Tocantins, 11 de dezembro de 2019 - Mira Jornal - 00:00

Saúde

Pessoas com câncer e ostomizados têm todos os seus direitos garantidos por lei no País

28/11/2019 10h47

Foto: Divulgação Pacientes ostomizados: quais seus direitos perante a lei
A lei brasileira garante que é um dever do Estado prover o direito à saúde para todos. Porém nem todos sabem quais são esses direitos e como reivindicá-los perante a Constituição Federal.

O indivíduo que passou por ostomia é aquele que precisou de intervenção cirúrgica para criar uma "abertura" no corpo, ou um caminho alternativo de acesso do intestino ou da via urinária para o meio externo, possibilitando a saída de urina ou fezes.

Em português, chama-se a abertura de estoma. Diversos tratamentos para câncer, por exemplo, demandam por estomas.

Os pacientes ostomizados, ou seja, todos aqueles que passaram pelo procedimento de ostomia, possuem direitos garantidos por lei no Brasil, dentre eles os Serviços de Atenção às pessoas ostomizadas, que são unidades de saúde direcionadas aos pacientes que possuem estoma.

Além disso, pessoas que passaram pela ostomia têm os mesmos direitos garantidos que pacientes com algum tipo de deficiência física. O Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999 (art. 4º, inciso I; art. 19, parágrafo único, IX), que traz explanações acerca da Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida também as regras de direitos e proteção aos ostomizados.

Entre os direitos iguais aos das pessoas deficientes, estão inclusos o Benefício da Prestação Continuada, a compra de veículos adaptados com isenção de impostos, isenção de tarifa para utilizar o transporte públicos etc.

A legislação também garante:

Tratamento em domicílio, fora do SUS;

Recursos materiais específicos, estrutura específica (com espaço físico adequado), e profissionais capacitados, de acordo com a Portaria SAS/MS 400/2009;

Direito ao acesso gratuito de coletores, sondas, bolsas e outros equipamentos de proteção e segurança específicos (RN 325/ANS).

Os portadores de ostomia enfrentam diversos obstáculos todos os dias, então nada mais justo que prestar uma homenagem e chamar a atenção a essa fatia da população.

É claro que cada paciente configura um caso individualizado, com suas especificidades, e por isso os benefícios podem variar. Existe também a questão das leis municipais e estaduais, que também visam aumentar a inclusão das pessoas que passaram por ostomia. Para tirar todas as dúvidas sobre o assunto, conheça a Osto+.

Osto+ auxilia quem já passou ou vai passar pela ostomia

A Osto+ conta com especialistas no assunto e tem uma comunidade repleta de pessoas engajadas para prestar ajuda, seja para quem já é ostomizado, seja para aqueles que ainda vão passar pelo procedimento de ostomia.

Navegue pelo site da Osto+ para conhecer tudo sobre a comunidade.
(Do Website: https://www.ostomais.com)

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Enquete

NESTE DIA 30 DE NOVEMBRO COMPLETARAM-SE UM ANO E TRÊS MESES QUE MOISÉS 'DA SERCON' COSTA FOI ASSASSINADO E A POLICIA CIVIL AINDA NÃO CONSEGUIU ANUNCIAR ELUCIDAÇÃO DO CRIME COM CARACTERÍSTICAS DE MOTIVAÇÃO POLITICA. VOCÊ AINDA ACREDITA NA POLÍCIA DO TOCANTINS ?

Mais vídeosVideo Mira

Disciplinas Eletivas - Escola Jovem em Ação

Nas Escolas Jovem em Ação na rede estadual de ensino, as disciplinas eletivas
são trabalhadas de forma dinâmica em aulas práticas 

Comente

  • José Professor
    10/12/19 10h02
    Estou começando a acreditar que as coisas vão seguir outro caminho nas eleições para "alcaide e edis" em...
  • Aílton Ferreira Araújo
    08/12/19 13h53
    Miracema, não vai muda nunca. 1 capital provisória 2 linhão norte e sul 3 ferrovia norte e sul 4 hidrelétrica...
  • Herveto Martins Arruda
    07/12/19 23h53
    Bela reportagem do dia 7 de dezembro, miracema Capital por um dia, caro editor. Aliás os fatos informado neste...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.