Tocantins, 23 de abril de 2019 - Mira Jornal - 00:00

Estado

Conscientização sobre o Câncer de Mama é destaque na Noite Cultural Outubro Rosa do Arte-Fato

29/10/2018 12h28

Com palestra e mensagens, danças e coreografias, músicas e sorteios, a Associação Ação Social Jesus de Nazaré – AASJN levou para os palcos do Ponto de Cultura Arte-Fato Centro de Criatividade, informações sobre câncer de mama.

As apresentações ocorreram na Noite Cultural Outubro Rosa, e foram realizadas por acadêmicas da Universidade Federal do Tocantins – UFT, alunos dos projetos Arte-Fato, Escola de Música Jesus de Nazaré e Educação Para Surdos.



Para destacar os cuidados, sinais e sintomas, onde e quando deve procurar o especialista, as acadêmicas do Curso de Enfermagem da UFT, Beathriz Santiago e Thalita Araújo, palestraram sobre Câncer de Mama.

Já os alunos das turmas de violão, teclado, bateria e Prática de Conjuntos, dos professores, Alex Sandro, Daniel, Jocel e Sales, apresentaram diversas músicas que tocaram no coração de cada participante.

As professoras Evellyn Karollyne e Monyque Samara, comandaram os alunos das turmas de ritmos, hip-hop e balé, oportunidade em que várias coreografias sobre o tema foram apresentadas, além de proporcionar às participações das mulheres e homens que estavam na plateia. Todos aprenderam sobre o câncer de uma forma bem dinâmica.

Os alunos do projeto Educação Para Surdos, comandos pelas professoras e Intérpretes, Avaneide Bulhões, Gelcina Margarida e Renata; e pela professora de dança, Andressa Andrade, levaram para o palco 1, a música Sou Favela e pot-pourri de músicas internacionais. O público presente levantou às mãos e balançaram, o que significa aplausos em Libras.

A cantora Regina, convidada que animou o local antes da abertura do evento, interpretou diversas canções do cenário musical nacional. Ela também foi ovacionada por cerca de 400 pessoas participantes do evento.

Já a turma de teatro, recepcionou com teatro de pantomima cada pessoa que foi até o local prestigiar o evento.

A vice-presidente da AASJN, Rosalina Moreira de Jesus, falou aos participantes sobre a importância do aprendizado dos alunos e da temática debatida na noite. "Aqui os filhos de vocês não aprendem só dançar, tocar ou encenar, eles aprendem exercer a cidadania, empoderando sobre os diversos assuntos discutidos na sociedade. E nesta Noite Cultural, vocês terão a oportunidade de conhecer mais sobre o que eles trabalharam com os professores durante o mês e conhecer mais sobre esse movimento internacional, que é o Outubro Rosa". Destacou Rosalina.

Noite Cultural

As apresentações culturais ocorreram na Noite Cultural Outubro Rosa, ocorrida no dia 27 de outubro. A próxima Noite Cultural ocorrerá dia 20 de novembro de 2018, e terá como tema: Consciência Negra.



Histórico

O movimento Outubro Rosa Surgiu na década de 90, nos Estados Unidos, com intenção de estimular a participação popular no controle do câncer de mama. Com isso, o movimento foi se expandindo, e é comemorado internacionalmente com intuito de compartilhar informações e promover conscientização sobre a importância da descoberta precoce da doença.
(Da Ascom AASJN – Íris Silva)

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.

Mais vídeosVideo Mira

Paixão de Cristo de Nova Jerusalém 2018

Íntegra do espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém 2018, ocorrido em cidade-teatro situada no interior do estado brasileiro de Pernambuco.

Na peça, Renato Góes interpretou Jesus Cristo. Os atores Tonico Pereira (Anás), Rita Guedes (Madalena), Kadu Moliterno (Pilatos), Nicole Bahls (Herodíades) e Victor Fasano (Herodes) também fizeram parte do elenco.

O especial da Rede Globo Nordeste foi apresentado pelo Padre Marcelo Rossi.

Comente

  • José Professor
    12/04/19 09h31
    Pelo andar da carruagem, quase parando, as ações e serviços da Prefeitura novamente vão eleger um "salvador da...
  • José Professor
    09/04/19 17h03
    Só agora o TCE vai tomar providências? Este fato é uma notícia alarmante: "TCE vai apurar, em tomada de contas,...
  • José Professor
    06/04/19 17h12
    Com "nome sujo" 98% dos municípios têm veto para receber recursos federais. O percentual de municípios...
VER TODOS OS COMENTÁRIOS

Jornal Impresso

Em Breve
2010 c Mira Jornal. Todos os direitos reservados.