Tocantins, 21 de agosto de 2019 - Mira Jornal - 00:00

Estado

Governador é convidado por comissão da Câmara dos Deputados a explicar mudanças na Polícia Civil

14/08/2019 18h54

Foto: Reprodução/TV Anhanguera Mauro Carlesse foi convidado a apresentar explicações em Brasília
Secretário de Segurança Pública, delegado-geral e delegados que atuavam na Dracma também foram convidados. Ainda não há data para a audiência pública ser realizada.

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou a realização de uma audiência a respeito das mudanças realizadas pelo Governo do Tocantins na Polícia Civil. Os deputados convidaram para dar explicações: o governador Mauro Carlesse (DEM), o secretário de segurança pública, Cristiano Sampaio, o delegado-geral de polícia, Rossílio Correia, além de três outros delegados que atuavam na Delegacia de Repressão a Crimes de Maior Potencial contra a Administração Pública (Dracma).

A comissão quer saber porque a Dracma foi extinta e o combate à corrupção no estado vai ficar a cargo do recém-criado Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco).

Quando a mudança foi anunciada, representantes da categoria apontaram tentativa de interferência política em investigações. Alguns policiais usaram mordaças para protestar durante sessões da Assembleia Legislativa.

Como se trata de um convite, o governo não é obrigado a comparecer, mas a audiência será realizada mesmo que o convite seja recusado. O G1 procurou o Palácio Araguaia para saber se há definição sobre o tema e aguarda retorno. Ainda não há data para a audiência.

Foto: Reprodução/TV Anhanguera


Cristiano Sampaio, secretário de Segurança Pública do Tocantins

Quando anunciou as alterações, o governo negou qualquer tipo de interferência política. Durante entrevista nesta terça-feira (13), Cristiano Sampaio disse que o objetivo das mudanças é melhorar o atendimento a população e aproveitar melhor os recursos.

De acordo com o novo regimento interno, além da Dracma, as Delegacias de Investigações Criminais (Deics) de todo o Tocantins também passam a ser subordinadas ao Dracco. Além delas, as unidades que investigam furtos e roubos de veículos, crimes cibernéticos e tráfico de drogas também integram o novo departamento.

O covite foi aprovado após um requerimento apresentado pelo deputado Capitão Augusto (PL-SP), a pedido dos deputados federais do Tocantins Dulce Miranda (MDB) e Vicentinho Júnior (PL).
(Do G1 TO)

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Enquete

QUAL O MELHOR CAMINHO PARA ELUCIDAR O CRIME QUE MATOU MOISÉS COSTA ?

Mais vídeosVideo Mira

MIRACEMA DO TOCANTINS, 71 ANOS !

No próximo dia 25 de agosto, a primeira capital do Tocantins
completa 71 anos de emancipação politica.

Miracema do Tocantins conquistou sua independencia de Santa Maria do Araguaia, atual Araguacema, em 25 de agosto de 1.948.

PARABÉNS MIRACEMA !


Inusitada Produções
O projeto "Miracema em 4K" tem como objetivo fazer diversos registros da primeira capital do Tocantins sob uma nova ótica, através de novas tecnologias de captação audiovisual.
Apoio Cultural
MIRA Jornal

Comente

  • Maria Pereira
    20/08/19 18h53
    Tem políticos que estar se achando com pesquisas fracas, dizendo que estão bem colocados, caíam nessa vai achando que...
  • José Professor
    16/08/19 11h31
    Pouco saio de casa.Após as 19 h então é quase impossível.Aliás, "veio, moco e troncho" tem mais é que ficar...
  • José Professor
    16/08/19 09h55
    Vi, li, escrito em uma ambulância municipal:"Todos juntos por uma Miracema melhor." Fiquei surpreso visto...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.