Tocantins, 10 de dezembro de 2019 - Mira Jornal - 00:00

Política

Câmara de Miracema aprova maioria das proposituras, mas derruba Parecer de Projeto de Lei

13/08/2019 10h40

Fotos: Léo Santana
Em sessão ordinária realizada na noite desta segunda-feira, 12, o Parlamento miracemense aprovou diversas proposituras de interesse público, discutiu a realização dos campeonatos urbano e rural, derrubou parecer da oposição e sentiu-se frustrado, mais uma vez, pelo não comparecimento da BRK Ambiental, convocada para dar explicações sobre supostos abusos que vem cometendo no município, conforme denúncia feita pelos vereadores.

Conforme já informou o mirajormal.com a empresa enviou um oficio justificando a ausência e remarcando o atendimento para o próximo dia 22. “Além de só justificar a ausência no próprio dia da sessão, na data agendada por eles não acontece sessão ordinária”, disse o presidente da Casa, Edilson Tavares/MDB.



TRIBUNA DE HONRA
Inscrito para participar do quadro Tribuna Livre, o ex-secretário de Administração e Governo, na Administração Boanerges Moreira de Paula (1992/1996), Carlos Augusto Moreira Cerqueira, conhecido por Carlito (do Boanerges) Moreira, foi convidado pela Mesa Diretora para assentar na Tribuna de Honra, juntamente com o Procurador do Município, advogado Ryan Diógens Brasil, advogada Iara Carolina e os munícipes Marcelo e Manoel Queiroz.

Carlito Moreira criticou veementemente a BRK pelo descontrole contábil exercido nas cobranças de contas, valores exacerbados nos valores cobrados, entre outras, chamada pelos edis, ilegalidades. Carlito informou que tem cinco contas, entre Miracema e Palmas, em seu nome e com débito em conta bancária, mas que todas apresentam descontrole e, em alguns casos, aviso de corte mesmo estando devidamente pagas.

INDIGNAÇÃO
O presidente da Casa, Edilson Tavares, indignado com "a irresponsabilidade da BRK Ambiental para com Miracema", disse que vai determinar que o Procurador da Câmara, advogado Josiran Bezerra, busque junto com o Procurador do Município, advogado Ryan Brasil, uma forma de revogar a concessão outorgada pelo Executivo Municipal á BRK Ambiental, ressaltando que "a medida somente pode ser efetivada caso haja interesse da gestão municipal".

REQUERIMENTOS

Cirilo Douglas/PRP – “Denomina de UBS Odicilia Lino Pereira Unidade Básica de Saúde que será construída com emenda da deputada federal Professora Dorinha Resende Seabra/DEM”. A propositura foi enviada pela Mesa Diretora para as Comissões pertinentes.

Núbio Gomes/PSD – “Fica denominado de Antônio Gomes Araújo (Toim, falecido em maio de 2012), a Academia ao Ar Livre da Praça Diogo Jardim”. Aprovado por unanimidade.

Adilson do Correntinho/PV – Requer do Executivo Municipal uma ajuda de cisto para Juberlan Ferreira dos Santos, para pagar medicamentos e aluguel (Juberlan encontra-se internado em Santa Catarina em tratamento médico). A propositura foi aprovada por unanimidade.

Edilson Tavares/MDB – O presidente da Câmara teve aprovado por unanimidade sete requerimentos de sua autoria:
“Recontratação dos servidores do Concurso de 2007 em seus respectivos cargos no quadro geral de funcionários do município”;
“Conclusão do Plano Diretor do Município”;
“Constrição de Quadra Poliesportiva mo PA Brejinho”;
“Revisão do Estatuto dos Servidores Públicos do Município”;
“Aquisição de área para construção do Clube do Servidor Público Municipal”;
“Criação do programa ‘Rua de Lazer’ no Município; e
“Criação de Centro de Inclusão Tecnológico e Social no setor Universitário”.

Bancada de Oposição (MDB-PSD-PSL) – Requereu ao Executivo Municipal que viabilize junto á Secretaria de Esporte, para que o próximo Campeonato Municipal de Futebol Amador – 2019, tenha como homenageado o falecido prefeito Moisés da Sercon. A propositura foi aprovada por unanimidade.

PARECER
Por 5 votos a 3 a Bancada de Oposição derrubou o Parecer do Projeto de Lei 008/2019 que tem como Relator o vereador Dr. Ricardo Rocha e como Membro o edil Natan Fontes. A Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final é presidida pelo vereador Núbio Gomes.

Votam a favor do Parecer os parlamentares, Núbio Gomes/PSD, Natan Fontes/MDB e Nasci da Ótica/PSD. O Relator do Parecer, Dr. Ricardo/PSD e vereadora Maria Bala/PSL não compareceram á sessão, embora com ausências justificadas, prejudicaram a aprovação da propositura. Já o presidente Edilson Tavares/MDB somente votaria em caso de empate.

Votaram contra os edis, Pedro da Farmácia/PRB, Branquinho do Araras/PT, Cirilo Douglas/PRP, Adilson do Correntinho/PV e Irmão Didan/PSB.

GRANDE EXPEDIENTE
O espaço denominado Grande Expediente, onde os vereadores têm até dez minutos para pronunciamentos e igual tempo no caso de líder da bancada, desta vez e ainda na próxima sessão, os vereadores Cirilo Douglas e Natan Fontes, cumprem suspensão do direito de fala por suas sessões, aplicadas pela presidência por infringirem o Art. 90 do Regimento Interno da Casa de Leis do Município.

Houve uma tentativa de burlar o procedimento, mas a determinação, presteza e igualdade nos tratamentos, fizeram com que o presidente mantivesse a compreensão e harmonia dos pares.

Nos pronunciamentos realizados foram abordados diversos temas de interesse público, como regimentar os campeonatos municipais de futebol da cidade e da zona rural.

O primeiro, conforme já estabelecido, somente com atletas residentes na cidade; já o segundo, somente com atletas residentes na zona rural. Os vereadores defendem que a permissão de equipes com formação mista prejudica as característica e igualdade das competições.
(Da Redação/MIRA Jornal)
 

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Enquete

NESTE DIA 30 DE NOVEMBRO COMPLETARAM-SE UM ANO E TRÊS MESES QUE MOISÉS 'DA SERCON' COSTA FOI ASSASSINADO E A POLICIA CIVIL AINDA NÃO CONSEGUIU ANUNCIAR ELUCIDAÇÃO DO CRIME COM CARACTERÍSTICAS DE MOTIVAÇÃO POLITICA. VOCÊ AINDA ACREDITA NA POLÍCIA DO TOCANTINS ?

Mais vídeosVideo Mira

Disciplinas Eletivas - Escola Jovem em Ação

Nas Escolas Jovem em Ação na rede estadual de ensino, as disciplinas eletivas
são trabalhadas de forma dinâmica em aulas práticas 

Comente

  • José Professor
    10/12/19 10h02
    Estou começando a acreditar que as coisas vão seguir outro caminho nas eleições para "alcaide e edis" em...
  • Aílton Ferreira Araújo
    08/12/19 13h53
    Miracema, não vai muda nunca. 1 capital provisória 2 linhão norte e sul 3 ferrovia norte e sul 4 hidrelétrica...
  • Herveto Martins Arruda
    07/12/19 23h53
    Bela reportagem do dia 7 de dezembro, miracema Capital por um dia, caro editor. Aliás os fatos informado neste...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.