Tocantins, 16 de novembro de 2018 - Mira Jornal - 00:00

Estado

Naturatins participa de lançamento do projeto de gestão ambiental da aldeia Porteira

05/02/2018 20h05

Fotos – Divulgação Naturatins Representante do Naturatins, em aldeia em Tocantínia, nesta sexta-feira, 2
Como parte da programação para execução do projeto de gestão territorial e ambiental da aldeia Porteira, localizada no município de Tocantínia, ocorreu na última sexta-feira, 2, o lançamento oficial do Projeto, que o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) é parceiro, por meio da Superintendência de Gestão Ambiental. Logo após o lançamento os parceiros, os indígenas e as autoridades locais foram conhecer a área onde será executado o Projeto.

O historiador e educador ambiental do Naturatins, Rodrigo Casado, realizou a descrição, inclusive com o detalhamento do orçamento. O projeto o qual recebeu contribuição técnica do Naturatins por meio deste servidor, que redigiu a manifestação de interesse da Associação, quando participou do edital Dedicated Grant Mechanism (Mecanismo de Doação Dedicada do Fundo Internacional de Florestas – DGM / FIP Brasil) e foi contemplada. O Projeto captou recursos de cerca de R$ 180 mil, para desenvolver ações culturais e ambientais.

Recentemente aconteceu a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Instituto e a Associação Indígena Nrõzawi, da Aldeia Porteira. A Cooperação será no sentido de auxiliar os indígenas na construção de um viveiro de mudas que tem previsão de produzir neste ano 10 mil mudas nativas e frutíferas. Com esta ação os Xerentes têm como objetivo utilizar as mudas na recuperação de nascentes e áreas degradadas.

O Projeto visa também à construção da Casa da Cultura, que irá contribuir para o fortalecimento organizacional daquela aldeia. Neste lugar os indígenas irão promover ações como reuniões de interesse da classe, dentre outras atividades. A Casa também faz parte de um sonho antigo dos indígenas.

O prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino destacou: "Caso ocorram despesas que não tenham previsão no projeto, no orçamento. A prefeitura do município como parceira está à disposição para arcar e auxiliar na execução do Projeto Rodrigo Casado" enfatizou.

Além do representante do Naturatins compareceram à cerimônia de apresentação do projeto, os indígenas, representantes do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), bem como os membros do executivo e legislativo municipal.
(Da Ascom Naturatins/Tânia Caldas)







   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Mais vídeosVideo Mira

ONU Brasil lança documentário sobre o Dia da Consciência Negra

Considerado o maior herói negro nacional, Zumbi dos Palmares é figura presente na história do Brasil. O dia 20 de novembro, feriado nacional, é um convite para relembrar a luta pela libertação dos escravos e para refletir sobre os avanços e desafios da população negra no Brasil. Confira neste documentário, parte da Década Internacional de Afrodescendentes da ONU.

Comente

  • José Oliveira Martins
    17/10/18 09h17
    Não sei se cabe aqui minha pergunta. Outrossim vou perguntar: "Como se encontram as investigações do assassinato...
  • Dona Zilma
    08/09/18 18h40
    poise ze carlo moisés em pouco tempo fez muto por miracema, a policia p´recisa logo descobrir quem fez isso, o senhor...
  • Joel da Silva
    12/08/18 10h02
    Parabéns prefeito moisés, por não dar a desculpa q não faz nada porque tava arrumando a casa. Foi lá e fez
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.