Tocantins, 21 de agosto de 2019 - Mira Jornal - 00:00

Estado

Fogo no cerrado interdita ponte Pe. Cícero e interrompe trânsito na TO 010; Serra de Lajeado queima há três dias.

13/08/2019 14h09

Foto: Divulgação/Redes Sociais
Os meses de agosto, setembro e outubro são os que mais registram focos de queimadas no Tocantins, segundo o Portal Tocantins e a principal causa é devido ao período de estiagem (sem chuva) e o tipo da vegetação existente no estado (Cerrado).

Na manhã desta terça-feira, 13, um dos focos de incêndio existentes no cerrado que margeia o Rio Tocantins, nas rodovias TO 342 (Miracema/Lajeado) e TO 010 (Lajeado/Palmas), que dão acesso á Capital chegou até a Ponte dos imigrantes Nordestinos Padre Cícero José de Sousa, alcançando a rede elétrica da estrutura, interrompendo i fluxo de veículos por algumas horas.



Um grande engarrafamento, de ambos os lados, atrapalhou a viajem de muita gente, mas sem deixar vitimas. Apenas um veículo que estava estacionado nas proximidades foi alcançado pelo fogo, deixando-o praticamente com perda total.
As queimadas trazem prejuízos ao meio ambiente a ainda provoca danos à sociedade, além de prejuízos até fatais á saúde pública.



Em números divulgados pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM), o Tocantins registrou ano passado exatos 8.033 focos de calor (65% menor que em 2017)m sendo que os meses mais críticos foram agosto, com 1.361 focos, setembro com 1.796, e outubro com1. 371 focos.

De acordo CBM, provocar incêndio ambiental é crime e, ao avistar um foco de queimada, a primeira coisa que o cidadão deve fazer é ligar para os telefones de Emergência: 193 (Bombeiros); 199 (Defesa Civil); ou 190 (Polícia Militar). Caso o cidadão tenha visto quem colocou o fogo, deve procurar anotar alguma informação que possa identificar o criminoso e repassar para as autoridades



Serra de Lajeado
No último domingo (11) o incêndio no município de Lajeado aconteceu após o pneu de um caminhão estourar, quando provocou o incêndio no veículo e as chamas atingiram grandes proporções, se alastrando para Serra de Lajeado, devido à vegetação seca.

Ainda no domingo, aproximadamente 30 brigadistas atuaram no combate as chamas, perdurando até a segunda, 12, quando chegou reforços, inclusive um helicóptero da SSP (secretaria de Segurança Pública) que atuou no transporte dos brigadeiros e lançamento de água sobre as chamas. Cerca de nove brigadeiros de Miracema do Tocantins se juntaram aos de Lajeado e do Naturatins e Previ Fogo/IBAMA, com usos de abafadores, sopradores e bombas costais.
(Da Redação/MIRA Jornal-Com informações Portal TO e CBM-TO)

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Enquete

QUAL O MELHOR CAMINHO PARA ELUCIDAR O CRIME QUE MATOU MOISÉS COSTA ?

Mais vídeosVideo Mira

MIRACEMA DO TOCANTINS, 71 ANOS !

No próximo dia 25 de agosto, a primeira capital do Tocantins
completa 71 anos de emancipação politica.

Miracema do Tocantins conquistou sua independencia de Santa Maria do Araguaia, atual Araguacema, em 25 de agosto de 1.948.

PARABÉNS MIRACEMA !


Inusitada Produções
O projeto "Miracema em 4K" tem como objetivo fazer diversos registros da primeira capital do Tocantins sob uma nova ótica, através de novas tecnologias de captação audiovisual.
Apoio Cultural
MIRA Jornal

Comente

  • Maria Pereira
    20/08/19 18h53
    Tem políticos que estar se achando com pesquisas fracas, dizendo que estão bem colocados, caíam nessa vai achando que...
  • José Professor
    16/08/19 11h31
    Pouco saio de casa.Após as 19 h então é quase impossível.Aliás, "veio, moco e troncho" tem mais é que ficar...
  • José Professor
    16/08/19 09h55
    Vi, li, escrito em uma ambulância municipal:"Todos juntos por uma Miracema melhor." Fiquei surpreso visto...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.