Tocantins, 18 de outubro de 2019 - Mira Jornal - 00:00

Estado

O Cidadão, o Vereador e o Tribunal de Contas

27/09/2019 10h15

(Foto: Divulgação) Conselheiro Severiano Costandrade, presidente do TCE-TO
Encontrar no Tribunal de Contas um aliado no exercício da cidadania é uma proposta inovadora no Tocantins. Vamos até o município, levando conhecimento, orientação e interação com os vereadores, que são os representantes mais próximos e porta-vozes da comunidade.

Essa aproximação nos remete a um farol que guia ações e aponta caminhos, tendo por objetivo melhorar a vida da comunidade, mas que só é possível com a união de todos. Ir até os municípios ao encontro de seus principais representantes demonstra o cumprimento desse propósito.

É preciso planejar, prever aquilo que é necessário e estabelecer uma cultura do profissionalismo na gestão pública. Assim, temos que caminhar lado a lado com as câmaras

Esse trabalho faz parte da preocupação do Tribunal de Contas do Tocantins, que está cada dia mais atento às necessidades do cidadão, criando meios para obter êxito na prestação do melhor serviço. Fiéis a este propósito, elaboramos programas e projetos tendo como diretrizes a governança e a tecnologia. Uma dessas iniciativas é o TCE + Ação Capacita, que visa a aproximação da Corte com os legisladores municipais.

Já realizamos, em parceria com a União dos Vereadores do Estado do Tocantins, três encontros regionais, um na cidade de Araguatins, extremo norte do Estado, outro em Dianópolis, no Sudeste e o terceiro, em Alvorada, região Sul, no último dia 24. Experiências como essas sempre nos levam a observar que a sociedade anseia por mais atenção do poder público.

Partimos do princípio da representatividade, pois são os vereadores os principais mandatários, oficialmente escolhidos para defender os interesses dos munícipes. São eles que estão onde a população não consegue estar e devem sentir suas urgências, anseios e até mesmo esperança no cumprimento da cidadania, principalmente para as gerações que futuras. É preciso planejar, prever aquilo que é necessário e estabelecer uma cultura do profissionalismo na gestão pública. Assim, temos que caminhar lado a lado com as câmaras dando o apoio necessário para que essa profissionalização se torne realidade.

Contudo, levar aos vereadores os nossos mecanismos de capacitação e orientação, em uma ação específica para esse público, é também estarmos mais perto do cidadão e dizer a ele quem somos, o que fazemos, qual a nossa missão e a relevância do nosso trabalho, que não se limita apenas a julgar e punir. Por outro lado, com esses encontros que acontecerão por todo o Estado, temos a oportunidade de ter um panorama da realidade dos municípios, a fim de que possamos auxiliar os jurisdicionados nos seus deveres.

Os Tribunais de Contas e os legislativos têm em comum a missão de fiscalizar o uso do dinheiro público. Público é da população! Prezar pela aplicação correta desse recurso financeiro em benefício da sociedade é uma tarefa que nos honra.

SEVERIANO COSTANDRADE
É conselheiro e presidente do Tribunal de Contas do Tocantins
[email protected]

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Mais vídeosVideo Mira

Hino ao Tocantins - (Genésio Tocantins)

Tocantins, 31 anos!
 

Homenagem: mirajornal.com / miratocantins.com.br

Comente

  • Elisangela Fagundes
    15/10/19 12h18
    E a construção do supermercado?o lote que foi doado pela a prefeitura, que fez sua parte e os responsáveis? o rapaz...
  • José Professor
    13/10/19 08h14
    Fico a matutar e a conversar com meus botões a respeito do silencio sepulcral dos eleitores mais conscientes de nossa...
  • José Professor
    27/09/19 08h30
    Com a proximidade de novos embates políticos rumo aos cargos de alcaide e edis de nossa Miracema, pelo menos para os...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.