Tocantins, 20 de outubro de 2018 - Mira Jornal - 00:00

Estado

Tocantínia completa 65 anos neste domingo, 7.

06/10/2018 12h31

Fotos: Divulgação
O município de Tocantinia, localizado a 76 km da Capital, completa 65 anos de emancipação política neste domingo, dia 7.

 Fundado em 7 de outubro de 1.953, o município que tem cerca da metade dos habitantes de etnia indígena Xerente, somava em 2010 6.598 habitantes, segundo IBGE, embora estima-se que hoje o município tenha um número próximo a 10 mil habitantes.

Divulagação


Prefeito Manoel Silvino e comitiva

Embora o aniversário historicamente acontece dia 7, a prefeitura local decidiu comemorar na última sexta-feira (5), aproveitando o feriado do aniversario do Tocantins e evitando o confronto com as eleições que acontecem neste domingo (7).

Administrado pelo prefeito Manoel Silvino Gomes Neto/SD, o município realizou uma movimentada programação festiva nesta sexta-feira (5) que teve inicio às 5h com uma alvorada festiva com queima de fogos e execução dos hinos do Brasil, Estado e Município, pela Banda de Música da Polícia Militar. Também uma carreata festiva percorreu ruas e avenidas da cidade.

Ainda pela manhã (7h) aconteceu um Desfile Cívico Escolar, saindo da concentração na Praça Frei Antônio de Ganges, percorrendo a Rua Jacinto Pereira e Avenida Nelson Louzeiro, contornando o conjunto habitacional da Feira Coberta até a Avenida Goiás, chegando a então Praça Brasília, redenominada na oportunidade de Praça Valperino Gomes de Oliveira.

Divulagação


Praça Valperino Gomes de Oliveira terá um busto do homenageado

INAUGURAÇÃO
A Praça Valperino Gomes de Oliveira, foi inaugurada pelo prefeito Manoel Silvino às 9h30, que desenlaçou a faixa inaugural e foi aplausos por centenas de pessoas que prestigiaram o evento. A antiga Praça Brasília foi totalmente revitalizada, quando recebeu um paisagismo moderno e teve instalado uma brinquedoteca, diversos bancos e academia ao ar livre, com vários aparelhos para exercícios físicos.

A praça que contará com uma imagem do ex-prefeito homenageado, Valperino Gomes de Oliveira, está sendo conhecida como o novo cartão postal da cidade.

APRESENTAÇÕES
No período da tarde (16h), no Sambódromo, aconteceram apresentações culturais e ainda uma exposição de artesanato indígena Xerente.
Também uma Corrida Ecológica de Rua, com dois percursos: 2.500 e 5.000 metros, foi realizada a partir das 16h30 pelas ruas da cidade e mai tarde (17h30) teve início à Pedalada Ecológica de Aniversário, com percurso pelo setor de chácaras, num trajeto de 17 Km.
Um Culto Ecumênico de Ação de Graças pela aniversário da cidade foi realizado no final da tarde e no inicio da noite aconteceu o Iº TOCASHOW – Festival de Talentos, um evento que privilegiou a dança, canto. Pintura e poesia, quando foram premiados os participantes de todas a competições realizadas na comemoração dos 65 anos de Tocantínia.

HISTÓRIA
O município foi criado em 7 de outubro de 1953 e instalado em 1º de janeiro de 1954. Possui área de 2.602 km². Faz limites com os municípios de Aparecida, Miracema, Lajeado, Rio Sono e Pedro Afonso e é considerada região metropolitana de Palmas.

A cidade possui atrativos turísticos como a Praia Pôr do Sol, Aldeia Indígena Xerente, Balneário Salete, Recantos da Piabanha e das Oliveiras e a tradicional Festa do Berarubu (feito com a carne da cabeça do gado), uma iguaria premiada pelo Festival Gastronômico de São Paulo.

Em 2012, a Câmara Municipal de Tocantínia aprovou e o Prefeito Municipal sancionou uma Lei tornando a língua indígena Akwé Xerente, idioma oficial do Município junto com o português.
(Da Redação/Mira Jornal)

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Enquete

QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE O CIDADÃO - COMPROVADAMENTE DE BEM - PODER POSSUIR UMA ARMA EM SUA EMPRESA E/OU RESIDÊNCIA ?

Mais vídeosVideo Mira

Carlos Heleno no "Programa de Família" - TV Gênesis

Carlos Heleno no programa de familia da TV Gênesis.

Carlos Heleno ministra as canções: Tudo o que Jesus conquistou na cruz da Ludmila Ferber, Te agradeço do Diante do Trono e sua canção Preciso mais de Ti.

Comente

  • José Oliveira Martins
    17/10/18 09h17
    Não sei se cabe aqui minha pergunta. Outrossim vou perguntar: "Como se encontram as investigações do assassinato...
  • Dona Zilma
    08/09/18 18h40
    poise ze carlo moisés em pouco tempo fez muto por miracema, a policia p´recisa logo descobrir quem fez isso, o senhor...
  • Joel da Silva
    12/08/18 10h02
    Parabéns prefeito moisés, por não dar a desculpa q não faz nada porque tava arrumando a casa. Foi lá e fez
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.