Tocantins, 18 de outubro de 2019 - Mira Jornal - 00:00

Estado

TCE e UVT realizam TCE + Ação Capacita nesta sexta (4) na Câmara de Miracema

03/10/2019 10h39

Divulgação Palácio Prefeito Moisés Costa - Câmara Municipal de Miracema do Tocantins
Palácio Prefeito Moisés Costa escolhido para sediar FORMAP que reúne 30 municípios da região, inclusive a capital Palmas.

O seminário sobre Poder Legislativo: Competências Constitucionais e Controle Externo, será realizado pela manhã em Guaraí e à tarde em Miracema do Tocantins. Na primeira capital do Estado o encontro acontece a partir das 14h desta sexta-feira, 4, na Câmara Municipal de Miracema do Tocantins.





De acordo com o presidente, vereador Edilson Tavares/MDB, a Câmara atendeu honradamente a solicitação de ceder o Palácio Prefeito Moisés Costa, para realização do evento de preciosa importância para os legislativos municipais dos trinta municípios convidados.

Realizado em parceria com a União dos Vereadores do Estado do Tocantins (UVET), o TCE + Ação Capacita reúne os vereadores sob o tema “Poder Legislativo: Competências Constitucionais e Controle Externo”. A capacitação orienta sobre a missão constitucional de fiscalizar a aplicação dos recursos públicos, atividade comum entre os legislativos e o Tribunal de Contas, lembrando que cabe aos vereadores julgarem as contas consolidadas dos gestores municipais, após o parecer prévio emitido pelo TCE.

O TCE/TO está levando o projeto aos 139 municípios do Tocantins, com o desafio de promover uma gestão inovadora com tecnologia. O presidente do Tribunal de Contas, Severiano Costandrade, reforça a importância da participação dos vereadores que são a voz da sociedade e convivem no dia a dia dentro dos municípios. “A aproximação do TCE com as câmaras vai muito além da capacitação para que os vereadores possam realizar uma gestão inovadora. É também momento de discutirmos a importância do julgamento das contas consolidadas”, destacou.

REGIONAL
A regional de Miracema do Tocantins é composta pelas cidades de Abreulândia, Aparecida do Rio Negro, Araguacema, Barrolândia, Bernardo Sayão, Brasilândia do Tocantins, Caseara, Colméia, Couto de Magalhães, Divinópolis do Tocantins, Dois Irmãos do Tocantins, Fortaleza do Tabocão, Goianorte, Guaraí, Itaporã do Tocantins, Juarina, Lajeado, Marianópolis do Tocantins, Miranorte, Monte do Carmo, Monte Santo do Tocantins, Palmas, Pequizeiro, Porto Nacional, Presidente Kennedy, Rio dos Bois, Tocantínia, Tupirama e Tupiratins.

PROGRAMAÇÃO
A primeira palestra será ministrada pelo presidente do Tribunal com o tema “Governança e efetividade da gestão municipal”, enfocando a necessidade de adaptação da administração aos novos mecanismos de controle e concretização das políticas em prol do cidadão. Em seguida, o diretor do Instituto de Contas 5 de Outubro, do Tribunal de Contas, Júlio Edstron Secundino Santos, vai apresentar a extensão das competências constitucionais municipais à luz da jurisprudência do STF e as responsabilidades.

PROJETO
O projeto que é uma nova fase do programa Formação de Agentes Públicos – Formap, é promovido pela Corte de Contas em parceria com a União dos Vereadores do Estado do Tocantins (UVET). Com o tema “Poder Legislativo: Competências Constitucionais e Controle Externo”, tem como objetivo capacitar mais de mil e cem vereadores por meio de palestras, discutindo novos temas para auxiliá-los em suas funções legislativas, seguindo os princípios legais para uma gestão inovadora.
(Da Redação/MIRA Jornal-Com informações a Ascom TCE)
 

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Mais vídeosVideo Mira

Hino ao Tocantins - (Genésio Tocantins)

Tocantins, 31 anos!
 

Homenagem: mirajornal.com / miratocantins.com.br

Comente

  • Elisangela Fagundes
    15/10/19 12h18
    E a construção do supermercado?o lote que foi doado pela a prefeitura, que fez sua parte e os responsáveis? o rapaz...
  • José Professor
    13/10/19 08h14
    Fico a matutar e a conversar com meus botões a respeito do silencio sepulcral dos eleitores mais conscientes de nossa...
  • José Professor
    27/09/19 08h30
    Com a proximidade de novos embates políticos rumo aos cargos de alcaide e edis de nossa Miracema, pelo menos para os...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.