Tocantins, 12 de dezembro de 2018 - Mira Jornal - 00:00

Educação

Estudantes das Escolas Jovem em Ação desenvolvem atividades para divulgar metodologia do programa

28/11/2018 19h21

Fotos: Divulgação/Governo do Tocantins Os alunos de Miracema apresentaram a proposta do programa aos vereadores do município
Estudantes das Escolas Jovem em Ação iniciaram, neste mês de novembro, visitas às unidades municipais e estaduais que ofertam o 9º ano do ensino fundamental. O trabalho objetiva apresentar aos alunos as metodologias, diferenciais e propostas inovadoras da escola.

As Escolas Jovem em Ação ofertam o ensino médio em tempo integral, promovendo grandes mudanças curriculares e estrutural, com salas de aula temáticas, aulas práticas, disciplinas eletivas, estudos dirigidos. Para isso, as áreas de conhecimento são trabalhadas de maneira diferenciada, por meio da melhoria do desempenho estudantil e da promoção do protagonismo juvenil.


 
No Tocantins, 12 unidades escolares funcionam com o programa Escola Jovem em Ação. Nas escolas visitadas, os estudantes realizaram o acolhimento


Gabriela Fernanda do Carmo, diretora do Centro de Ensino Médio (CEM) Dona Filomena Moreira de Paula, em Miracema do Tocantins, contou que, “nas escolas visitadas, os estudantes realizam o acolhimento dos alunos e depois percorrem as salas do 9º ano, convidando os colegas para conhecerem as propostas do Jovem em Ação”. A gestora disse ainda que, para estimular a comunidade a conhecer essa proposta educacional, os grupos participaram de programas na rádio e sessão ordinária na Câmara Municipal.

O estudante Roni Borges Menezes explicou que os alunos foram divididos em grupos para a execução do trabalho. “Uma turma vai para as escolas conversar com os alunos e a outra faz a divulgação para a comunidade por meio de reuniões e panfletagem na feira local”.

Colinas

Com uma estratégia diferenciada, em Colinas do Tocantins, a equipe do CEM Castro Alves convidou alunos de outras escolas para a unidade. Durante as visitas, os estudantes têm contato com essa forma de ensino, assistem a uma mostra de aula prática, visitam salas temáticas, biblioteca e toda a infraestrutura da unidade. Sete escolas já passaram pelo local. Além das visitas das escolas, o CEM Castro Alves tem divulgado a proposta do Jovem em Ação por meio de panfletos, redes sociais e programas de rádio.

Leandro Vieira, da equipe de implementação do programa Jovem em Ação no Tocantins, disse que o trabalho proporciona aos estudantes experiências de autoconhecimento, autogestão e disciplina. “Nestes dois anos, presenciamos uma mudança significativa dos alunos inseridos no programa”.

Resultados

A Escola Jovem em Ação foi implantada no Tocantins no início de 2017. O primeiro ano foi marcado pela formação inicial e continuada dos professores e acompanhamento dos ciclos de aprendizagem. No processo de implantação, o Tocantins contou com o apoio dos estudantes de Pernambuco.

O segundo ano de programa caracteriza-se pelo crescimento. Em 2018, foram os alunos que saíram de suas escolas para explicar como funciona o protagonismo juvenil aos novatos. No Tocantins, 12 unidades escolares trabalham com a Escola Jovem em Ação. Em 2019, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes ampliará a oferta do programa para mais seis unidades escolares.
(Da Secom TO/Thaís Souza)












   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Enquete

QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE 'CRIME PERFEITO' ?

Mais vídeosVideo Mira

7 de Dezembro de 2018 - Miracema do Tocantins Capital por Um Dia

Comente

  • Indignado
    28/11/18 11h37
    Acorda povo de Miracema e região. Tirem a bunda do sofá e se mexam. Acordem e olhem em sua volta. É um absurdo o que...
  • José Oliveira Martins
    17/10/18 09h17
    Não sei se cabe aqui minha pergunta. Outrossim vou perguntar: "Como se encontram as investigações do assassinato...
  • Dona Zilma
    08/09/18 18h40
    poise ze carlo moisés em pouco tempo fez muto por miracema, a policia p´recisa logo descobrir quem fez isso, o senhor...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.