Tocantins, 12 de dezembro de 2019 - Mira Jornal - 00:00

Estado

Fogo no cerrado interdita ponte Pe. Cícero e interrompe trânsito na TO 010; Serra de Lajeado queima há três dias.

13/08/2019 14h09

Foto: Divulgação/Redes Sociais
Os meses de agosto, setembro e outubro são os que mais registram focos de queimadas no Tocantins, segundo o Portal Tocantins e a principal causa é devido ao período de estiagem (sem chuva) e o tipo da vegetação existente no estado (Cerrado).

Na manhã desta terça-feira, 13, um dos focos de incêndio existentes no cerrado que margeia o Rio Tocantins, nas rodovias TO 342 (Miracema/Lajeado) e TO 010 (Lajeado/Palmas), que dão acesso á Capital chegou até a Ponte dos imigrantes Nordestinos Padre Cícero José de Sousa, alcançando a rede elétrica da estrutura, interrompendo i fluxo de veículos por algumas horas.



Um grande engarrafamento, de ambos os lados, atrapalhou a viajem de muita gente, mas sem deixar vitimas. Apenas um veículo que estava estacionado nas proximidades foi alcançado pelo fogo, deixando-o praticamente com perda total.
As queimadas trazem prejuízos ao meio ambiente a ainda provoca danos à sociedade, além de prejuízos até fatais á saúde pública.



Em números divulgados pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM), o Tocantins registrou ano passado exatos 8.033 focos de calor (65% menor que em 2017)m sendo que os meses mais críticos foram agosto, com 1.361 focos, setembro com 1.796, e outubro com1. 371 focos.

De acordo CBM, provocar incêndio ambiental é crime e, ao avistar um foco de queimada, a primeira coisa que o cidadão deve fazer é ligar para os telefones de Emergência: 193 (Bombeiros); 199 (Defesa Civil); ou 190 (Polícia Militar). Caso o cidadão tenha visto quem colocou o fogo, deve procurar anotar alguma informação que possa identificar o criminoso e repassar para as autoridades



Serra de Lajeado
No último domingo (11) o incêndio no município de Lajeado aconteceu após o pneu de um caminhão estourar, quando provocou o incêndio no veículo e as chamas atingiram grandes proporções, se alastrando para Serra de Lajeado, devido à vegetação seca.

Ainda no domingo, aproximadamente 30 brigadistas atuaram no combate as chamas, perdurando até a segunda, 12, quando chegou reforços, inclusive um helicóptero da SSP (secretaria de Segurança Pública) que atuou no transporte dos brigadeiros e lançamento de água sobre as chamas. Cerca de nove brigadeiros de Miracema do Tocantins se juntaram aos de Lajeado e do Naturatins e Previ Fogo/IBAMA, com usos de abafadores, sopradores e bombas costais.
(Da Redação/MIRA Jornal-Com informações Portal TO e CBM-TO)

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Enquete

NESTE DIA 30 DE NOVEMBRO COMPLETARAM-SE UM ANO E TRÊS MESES QUE MOISÉS 'DA SERCON' COSTA FOI ASSASSINADO E A POLICIA CIVIL AINDA NÃO CONSEGUIU ANUNCIAR ELUCIDAÇÃO DO CRIME COM CARACTERÍSTICAS DE MOTIVAÇÃO POLITICA. VOCÊ AINDA ACREDITA NA POLÍCIA DO TOCANTINS ?

Mais vídeosVideo Mira

Miracema do Tocantins Capital Por Um Dia!

7 DE DEZEMBRO

MIRACEMA, CAPITAL POR UM DIA 






Miracema TV Online






Comente

  • Aílton Ferreira Araújo
    11/12/19 08h26
    José professor, tenho muita fé que sim, Miracema, tem que mudar, já foi tantas oportunidade e não foi aproveitada.
  • José Professor
    10/12/19 10h02
    Estou começando a acreditar que as coisas vão seguir outro caminho nas eleições para "alcaide e edis" em...
  • Aílton Ferreira Araújo
    08/12/19 13h53
    Miracema, não vai muda nunca. 1 capital provisória 2 linhão norte e sul 3 ferrovia norte e sul 4 hidrelétrica...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.