de dez vagas para empregos e que “a partir de hoje eu sou Jair Bolsonaro para presidente”, brincou. Num a parte o líder da bancada do prefeito, Natan Fontes/PMDB, concordou que a Patrol estava no local, com pneus estourados, como em outras vezes, mas de tanto trabalhar “pois ela atende a todo o município e a zona rural tem recebido elogios da comunidade porque está sendo muito bem cuidada”.

Ressaltando a defesa de líder, o vice-presidente da Câmara, vereador Irmão Didan/PSB disse que a Patrol está lá desde a última sexta-feira (29), próxima a sua residência e que já chegaram os dois pneus que estragaram devido ao uso, “estamos esperando o borracheiro para fazer a troca”, amenizou e aproveitar para manifestar o contentamento da comunidade rural pelo tratamento e apoio que tem recebido do prefeito Moisés Costa.

Utilizando a Tribuna o vereador Adilson do Correntinho/PV, destacou o trabalho e a importância da ALIAR - Associação Aliança Para Um Futuro Melhor, fundada em 2012, que também está envolvida com a Projeto de Horta Hidropônica, com apoio da Investco, instalada no setor Novo Horizonte. Adilson lembrou que a ALIAR atende famílias de baixa renda e necessita do apoio do Executo e Legislativo para desenvolver seus projetos sociais.

Núbio Gomes/PSD confessou que está passando por um momento de felicidade, fazendo referencia que em breve será pai, e que um filho vai ajudá-lo a ficar mais experiente e melhorar seu entendimento da vida. Núbio voltou a criticar o descaso cometido contra o córrego Correntinho, que abastece a cidade com água potável após ser tratada. Denunciou o lixo acumulado no leito já diminuto, garrafas pet e latinhas de bebidas, além do desmatamento que o córrego é obrigado a conviver. “nosso Correntinho está morrendo”, alertou. Por fim disse que vai procurar o departamento que cuida do Meio Ambiente do município e exigir a recuperação do córrego.

Pedro da Farmácia/PPB proporcionou um momento de tristeza e saudades ao ter aprovadas as moções de pesar para as famílias de ‘Seu Quirino’, como era conhecido o ex-vereador Quirino de Sousa Ribeiro, falecido dia 20 de setembro aos 77 anos e Calixto Ferreira Lira, falecido no último dia 22. As famílias ficaram agradecidas à Câmara pelas homenagens, principalmente ao vereador Pedro, autor das proposituras. Pedro, que fez saudações para seus pais que estavam presentes à sessão, ainda destacou o inicio da construção das duas pontes sobre o Rio Providencia, na última sexta-feira (29), cujas denominações foram sugeridas por ele: Gregório Bié, ponte da região dos Biés; e Oton Coelho, da região dos Galvões.

O vereador Cirilo Douglas/PPR, que na última sexta-feira (29), representou a Câmara na inauguração da sede própria da ACIAM, falou sobre seus projetos de lei que a presidência já encaminhou para as devidas comissões. Na oportunidade lembrou que criticou o deputado federal Carlos Gaguin/Podemos-TO, autor de uma propositura que pede a transposição do Rio Tocantins para o Rio São Francisco e dessa vez elogiava o deputado pela autoria da emenda para a construção
das pontes sobre o Rio Providência.

O ainda petista vereador Branquinho do Araras/PT, já que tem recebido propostas para mudança de legenda, defendeu seu projeto de lei que cria o programa Juventude Legislativa e discorreu sobre a importância do Tiro de Guerra de Miracema, reclamando a efetivação do convênio com a unidade do Exército Brasileiro. Por fim, o petista criticou o governo federal pelas privatizações ocorridas recentemente com as vendas das Usinas e de parte da Petrobrás.

Natan Fontes/PMDB, além de algumas intervenções em defesa do Executivo Municipal, em seu pronunciamento fez referencia a propositura do colega Núbio Gomes, que pede encascalhamento da entrada e saída d’água da estrada que liga o pé de pequi na Rodovia Nicota Pires até a fazenda de Raimundo Boi. “Recebi a informação do Bento Alves (interlocutor do Governo Marcelo Miranda junto aos municípios) que as máquinas estão chegando esses dias lá para fazer o serviço”. Falou sobre os recursos que a deputada federal Dulce Miranda/PMDB vai encaminha em 2018 para Escola Agrícola e recuperação de escolas municipais. Por fim parabenizou os deputados Nilton Franco (estadual) e Carlos Gaguin (federal) por ajudar Miracema, principalmente neste primeiro ano de administração onde poucos recursos e muito a ser feito são enfrentados pelo prefeito Moisés, que mesmo assim consegue com parcerias realizar a mudança pra Miracema.

O presidente da Casa, vereador Edilson Tavares/PMDB, fez uma explanação sobre a importância do título de propriedade de imóvel, que além do conforto da legalidade de seus bens, ainda fica apto a negociação do imóvel como a garantia para financiamento e empréstimos. Edilson obteve as aprovações dos requerimentos que pede ao Executivo a medição e entrega da documentação aos proprietários dos lotes da Avenida Alameda e da Rua 40, no setor Universitário.
Tavares ainda lembrou que esteve acompanhando do prefeito Moisés numa reunião com diretores da TerraPalmas, quando foi tratada a regularização dos imóveis da antiga Cohab/GO “A parceria proporcionar a doação os imóveis para a Prefeitura que por sua vez vai repassar para os proprietários de fato, já titularizados”, projetou o presidente.

Tribuna Livre – Devidamente inscrito na Tribuna Livre, o diretor da Eletronorte, Carlos Duarte realizou uma palestra sobre a privatização de instituições federais feitas a afazer pelo Governo Federal. Apresentou números e dados sobre a Eletronorte e alertou quanto o perigo de vender a concessionária da Eletrobrás e exemplificou: “O Governo privatizou a Embratel e junto foram os seus satélites e se a Eletronorte for vendida, juntos vão nossos rios e florestas”, justificando que “é de lá que produzimos nossa energia elétrica”. Carlos Duarte disse que está percorrendo Câmaras Municipais do Estado, solicitando a parceria com os vereadores para impedir a privatização e concluiu “Energia não é mercadoria”.
(Da Redação/MIRA Jornal)
 

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Mais vídeosVideo Mira

PRAIA DO PAREDÃO EM MIRACEMA DO TOCANTINS - BELEZAS DO TOCANTINS

Comente

  • Dr.Cicero
    10/09/17 16h28
    Gostaria de aqui neste meio púbico homenagear um amigo que acaba de falecer.Gilberto da padaria,Gilberto do salgado,...
  • Miguel Ângelo Costa Lacerda
    29/08/17 17h23
    Além, bem antes e depois de mim há essa cidade com suas ruas e nomes sugestivos Rua Bela Vista, Rua Maranhão (que...
  • AOS MENSAGEIROS
    04/06/17 16h05
    ESTAMOS REDEFININDO O QUADRO 'BOCA NO TROMBONE'. TODAS AS MENSAGENS SERÃO PUBLICADAS, MAS SOMENTE APÓS O...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.