Tocantins, 21 de agosto de 2019 - Mira Jornal - 00:00

Política

Câmara de Miracema aprova maioria das proposituras, mas derruba Parecer de Projeto de Lei

13/08/2019 10h40

Fotos: Léo Santana
Em sessão ordinária realizada na noite desta segunda-feira, 12, o Parlamento miracemense aprovou diversas proposituras de interesse público, discutiu a realização dos campeonatos urbano e rural, derrubou parecer da oposição e sentiu-se frustrado, mais uma vez, pelo não comparecimento da BRK Ambiental, convocada para dar explicações sobre supostos abusos que vem cometendo no município, conforme denúncia feita pelos vereadores.

Conforme já informou o mirajormal.com a empresa enviou um oficio justificando a ausência e remarcando o atendimento para o próximo dia 22. “Além de só justificar a ausência no próprio dia da sessão, na data agendada por eles não acontece sessão ordinária”, disse o presidente da Casa, Edilson Tavares/MDB.



TRIBUNA DE HONRA
Inscrito para participar do quadro Tribuna Livre, o ex-secretário de Administração e Governo, na Administração Boanerges Moreira de Paula (1992/1996), Carlos Augusto Moreira Cerqueira, conhecido por Carlito (do Boanerges) Moreira, foi convidado pela Mesa Diretora para assentar na Tribuna de Honra, juntamente com o Procurador do Município, advogado Ryan Diógens Brasil, advogada Iara Carolina e os munícipes Marcelo e Manoel Queiroz.

Carlito Moreira criticou veementemente a BRK pelo descontrole contábil exercido nas cobranças de contas, valores exacerbados nos valores cobrados, entre outras, chamada pelos edis, ilegalidades. Carlito informou que tem cinco contas, entre Miracema e Palmas, em seu nome e com débito em conta bancária, mas que todas apresentam descontrole e, em alguns casos, aviso de corte mesmo estando devidamente pagas.

INDIGNAÇÃO
O presidente da Casa, Edilson Tavares, indignado com "a irresponsabilidade da BRK Ambiental para com Miracema", disse que vai determinar que o Procurador da Câmara, advogado Josiran Bezerra, busque junto com o Procurador do Município, advogado Ryan Brasil, uma forma de revogar a concessão outorgada pelo Executivo Municipal á BRK Ambiental, ressaltando que "a medida somente pode ser efetivada caso haja interesse da gestão municipal".

REQUERIMENTOS

Cirilo Douglas/PRP – “Denomina de UBS Odicilia Lino Pereira Unidade Básica de Saúde que será construída com emenda da deputada federal Professora Dorinha Resende Seabra/DEM”. A propositura foi enviada pela Mesa Diretora para as Comissões pertinentes.

Núbio Gomes/PSD – “Fica denominado de Antônio Gomes Araújo (Toim, falecido em maio de 2012), a Academia ao Ar Livre da Praça Diogo Jardim”. Aprovado por unanimidade.

Adilson do Correntinho/PV – Requer do Executivo Municipal uma ajuda de cisto para Juberlan Ferreira dos Santos, para pagar medicamentos e aluguel (Juberlan encontra-se internado em Santa Catarina em tratamento médico). A propositura foi aprovada por unanimidade.

Edilson Tavares/MDB – O presidente da Câmara teve aprovado por unanimidade sete requerimentos de sua autoria:
“Recontratação dos servidores do Concurso de 2007 em seus respectivos cargos no quadro geral de funcionários do município”;
“Conclusão do Plano Diretor do Município”;
“Constrição de Quadra Poliesportiva mo PA Brejinho”;
“Revisão do Estatuto dos Servidores Públicos do Município”;
“Aquisição de área para construção do Clube do Servidor Público Municipal”;
“Criação do programa ‘Rua de Lazer’ no Município; e
“Criação de Centro de Inclusão Tecnológico e Social no setor Universitário”.

Bancada de Oposição (MDB-PSD-PSL) – Requereu ao Executivo Municipal que viabilize junto á Secretaria de Esporte, para que o próximo Campeonato Municipal de Futebol Amador – 2019, tenha como homenageado o falecido prefeito Moisés da Sercon. A propositura foi aprovada por unanimidade.

PARECER
Por 5 votos a 3 a Bancada de Oposição derrubou o Parecer do Projeto de Lei 008/2019 que tem como Relator o vereador Dr. Ricardo Rocha e como Membro o edil Natan Fontes. A Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final é presidida pelo vereador Núbio Gomes.

Votam a favor do Parecer os parlamentares, Núbio Gomes/PSD, Natan Fontes/MDB e Nasci da Ótica/PSD. O Relator do Parecer, Dr. Ricardo/PSD e vereadora Maria Bala/PSL não compareceram á sessão, embora com ausências justificadas, prejudicaram a aprovação da propositura. Já o presidente Edilson Tavares/MDB somente votaria em caso de empate.

Votaram contra os edis, Pedro da Farmácia/PRB, Branquinho do Araras/PT, Cirilo Douglas/PRP, Adilson do Correntinho/PV e Irmão Didan/PSB.

GRANDE EXPEDIENTE
O espaço denominado Grande Expediente, onde os vereadores têm até dez minutos para pronunciamentos e igual tempo no caso de líder da bancada, desta vez e ainda na próxima sessão, os vereadores Cirilo Douglas e Natan Fontes, cumprem suspensão do direito de fala por suas sessões, aplicadas pela presidência por infringirem o Art. 90 do Regimento Interno da Casa de Leis do Município.

Houve uma tentativa de burlar o procedimento, mas a determinação, presteza e igualdade nos tratamentos, fizeram com que o presidente mantivesse a compreensão e harmonia dos pares.

Nos pronunciamentos realizados foram abordados diversos temas de interesse público, como regimentar os campeonatos municipais de futebol da cidade e da zona rural.

O primeiro, conforme já estabelecido, somente com atletas residentes na cidade; já o segundo, somente com atletas residentes na zona rural. Os vereadores defendem que a permissão de equipes com formação mista prejudica as característica e igualdade das competições.
(Da Redação/MIRA Jornal)
 

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Enquete

QUAL O MELHOR CAMINHO PARA ELUCIDAR O CRIME QUE MATOU MOISÉS COSTA ?

Mais vídeosVideo Mira

MIRACEMA DO TOCANTINS, 71 ANOS !

No próximo dia 25 de agosto, a primeira capital do Tocantins
completa 71 anos de emancipação politica.

Miracema do Tocantins conquistou sua independencia de Santa Maria do Araguaia, atual Araguacema, em 25 de agosto de 1.948.

PARABÉNS MIRACEMA !


Inusitada Produções
O projeto "Miracema em 4K" tem como objetivo fazer diversos registros da primeira capital do Tocantins sob uma nova ótica, através de novas tecnologias de captação audiovisual.
Apoio Cultural
MIRA Jornal

Comente

  • Maria Pereira
    20/08/19 18h53
    Tem políticos que estar se achando com pesquisas fracas, dizendo que estão bem colocados, caíam nessa vai achando que...
  • José Professor
    16/08/19 11h31
    Pouco saio de casa.Após as 19 h então é quase impossível.Aliás, "veio, moco e troncho" tem mais é que ficar...
  • José Professor
    16/08/19 09h55
    Vi, li, escrito em uma ambulância municipal:"Todos juntos por uma Miracema melhor." Fiquei surpreso visto...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.