Tocantins, 20 de outubro de 2017 - Mira Jornal - 00:00

Municípios

Vereador, a raiz da árvore da política e a flor dessa árvore no Congresso Nacional

01/10/2017 23h54

Gente amiga, neste dia 1º de outubro, o Brasil comemora o Dia Nacional do Vereador, instituído pela Lei nº 7.212, de 11 de julho de 1984. Mas importante do que comemorar é refletir o verdadeiro papel do vereador na sociedade.

O Brasil tem 5.565 municípios que em suas Câmaras Municipais, onde pessoas escolhidas pelo voto popular estão, em sua maioria, dispostas a abandonar a vida privada, se tornando pública e alvo das atenções e cobranças.



Vereadores de Miracema do Tocantins: Núbio Gomes,
Pedro da farmácia, Branquinho do Araras, Irmão Didan,
Edilson Tavares, Cirilo Douglas, Dr. Ricardo, Natan Fontes,
Maria Bala, Nasci da Ótica e Adilson do Correntinho.


O Vereador é reconhecido como espelho da comunidade ou até um pára-choque das aspirações populares, devido à responsabilidade social que vai além da função de fazer Leis e fiscalizar os atos do Executivo Municipal.

Por estar mais presente na comunidade, em contato direto com a população, é o Vereador que recebe diariamente toda carga de reclamações e de pedidos diversos. É ele que ouve as críticas, quase nunca elogios e, na medida do possível, atender o eleitor e/ou encaminhar a demanda aos órgãos competentes.

Embora o cargo de Vereador promova ‘status’ aos detentores do cargo, principalmente pela convivência com personalidades e autoridades municipais, estaduais e até federais, mas em contra partida o cargo também exige muitos sacrifícios, tanto no âmbito familiar, devido ao distanciamento motivado pelos compromissos legislativos, como na incompreensão de alguns eleitores, devido o famoso ‘Vai pedir pro Vereador!’, prática exercida, sobretudo nas cidades interioranas.

Houve um tempo que Vereador não tinha salário, mas com certeza, em sua maioria, tinha o ‘dinheirinho por fora’ dado pelo prefeito pra ser ‘um dos seus’. Aliás, sabe-se lá se a pratica exercida em alguns municípios de ‘comprar Vereador’, não advêm daquela falta de subsídio.

Hoje o Vereador é, como deve ser todo servidor público, assalariado e ganha mensalmente uma remuneração. Contudo, repito, em cidades interioranas, o salário percebido não chega a um quarto da necessidade. Uma disparidade injusta com o exercício da raiz da árvore da política em comparação com os frutos dessa árvore que é chegar ao Congresso Nacional.

Daí vem o ditado popular ‘Árvore com boas raízes dá bons frutos’. De acordo com publicações afins, o salário do Vereador é um percentual que varia entre 20% a 75% do subsídio do deputado estadual do estado, mas de acordo com a receita do município.

O percentual é determinado com base na população do município representado por aquele vereador. Quanto maior a população, maior o percentual. Por exemplo, os municípios com até 10 mil habitantes, o vereador não pode receber mais do que 25% do valor do deputado estadual. Já em um município com 60 mil habitantes, eles poderão receber até 40% do recebido pelo parlamentar estadual. Para se ter uma idéia, num município com mais de 500 mil habitantes o percentual chega a 75%.

Nas cidades interioranas, o Vereador sente a necessidade de sua atividade profissional paralela à vereança. Na maioria dos casos, seu subsídio é gasto com ajudas, deslocamentos e alimentação, comprometendo as despesas familiares, por esta razão, principalmente, alguns se deixam enveredar por receber ‘algum’ para ‘alguma coisa’.
Mas felizmente é uma mazela da minoria.

Hoje o Vereador se sobrepõe às necessidades particulares em prol do município e da sua honra.

Parabéns Vereadores tocantinenses queridos! Por amar minhas profissões de Jornalista e Radialista, não pude ser um de vocês, mas vivo a vereança de vocês a cada dia. Felicidade em nome de todos que entendem a honrosa missão do Vereador.

José Carlos de Almeida, o amigo Zé do Rádio.

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Enquete

O Horário de Verão 2017/2018 teve início neste domingo, dia 15 de outubro, quando os relógios foram adiantados em uma hora nos estados: RS, SC, PR, SP, RJ, ES, MG, GO, MG, MS e DF. VOCÊ GOSTARIA QUE O TOCANTINS PARTICIPASSE DO HORÁRIO DE VERÃO ?

Mais vídeosVideo Mira

15 DE OUTUBRO DIA DOS PROFESSORES - Ao mestre com carinho - Homenagem para os Professores.

Comente

  • Dr.Cicero
    10/09/17 16h28
    Gostaria de aqui neste meio púbico homenagear um amigo que acaba de falecer.Gilberto da padaria,Gilberto do salgado,...
  • Miguel Ângelo Costa Lacerda
    29/08/17 17h23
    Além, bem antes e depois de mim há essa cidade com suas ruas e nomes sugestivos Rua Bela Vista, Rua Maranhão (que...
  • AOS MENSAGEIROS
    04/06/17 16h05
    ESTAMOS REDEFININDO O QUADRO 'BOCA NO TROMBONE'. TODAS AS MENSAGENS SERÃO PUBLICADAS, MAS SOMENTE APÓS O...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.