Tocantins, 30 de maio de 2020 - Mira Jornal - 00:00

Política

VERDADE/Eleição municipal pode ser dividida em dois dias, diz Ministro Barroso; Senado e Câmara fecham acordo para eleição em dezembro

23/05/2020 09h36

Foto: Divulgação Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, que assumirá nesta segunda-feira (25) o comando do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
Com objetivo de reduzir aglomerações, assim como exposição de eleitores ao novo coronavírus, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, que assumirá nesta segunda-feira (25) o comando do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), disse à imprensa em 'live' , conforme conferiu o mirajornal.com, que a data da eleição municipal vai depender da curva da pandemia. "Todos somos contra fazer eleições coincidentes em 2020", afirmou.

Uma das hipóteses para a Eleição 2020, é que tenham dois dias de votação, disse nesta sexta-feira (22), em Brasília, o ministro Luís Roberto Barroso, que assume a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na próxima semana.

Para isso, seria preciso um gasto adicional de R$ 180 milhões, que é o custo estimado pelo TSE de um dia adicional de eleição. Diante do quadro de crise fiscal, porém, outra possibilidade seria expandir o horário de votação, para que dure 12 horas, o que teria um custo menor.

“Em vez de irmos até as 17h, irmos talvez até as 20h, e começar às 8h. Portanto, iríamos de 8h às 20h, 12 horas de votação. Esta é uma ideia, é uma possibilidade. Essa não depende de lei, podemos nós mesmos regulamentar no TSE”, disse o ministro, durante uma live promovida pelo jornal Valor Econômico.

Votação pode ser por faixa etária
O mirajornal.com apurou que a Justiça Eleitoral estuda ainda fazer a votação dividida por faixa etária, nos diferentes turnos do dia de votação. Para isso, é preciso “ouvir sanitaristas [para saber] se colocaríamos os mais idosos votando mais cedo, depois os mais jovens na hora do almoço. A gente tentar fazer uma divisão dessa natureza”, disse Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal – STF.

O ministro disse, ainda, que mantém diálogo constante com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), sobre o eventual adiamento do calendário eleitoral. Para a alteração do calendário, é necessária que o Congresso aprove uma proposta de emenda constitucional (PEC).

A definição sobre o adiamento das eleições depende ainda da trajetória da curva de contaminação do novo coronavírus, afirmou Barroso. “Em meados de junho será o momento de se bater o martelo”, finalizou ele.

O Ministro Barroso que toma posse como presidente do TSE nsta segunda, 25, vai comandar a corte em um período de incerteza, devido à pandemia do novo coronavírus. O tribunal ainda analisa se vai adiar as eleições municipais, marcadas para 4 de outubro. Uma decisão deve ser tomada em junho, em conjunto com o Congresso. Barroso tem defendido que não haja a prorrogação dos mandatos. Para isso, o pleito tem de ser realizado até dezembro.

Senado e Câmara fecham acordo: eleição será dia 6 de dezembro
Com informações repercutidas de blogs políticos, alguns veículo anunciaram um suposto acordo que "iriam votar em plenário o adiamento das eleições municipais deste ano para o dia 6 de dezembro, e que nas cidades onde houver segundo turno, a data seria dia  20 de dezembro".

Veja a PEC:

Este consenso seria em torno da proposta (PEC-Proposta de Emenda Constitucional) do senador Randolfe Rodrigues em consonância com outros parlamentares. 
(Do MIRA/Com informações da Agencia Brasil e Blog Realidade)

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Mais vídeosVideo Mira

Coronavírus: O que a covid-19 faz com o seu corpo

APOIO:
MIRA Jornal
A Liberdade de Imprensa é a sua Liberdade

Comente

  • ELISIO FERREIRA
    29/05/20 12h19
    tenham paciencia com a maioria desses grupos de sap. Só nada a ver com o objetivo, Só abobrinha e pior são os...
  • Zilda D. Rodrigues
    27/05/20 19h12
    Gosto muito desse site, Morei ai de 95 a 99, quando passei pro concurso aqui. Sigo sempre o nosso mirajornal. as...
  • José Professor
    22/05/20 09h36
    Temos mais de 5.570 municípios no Brasil e dentre eles mais de 3.500 com a COVID19 presentes. Com certeza todos os...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.